Planejar, organizar, orientar, acompanhar e gerenciar são as tarefas principais para quem quer empreender na área de eventos.
No post de hoje falaremos sobre o que é um produtor de eventos profissional e sobre como organizar e planejar essas festas e ocasiões para as quais se é contratado. Assim, você conseguirá superar desafios ao empreender na área de eventos. Acompanhe todos os detalhes a partir de agora!
Como é empreender na área eventos?
O produtor de eventos é responsável por todas as partes operacionais, organizacionais e administrativas de um evento, com a função de cuidar de todas as etapas para garantir que tudo saia certo e em segurança. É fundamental que esse profissional tenha noções de produção de eventos, marketing, contabilidade, administrativo e comunicação social.
O mercado de trabalho na área de eventos tem quatro funções principais: organizador (aquele que gera conceitos, conteúdo e programação), produtor (aquele que cria planos e a documentação para o evento, cria orçamentos e procura organizar funcionários, voluntários e fornecedores, reserva locais e equipamentos), promotor (aquele que organiza arrecadações, venda e patrocínios, venda de ingressos ou convites) e fornecedores (aquele que entrega serviços específicos ao evento).
Organizar e planejar eventos
O planejamento e a organização é um dos primeiros passos fundamentais para empreender na área de eventos. No planejamento é imprescindível traçar um perfil detalhado de tudo que se deseja e o que é preciso para sua efetivação. Para isso, é preciso responder às seguintes perguntas: qual é o objetivo? Qual é o nicho? Quem é o público-alvo? Quanto poderei gastar? Como será composta a equipe? Como será feita a divulgação do evento?
Essas perguntas são chamadas de planejamento estratégico, uma compilação de diversas informações em uma planilha que facilita a visualização total das ações. Sem planejamento, uma tarefa simples pode se transformar em um grande problema. Lembre-se que imprevistos sempre acontecem, mas, quando se tem tudo programado, fica mais fácil de corrigir os erros durante o processo.
Como superar os desafios?
Há diversos obstáculos na vida de quem busca empreender na área de eventos e, diante de diversos desafios, muitos acabam abandonando o sonho. Abaixo, listamos dicas para superar desafios ao empreender na área de eventos. Confira:
1. Lidar com a competição
Se você deseja empreender na área de eventos é preciso saber que dentro desse mercado, como eu muitos outros, há disputas. Para superar esse desafio é preciso que a empresa opte pela utilização de ferramentas gratuitas disponíveis no mercado, como as redes sociais que ajudam a divulgar o trabalho e a fortalecer a marca. Além disso, é interessante investir em programas de fidelidade, campanhas digitais e marketing de conteúdo.
2. Fazer com que a sua empresa seja reconhecida
Um dos desafios de empreender na área de eventos é conquistar os seus primeiros clientes, que está associado a outro obstáculo: fazer com que o seu negócio seja reconhecido no mercado. Há diversas formas de divulgar o seu produto, como já citamos na dica anterior, as redes sociais ajudam, mas você também pode investir em influenciadores do setor que divulgam o seu produto ou serviço com feedbacks. Além disso, é possível investir em um sistema de relação com consumidores, uma estratégia de conhecer, captar e manter clientes.
3. Procure um sócio
Todo indivíduo que deseja empreender na área de eventos sabe que há três atividades essenciais: vender, entregar o serviço e cuidar das finanças. Sabemos que uma pessoa só não dá conta de tudo. Não somos capazes de fazer várias coisas ao mesmo tempo, por isso é necessário procurar ajuda de um sócio, uma pessoa confiável que pode complementar suas estratégias. Além disso, quando houver dificuldades na hora de empreender na área de eventos, ele poderá lhe ajudar desde que, claro, tenha experiência.
Entenda que sociedade não é um mar de rosas, então, haverá momentos de desentendimento, nos quais você precisará ter muita paciência para superar. Mas nada que o bom diálogo e a vontade de prosperar juntos na área de eventos não consiga contornar.
4. É errando que se aprende
‘Feito é melhor que perfeito’, então procure devorar livros de estratégias de modelagem rápida como Canvas, Lean Startup, entre outros. Procure construir MVP (protótipos e produtos mínimos viáveis) que auxiliam na validação das hipóteses. Saia um pouco e ponha a mão na massa, procure repetir o processo até que o negócio comece a ganhar tração. Se tiver que falhar, falhe e siga em frente, lembre-se que nada é perfeito e é com os erros que aprendemos cada vez mais. Se não há erros, é porque está indo devagar.
5. Tenha planos baseados em um objetivo
Ideias boas podem ser substituídas, serviços ou produtos podem ficar ultrapassados e empresas lucrativas passam a dar prejuízos. Esses momentos são comuns no mercado de negócios para quem quer empreender na área de eventos e ter um objetivo faz com que você siga em frente.
Para isso, procure definir um e tenha em mente, diariamente, todos os passos nas tomadas de decisão e no seu plano de negócios. Procure perguntar a si mesmo: o que me inspira? O que me faz sair todos os dias da cama pela manhã? Com essas perguntas, você encontra o seu propósito e garante que sua equipe e você sigam juntos na mesma direção.
6. Acredite sempre e nunca desista
Durante todo o seu caminho surgirá desafios como burocracia, antiquada legislação trabalhista, pesada carga tributária, pouco acesso a crédito, concorrência desleal, falta de profissionais qualificados, gargalos de infraestrutura, pouca educação empreendedora, entre outros.
Por mais que diversos tipos de desafio surjam durante toda a sua trajetória, não há motivo para pessimismo ou desistir da carreira de empreender na área de eventos. Temos que acreditar e sonhar em construir um país de empreendedores, pois todos os componentes desse grupo são agentes efetivos de mudança na sociedade. Lembre-se que o que irá determinar realmente quem você é são as suas escolhas.
7. Organizando Eventos
Use o marketing digital para produzir eventos incríveis e encontrar seu público-alvo. Na web, você deve encontrar locais que possam dar visibilidade e servir de vitrine para sua marca. Dentre essas temos Organizando Eventos, um portal que oferece todos os tipos de fornecedores para eventos. E a sua marca não pode de estar nesta grande vitrine virtual, que atrai milhares de acessos todos os meses. Imagine as oportunidades de negócios que estão esperando por sua marca? Comece lá agora mesmo. Acesse aqui e confira!
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