Eventos: dicas e alternativas para uma divulgação de sucesso
Ao organizar um evento, invariavelmente, o objetivo principal é que ele seja prestigiado. Para tanto, é necessário que o público saiba onde, quando e como ele acontecerá. Nesse sentido, um dos fatores determinantes para que se obtenha sucesso é a divulgação.
Confira algumas dicas para promover corretamente seu evento.
Para poder escolher o melhor meio de divulgação, é necessário determinar e conhecer o público alvo, assim como a sua abrangência. Essas informações serão conseguidas ao se definir o estilo do evento. Os mais comuns são: coquetel, show, sarau, seminário, reunião e festa. Lembre-se que o estilo do evento deve ser coerente com sua temática. Por exemplo, um evento sobre literatura pode ser um coquetel precedido por um seminário.
O público alvo de seu evento deve ser estudado, para então se escolher a melhor opção de divulgação. Tenha em mente quais as pessoas que pretende atrair. Para isso, alguns fatores devem ser considerados, como, por exemplo, faixa etária, renda, gênero e outros.
Foto: Free Digital Photo.
Depois confira quais os principais meio de divulgação ao qual tem acesso o seu público. Por exemplo, empresários costumam acompanhar jornais impressos e online, específicos de sua área, assim como jovens utilizam muito as redes sociais.
Os principais meios de divulgação são: folders, flyers, busdoor, outdoor, e-mail marketing, jornais, eventos em redes sociais, blogs, sites e afins. É imprescindível que os meios de divulgação sejam os mais próximos de seu público alvo. Atualmente, redes sociais são ferramentas acessíveis e com grande alcance na divulgação de eventos. Assim, manter perfis nas mais populares, como o Facebook e o Twitter é estratégico.
Para eventos em que o público seja mais amplo, invista em rádio e televisão. Já para eventos de menor, alcance procure meios mais “seletivos”. No entanto, independente da abrangência da ocasião, é preciso oferecer informações corretas, para evitar equívocos e problemas.
Investir em promoções para engajar as pessoas também é interessante, já que pode resultar em publicidade e divulgação gratuita. Para conseguir se concentrar apenas na organização do evento, uma sugestão é contratar uma equipe responsável pela publicidade e divulgação. Assim, as chances de sucesso são ainda maiores.