Algumas dicas na hora de contratar um profissional para servir a sua festa, devem ser escutadas, pois, nada pior do que se deparar com imprevistos durante uma festa ou evento e não saber como contornar a situação. Existem empresas especializadas, mas é importante que você tome alguns cuidados, com bastante critério, antes de contratar serviços de copa, por exemplo.
A opção de contratar um garçom ou garçonete é muito boa, pois assim você tem tempo para os convidados e para a festa, e, para falar a verdade, o custo de um profissional como este não é muito alto.
Muitos optam por contratar uma empresa especializada. Em regra é mais seguro, mas é importante tomar certos cuidados. Uma outra opção é a contratação por indicação. Mas fique atento, pois, contratos para qualquer tipo de prestação de serviço devem conter todas as especificações sobre o trabalho contratado e como deve ser executado em todas as suas nuances.
Apresentação de garçons e copeiras também conta
Mas como os garçons devem se apresentar? Bem pedir para verificar o uniforme (com preferência pelo branco, pois mostra higiene) é recomendado. Boa aparência é fundamental, e não estamos falando de ser ou não bonito ou bonita, estamos falando de asseio, alinho e postura. Cabelos presos, podendo e até devendo ser usado com redinha mostra exatamente isto. E ainda falando para o universo das garçonetes ou copeiras é de bom tom que usem meia de seda e sapatos baixos. Não devendo nunca estar maquiadas , no máximo um batom bem claro, e mãos e unhas devem estar limpas e bem cuidadas. Perfumes, nem pensar e saber se portar é quesito fundamental.
Uma dica importante para estes profissionais é a simpatia. Ser simpático ou simpática com um sorriso agradável é recomendável e propicia um ambiente acolhedor.
Foto: L &T Prestação de Serviços
Anfitriões
Se for recepcionar em um coquetel, sirva salgados pequenos para que seus convidados não se sintam constrangidos. E se servir frutas deixe-as já cortadas. Caso não haja muitos aparadores não sirva nada com caroço ou palito que, por acaso, seus convidados tenham que ficar segurando. E se você está recebendo informalmente (sem garçom), sirva a primeira bebida a seus convidados e indique o lugar para que possam se servir das próximas vezes. Acolhedor e prático.
E lembre-se sempre de que todas as bandejas servidas devem estar acompanhadas por guardanapos, e a premissa é sempre atender o convidado com rapidez.
Há algumas maneiras de servir, e o dono ou dona da festa deve deixar avisado a forma que deseja que o serviço ocorra, se deve servir o tempo todo ou se deve haver um espaço de tempo entre a saída de um e outro garçom, o que servir primeiro e a ordem do que servir.
Quantos garçons?
A quantidade de garçons e copeiras pode ser avaliada de acordo com o tipo de festa ou recepção.
Para um Brunch, por exemplo, podemos ter 1 garçom ou copeira a cada 18 convidados. Já um Bufê Frio, também 1 garçom a cada 25 convidados, quantia para um Café da Manhã também.
Para um Coffe Break, um profissional a cada 35 pessoas. Num Coquetel, 1 garçom para 20 convidados. Já um Coquetel com Bufê ou Prato Quente a conta é de 1 garçom para 12 convidados. Já a Mesa de Frios e Patês, assim como a de Queijos e Vinhos, 1 garçom a cada 25 pessoas.