Como conseguir patrocínio para eventos

A organização de um evento possui diversas etapas que devem ser feitas com muita atenção. Está organizando um evento, tudo certo; porém, ainda não sabe como conseguir patrocínio? Confira aqui tudo sobre o tema e as melhores dicas de como conseguir patrocínio para eventos.

Publicado em 05/11/2018

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A organização de um evento possui diversas etapas, e conseguir patrocínio é uma delas. Mas, como conseguir patrocínio para eventos? Nesse artigo falaremos tudo sobre patrocínio, a sua importância e daremos dicas de como conseguir patrocínio para eventos. Precisaremos de Local do evento, buffet, segurança, música ao vivo, fotógrafos e brindes para os clientes.

O que é patrocínio?

O patrocínio de eventos é algo que vem crescendo e se tornando cada vez mais comum. Esse tipo de parceria tem se mostrado essencial e benéfico não só para organizadores, mas também para os financiadores.

As parcerias são formadas quando os dois lados são beneficiados por algo. No caso de patrocínio para eventos, geralmente, o patrocinador demonstra recursos financeiros, humanos ou físicos para um evento e em troca ele é reconhecido como parceiro do evento.

A importância do patrocínio em eventos

Como conseguir patrocínio para eventos

 

O investimento no patrocínio de um evento tem como objetivo promover a viabilização do projeto e aproximar uma empresa do cliente, gerando uma boa experiência, oportunidade de divulgação e fixação dos valores propostos pela empresa e de identidade.

Os benefícios principais do patrocínio são: incentivos fiscais, fidelização de clientes, divulgação institucional, marketing direcionado, reconhecimento social, gerar novos mailings, gerar mídia espontânea, ser reconhecido como promotor de conteúdo e de ideias, contatar profissionais formadores de opinião do segmento e promoção dos serviços ou produtos da sua organização.

Como conseguir patrocínio para eventos?

Abaixo listamos 10 dicas de como conseguir patrocínio para eventos. Confira:

1.       Definindo o público-alvo

Pode não parecer, mas é muito importante definir o seu público-alvo antes de ir atrás de patrocínio para o seu evento. Qual será o seu tipo de público? Após a definição desse ponto é possível encontrar patrocinadores que também estejam interessados nesse público.

2.       Lista de possíveis patrocinadores

 

Como conseguir patrocínio para eventos

Ter uma lista de possíveis patrocinadores, com quem é do seu interesse, é uma das dicas de como conseguir patrocínio para eventos. Prefira empresas e marcas que possuam boa credibilidade, pois você não vai querer prejudicar o seu evento por conta da associação com patrocinadores de má reputação, não é mesmo? Por isso, quanto maior for essa lista, mais chances você terá de encontrar interessados em patrocinar o seu evento.

3.       Mostre resultados

Mostrar resultados para assim conquistar os patrocinadores é outra dica de como conseguir patrocínio para eventos. Esses resultados devem ser do número do público que esteve presente em seus eventos anteriores, de feedbacks e, se houver, de reportagens publicadas na imprensa que falam sobre o seu evento. Comece explicando como foi à divulgação e quais foram os retornos. Isso ajudará o seu possível patrocinador a ver o valor da sua proposta.

4.       Nada de propaganda enganosa

Ser honesto com o possível patrocinador é uma dica importante de como conseguir patrocínio para eventos. A honestidade é um dos melhores negócios para adquirir patrocinadores. Porém, não pense em enganar os interessados em investir no seu evento, pois isso poderá voltar contra você.

Em vez de fazer promessas que você sabe que não será capaz de cumprir, procure ser realista e deixe claro sobre tudo o que você tem condições de fornecer.

5.       Abordagem adequada

Abordar o patrocinador de forma adequada é outra dica de como conseguir patrocínio para eventos. Pois, é preciso preparar uma forma de abordagem que eleve a probabilidade de receber um "sim" no lugar de um "não". Caso você seja rejeitado, não fique triste ou desanimado, além disso, não seja grosso com o profissional e nem o desrespeite, pois ele pode muito bem falar sobre as suas atitudes para outros patrocinadores e acabar com as suas chances.

6.       Orçamento preciso

 

Como conseguir patrocínio para eventos

Também é importante saber exatamente quanto será preciso para o investidor ajudar você financeiramente. Ao definir um orçamento que leve em conta todos os elementos do evento, você proporcionará uma possibilidade exata de saber se o investimento será realmente benéfico ao patrocinador. Procure utilizar planilhas de planejamento financeiro e tenha, de forma simplificada, todos os seus gastos e a receita para a produção do evento.

7.       Pesquise o mercado

Fazer uma pesquisa dentro do mercado é mais uma sugestão de como conseguir patrocínio para eventos. Antes de contratar um patrocínio, pesquise antes e muito bem sobre ele. Procure entender a sua missão, visão e os seus valores. Procure saber qual é o posicionamento do profissional no mercado e qual é a linguagem que ele usa na comunicação com o seu público. Toda essa pesquisa lhe auxiliará a entender se esse possível patrocinador estará ou não interessado em seu evento.

8.       Benefícios que o seu evento fornece ao patrocinador

Demonstrar quais são os benefícios que o seu evento tem a oferecer ao patrocinador é uma importante dica de como conseguir patrocínio para eventos. O que ele ganhará investindo em seu evento?

Na maioria das vezes, os eventos fazem patrocínio em troca de publicidade durante o próprio evento e também na divulgação. Procure estabelecer cotas de patrocínio nivelando o tipo de benefício que a marca terá, o que vai variar conforme o tamanho do investimento dela no evento.

9.       Elo entre o seu público e do público do patrocinador

Criar um elo entre o seu público e o público do patrocinador é outra dica de como conseguir patrocínio para eventos.

Dependendo da situação, os participantes que são esperados em um evento não fazem parte do público do patrocinador. Nesse caso é preciso descobrir um elo entre os dois de forma que você reforce a divulgação.

Para saber quem pode fazer parte da ligação entre esses públicos é preciso coletar dados. Através desse mapeamento, você terá condições de chegar a um denominador comum que auxiliará nas informações incluídas no projeto de convencimento dos patrocinadores interessados em investir em seu evento.

10.    Organização em todas as ações

 Seja na criação de um evento ou na forma de abordar os patrocinadores em potencial, é importante sempre lembrar de agir com o máximo de organização em todas as ações na busca por patrocínio. Dessa forma, você evitará possíveis erros que possam comprometer o resultado desejado.

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