Realizar eventos requer diversos cuidados para que eles possam alcançar os melhores resultados.
A avaliação de dados de consumo e tendências de mercado estão sendo bastante facilitadas pelos recursos que a tecnologia tem oferecido às empresas na busca das melhores oportunidades para a organização e realização dos eventos.
Importante ainda trabalhar com as melhores equipes e prestadores de serviços, coordenados por um profissional experiente e com qualificação para realizar a gestão dos eventos.
Todos são fatores críticos de sucesso, numa atividade bastante complexa, que envolve diversos detalhes e tempo escasso para a realização de um evento de qualidade.
Vamos ver neste artigo como recorrer ao Google Analytics e produtor de eventos pode ser fundamental para o sucesso de um evento.
As principais funções de um produtor de eventos
Quando se aborda a importância de uso de Google Analytics e produtor de eventos para que tudo possa ser feito com sucesso, devemos antes de tudo especificar o que ambos representam para agregar valor ao evento.
Nesse caso, começaremos pelas características de um produtor de eventos e seguiremos detalhando mais sobre esse profissional, além de nos aprofundarmos também nas especificidades da ferramenta Google Analytics.
Um produtor de eventos é um profissional que realiza toda a gestão e o controle dos preparativos de um evento.
Entre suas atribuições está a escolha dos melhores fornecedores, como o pessoal da segurança, itens de estrutura para a realização do evento, aquisição de brindes, escolha de recursos de som e imagem, prestadores de serviços de entrega de salgados e doces. É ele, também, quem define os horários e intervalos, como coffee breaks, e contratação de atrações do evento.
Sua principal atribuição é a gestão das ações estratégicas do(s) evento(s), mas ele também se envolve diretamente no relacionamento com equipes e contratados, garantindo que o evento possa atender à qualidade desejada.
Por isso, ele planeja, coordena, gerencia e apoia a organização e realização do evento, sendo um elemento de fundamental importância para o sucesso.
Principais características de um produtor de eventos
O Google Analytics e produtor de eventos deve ter qualidades e características que possam contribuir para atividades a ser realizadas com precisão e efetividade.
O produtor de eventos é determinante como elemento central de uma preparação adequada e com custos controlados.
Entre as várias características desse profissional, podemos destacar:
- Ter grande poder de organização para que possa controlar e acompanhar todos os estágios de preparação e realização do evento;
- Ter ótima formação e experiência na área e se manter atualizado com tendências de inovação e recursos para a preparação de um evento;
- Demonstrar capacidade de adaptação e superação de desafios;
- Ser um bom comunicador e manter uma rede de relacionamentos de qualidade;
- Poder de negociação com fornecedores e clientes;
- Ter visão de negócio e de sustentabilidade do evento;
- Desenvolver a liderança sobre as equipes e pessoal envolvido no evento;
- Ser proativo e parceiro;
- Cumprir prazos e atender ao planejamento;
- Facilidade de uso de tecnologia e visão de dados.
Qual a finalidade do Google Analytics?
A relação entre o Google Analytics e produtor de eventos pode ser identificada por ser um recurso que fornece apoio às decisões de gestão, o que auxilia na melhoria de ações e de procedimentos para a qualidade do evento.
O Google Analytics permite monitorar e analisar os comportamentos de visitantes em páginas na internet.
Essa ferramenta permite a integração com outras ferramentas de análise de dados e fortalecimento de gestão.
Ela permite:
- Acompanhar dados de visitantes no seu site;
- Obter informações de tendências de consumo e interesses;
- Pesquisa orgânica de acessos com diagnósticos sobre o tráfego existente;
- Identificar perfil do público;
- Número de acessos;
- Taxas de conversão e rejeição;
- Disponibilização dos dados em tempo real, entre outras informações.
É um recurso amplamente utilizado pelo marketing digital e serve como base de acompanhamento de campanhas e informações de seus resultados.
Vantagens do Google Analytics
O Google Analytics apresenta diversas vantagens, podemos destacar as principais:
- Auxilia na produção de conteúdo, com o direcionamento daqueles que estejam mais alinhados às expectativa e tendências dos consumidores;
- Estimula a quantidade de aumento de acessos a seu site;
- É uma ferramenta totalmente integrada às redes sociais, com ótima taxa de sucesso em campanhas;
- Permite que se avalie o desempenho de ações de marketing, com a identificação do comportamento de leads, fechamento de negócios etc.;
- Permite que as campanhas sejam readaptadas para atenderem ao comportamento dos consumidores.
Importância da análise de dados em eventos
Recorrer ao Google Analytics e produtor de eventos que tenha a visão de uso e avaliação de dados, são elementos diferenciais para contribuir com a busca de melhores resultados.
Empresas que trabalham com o uso de informações extraídas em tempo real e com base em dados efetivos tendem a ter maior facilidade de gestão e tomadas de decisões mais assertivas, ambas relacionadas à obtenção dos melhores resultados.
Somente com a avaliação dos dados é possível atestar se um evento trouxe retornos e se a sua preparação está sendo realizada para atender à demanda e às expectativas do mercado.
A análise de dados permite identificar as seguintes oportunidades:
- Conseguir um diferencial competitivo;
- Trabalhar na busca da inovação e sustentabilidade do negócio;
- Aumentar a segurança no cumprimento das etapas de organização e preparação do evento;
- Identificar o retorno real do negócio;
- Melhorar processos;
- Aumentar a produtividade.
Todas são características que auxiliam a garantir maior sucesso na realização de eventos, assim é uma excelente ferramenta de apoio à gestão desse segmento.
O que você acha da relação entre Google Analytics e produtor de eventos
Recorrer aos recursos disponibilizados pela tecnologia e aos profissionais qualificados para coordenar e preparar um evento de qualidade são essenciais para alcançar o sucesso.
Por isso a importância de contar com o Google Analytics e produtor de eventos, garantindo que tudo possa ser feito da melhor maneira num evento vitorioso. Deixe um comentário sobre este artigo.