7 dicas para empresa de eventos participar da Black Friday 2018

Você empreende na área de eventos? Então, confira aqui 7 dicas para empresa de eventos participar da Black Friday 2018 com muito sucesso. Leia já!

Publicado em 22/11/2018

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Você sabe o que é Black Friday? Tem uma empresa de eventos e deseja participar desse dia? Nesse artigo falaremos tudo sobre a Black Friday e daremos dicas para uma empresa de eventos participar da Black Friday 2018.

7 dicas para empresa de eventos participar da Black Friday 2018

O que é Black Friday?

Criado pelo segmento de varejo nos Estados Unidos, a Black Friday (sexta-feira negra) é caracterizada pela data da quarta sexta-feira do mês de Novembro, após o feriado de Ação de Graças e está relacionada a uma mega ação de vendas para liquidar os estoques com ofertas cujos descontos podem chegar até 70% do valor normal.

Historicamente essa data surgiu no ano de 2005, após a polícia na Filadélfia nomear o dia após o famoso feriado de Ação de Graças, como um dos mais tumultuados e congestionados, de Black Friday, pois com base nessa data iniciava-se o período de compras de Natal e festas de fim de ano. Outros relatos descrevem como surgiu essa data associando a crise financeira que prejudicou os Estados Unidos em 1869 e em 1966.

Ainda nesse período, muitos consideravam a ideia da mudança do termo Black Friday para Big Friday, porém não tiveram muitos votos. A partir do ano de 1975, o termo se popularizou, quando foi utilizado como referência a grande movimentação da cidade durante o período.

Outra referência ao termo pode ser explicada como origem financeira, onde em 1980 existia uma teoria de que a cor preta era usada para indicar balanços positivos e a vermelha para negativos, sendo que o "período vermelho" era de Janeiro a Novembro.

A Black Friday teve a sua primeira edição no Brasil no ano de 2010, por iniciativa de uma empresa especialista em descontos e ofertas. Porém, em 2012, ela ganhou muitas críticas no Brasil, pois as grandes lojas praticamente não deram descontos. Resumindo, a Black Friday é uma data marcada por muita propaganda e ofertas de lojas com anúncios de produtos a valores atraentes.

7 dicas para empresa de eventos participar da Black Friday 2018

Abaixo listamos as melhores dicas para uma empresa de eventos participar da Black Friday 2018. Confira:

1.       Faça uma promoção de verdade

Fazer uma promoção de verdade é uma das dicas para uma empresa de eventos participar da Black Friday 2018. Não é preciso colocar todos os seus produtos ou serviços em liquidação, porém procure avaliar e escolher aqueles que garantem maior lucro e competitividade com os concorrentes. Uma das características da Black Friday é a ideia de urgência pela compra.

Como as promoções duram pouco tempo é esperado que a sua loja ou empresa tenha um alto número de visitas em pouco tempo. Por isso, é importante ter uma plataforma que suporte todo o tráfego para evitar problemas como o seu site sair do ar, por exemplo.

Também não adianta participar da Black Friday sem promoções reais, visto que os consumidores estão cada vez mais atentos às fraudes e não se importam de ter que pesquisar antes de comprar. Por isso, procure anunciar apenas o que você pode cumprir. Não adianta oferecer desconto não planejado, pois você pode ficar no prejuízo e perder a credibilidade.

2.       Pense no mobile

Pensar primeiro no mobile, pois os usuários de mobile desempenham um papel importante no comportamento da compra é outra dica para uma empresa de eventos participar da Black Friday 2018. Afinal, mais de 36% das encomendas realizadas na Black Friday do ano passado vieram por meio de um dispositivo móvel.

Com uma grande parte dos consumidores conectados a smartphones e tablets procurando por ofertas, procure certificar se o seu site é compatível com dispositivos móveis e que esteja listado nos diretórios de pesquisas locais assim como no Google Business.

3.       Reforce a estrutura

Reforçar a estrutura da empresa é outra dica importante para uma empresa de eventos participar da Black Friday 2018. A Black Friday acontece em apenas um dia e isso significa que a sua empresa ou site receberão uma grande quantidade de clientes, maior do que em dias normais e para isso é preciso estar sempre preparado, e para entregar o seu serviço ou produto é preciso ter um cuidado especial.

Muita gente aproveita a promoção para antecipar as compras de presentes de Natal, caso o produto não chegue a tempo, é preciso deixar isso claro com antecedência. É muito importante ter uma equipe de atendimento e divulgar com antecedência para atrair certa quantidade de clientes. Bem como pensar nos produtos que serão destaque dessa grande ação promocional: salgados? Docinhos? Salão de festas?

4.       Ofertas exclusivas via redes sociais

 

7 dicas para empresa de eventos participar da Black Friday 2018

Fazer ofertas exclusivas via redes sociais é outra sugestão para uma empresa de eventos participar da Black Friday 2018. As mídias sociais nem sempre são ideais para vender produtos ou serviços, porém a Black Friday pode ser uma exceção à regra, contanto que você faça tudo corretamente.

Forneça promoções e descontos exclusivos, cupons para resgate, testes gratuitos e disponibilize alguns serviços ou produtos somente nas redes sociais. Isso faz com que no próximo ano, mais seguidores fiquem atentos aos seus canais de comunicação.

5.       Parceria

Procurar fazer parceria com outras empresas é outra dica para uma empresa de eventos participar da Black Friday 2018. Se a sua empresa está localizada próxima de outras, procure fazer parcerias com elas para atrair novos compradores tanto para você quanto para o seu "vizinho".

Essa parceria pode incluir a distribuição de cupons ou até mesmo uma caça ao tesouro. Além disso, procure realizar uma campanha publicitária para dividir os custos da publicidade. Outra opção interessante é realizar um evento com sorteio de prêmios, bebidas, lanches, jogos e com música. Isso pode ajudar a firmar várias parcerias e diminuirá os custos, pois diversos comerciantes estarão fazendo parte e isso, consequentemente, eleva as suas vendas na Black Friday.

6.       Não espere pela Black Friday

Não esperar pela Black Friday para iniciar as suas promoções é mais uma sugestão para uma empresa de eventos participar da Black Friday 2018. Para sair na frente da concorrência ofereça preços mais baixos durante a semana toda, principalmente na sexta-feira. Isso chamará a atenção das pessoas fazendo com que elas visitem a sua loja ou sua empresa mais de uma vez na mesma semana.

7.       Cuidados com o pós-venda

 

7 dicas para empresa de eventos participar da Black Friday 2018

Tomar cuidados com o pós-venda é a nossa última dica para uma empresa de eventos participar da Black Friday 2018. Os descontos da Black Friday são uma ótima oportunidade para atrair mais clientes.

Com uma boa oferta, os consumidores ficam mais sujeitos a testar lojas novas. Por isso, é importante caprichar no atendimento durante e até mesmo após a venda. O cliente precisa ser tratado bem e ficar satisfeito com o seu serviço ou produto.

Gostou do artigo sobre como a sua empresa de eventos pode participar da Black Friday esse ano? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog!

 


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