Você deseja atrair mais clientes para a sua empresa de eventos e ainda não sabe qual estratégia usar? Neste artigo, falaremos o quanto é importante atrair clientes e daremos conselhos para empresas de eventos atrair clientes online utilizando marketing digital.
O que é marketing digital?
Hoje em dia, é quase impossível fazer qualquer coisa sem tecnologia, desde as coisas mais simples – como adquirir o telefone daquela pizzaria – ou realizar pesquisas de opinião pública. Quase tudo passa pela internet. Não é à toa que está cada vez mais difícil ver as pessoas desconectadas, elas sempre estão utilizando um smartphone ou um dispositivo eletrônico de algum tipo. Se a nossa vida não é mais a mesma com a presença simples da web, o mesmo pode se dizer em relação às compras.
Na internet, é possível pesquisar produtos ou serviços com os melhores valores; buscar informações; ou até mesmo descobrir mais sobre um problema que temos.
Por isso, chamamos de marketing digital um conjunto de informações e estratégias que podem ser realizadas em vários meios digitais, com a meta de promover produtos e empresas.
7 conselhos para empresas de eventos atrair clientes online
Abaixo, listamos os melhores conselhos para empresas de eventos atrair clientes online. Confira:
1. Blog corporativo
Um dos conselhos para empresas de eventos atrair clientes online é fazer um blog corporativo. Muitas empresas que desejam se posicionar de forma digital já estão com um blog corporativo para utilizar como marketing digital para atrair mais clientes para o seu negócio.
Totalmente alinhado com a estratégia de SEO, um blog precisa gerar conteúdo conforme a jornada de compra do consumidor e com as pesquisas que ela faz no Google. Há diversos tipos de conteúdos que podem ser elaborados para atrair mais clientes:
- Entrevistas;
- Listas "top 10" sobre um assunto – seja iluminação, DJ, salgados, doces, local de festa, cerimonialista e muitos outros;
- Infográficos;
- Ensinando a fazer algo;
- Cases de sucesso de algum cliente;
- Prêmios ou metas alcançadas pela empresa;
2. Mídias sociais
Um dos conselhos para empresas de eventos atrair clientes online é utilizar as mídias sociais. O ideal é conversar com os clientes e compreender o interesse e a forma de pensar deles. Interagir é uma tarefa que demanda cuidado, tempo e uma boa dose de análise da psicologia da sua persona.
Logo, deve-se criar um calendário de conteúdo mensal, com postagens diárias que serão suficientes para engajar o público. Separe cada dia da semana para falar sobre um assunto. Dessa maneira, você torna a semana uma jornada interessante para o seu público, e, quanto mais interessante, mais é possível às empresas de eventos atrair clientes online.
3. Otimização de website (SEO)
Um dos conselhos para empresas de eventos atrair clientes online é utilizar a técnica de otimização de sites (SEO). Serve para atrair clientes e pode ser aplicada em todo tipo de negócio.
O seu cliente constantemente realiza pesquisas no Google sobre algum problema que enfrenta ou busca soluções para esse problema. Estar em primeiro nos resultados de sites de busca, ajuda muito na tarefa de atrair clientes.
Para ficar bem posicionado, você precisa entregar um conteúdo em seu site ou blog conforme as pesquisas que o seu cliente faz. Para saber quais são as palavras-chave buscadas, bem como a quantidade, por mês, há ferramentas gratuitas, como o Google Trends.
Após essa etapa, você insere as mesmas em seu site/blog dentro de títulos, textos, links externos, meta description etc. Lembre-se de não ficar apenas nas palavras, ter um site com uma usabilidade boa, acessível para smartphones que melhorem a experiência do usuário, também é essencial para o Google ranquear o seu site.
4. E-mail marketing
Um dos conselhos para empresas de eventos atrair clientes online é utilizar o e-mail marketing. Quando há autorização, mantém-se o lead atualizado por meio de disparos de e-mails marketing, que são mais eficazes do que as redes sociais para atrair clientes. Lembrando que não se deve disparar propaganda para todos de forma aleatória, pois spam é um incômodo, não funciona corretamente, é insustentável e mancha a imagem da sua marca.
Spam é para empresas amadoras que empurram produtos para pessoas que não estão interessadas por meio de propagandas chatas.
5. Vídeos
Um dos conselhos para empresas de eventos atrair clientes online é fazer vídeos sobre a sua empresa. Em 2019, segundo a Samba Tech, 80% do tráfego de internet no mundo será em vídeos. O que a sua empresa está fazendo para ficar à frente dessa técnica que atrai clientes no marketing digital? Pense nisso. E aja!
A sua empresa pode criar um canal em alguma plataforma de vídeos – como o YouTube – e gerar conteúdos ensinando algo, demonstrando o seu sofftware, mostrando solução ou material institucional. A dica é não fazer vídeos tão longos, e quanto mais você conseguir transmitir a ideia, melhor.
6. Estratégias de automação
Um dos conselhos para empresas de eventos atrair clientes online é utilizar as estratégias de automação, que configuram a oportunidade de automatizar diversas ações relacionadas a certo processo, que também apresenta um objetivo específico, assim como transformar um lead em cliente ou acompanhar um cliente atual. Essas estratégias, além de poupar tempo, são altamente eficazes no aumento de vendas online por causa do acompanhamento preciso com cada cliente.
Imagine que o prospect faz download de uma parte do conteúdo do seu site e adiciona um dos seus produtos ou serviços no carrinho de compras. Porém, mesmo que pareçam bastante interessados, acabam abandonando o seu site sem comprar nada.
Um sistema de automação enviaria automaticamente um e-mail a esse cliente em potencial, incentivando-o a finalizar a compra, destacando os benefícios do produto/serviço. Caso não funcione, alguns dias depois é enviado outro e-mail com depoimentos de clientes que já realizaram compra(s) semelhante(s).
7. Publicidade
Um dos conselhos para empresas de eventos atrair clientes online é utilizar a publicidade para promover a sua empresa, pois permite que ela aumente sua visibilidade nas principais plataformas da internet. Uma das vantagens dessa estratégia é que você paga apenas pelos resultados. Você decide se paga por impressões, leads, cliques ou conversões. Por exemplo: se o seu objetivo é aumentar as suas vendas, as campanhas voltadas à conversão são a melhor escolha.
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