Está organizando um evento ou uma festa e não sabe como economizar no gasto de energia que uma festa pode ter? Nesse artigo falaremos tudo sobre a organização e a produção de eventos e daremos conselhos para economizar no gasto de energia em festas. Não deixe de acompanhar cada informação que separamos com toda a atenção para facilitar sua vida e trajetória como organizador profissional de eventos. Confira já!
Produção e organização de festas
A produção e a organização de eventos são procedimentos onde ocorrem planejamento da festa, cerimônia, festival, eventos corporativos, entre outros. Uma organização de eventos inclui a escolha de espaço para eventos, orçamentos, data e horário, alimentos e bebidas, estacionamento e, claro, a escolha da decoração do local.
O planejamento e organização são necessários para todos os tipos de eventos, assim como:
- Casamentos;
- Aniversários;
- Formaturas;
- Convenções empresariais, entre outros.
A importância de economizar energia
A economia de energia em eventos é ideal para quem busca evitar gastos desnecessários. O desperdício está em tudo que é produzido e não é usado, e naquilo que é esbanjado, ou seja, recursos utilizados que excedem o que é realmente essencial. A energia elétrica é um dos bens mais utilizados em todo o mundo e é muito importante evitar gastos com isso, especificamente por conta da conscientização ambiental. Em um evento, seja de pequeno ou grande porte, é preciso economizar para evitar gastos maiores.
Como economizar no gasto de energia em festas?
Existem diversas opções para economizar energia que ajudam a tornar o seu evento mais atrativo e sustentável. Abaixo, listamos os melhores conselhos para você economizar no gasto de energia em festas. Confira:
1. Desperdício, não!
Essa é uma das dicas principais para economizar no gasto de energia em festas. Para isso, convoque todas as suas equipes (limpeza, organização, produção, parceiros, pessoal do buffet e outros). Você pode até mesmo consultar os convidados para levantarem o que viram de desperdício durante o evento.
Conte ainda com opiniões e sugestões do próprio público presente e dos seus clientes, é claro. Isso será muito valioso para você economizar energia e oferecer serviços de alto nível na área de eventos.
Você também pode comparar as contas de energia dos eventos que você realizou anteriormente para levantar as fontes de desperdício, priorizando aquelas que você pode retirar ou utilizar algo mais sustentável.
2. Iluminação
A iluminação é um dos pontos mais importantes para avaliar o que está consumindo energia. Um dos conselhos para economizar no gasto de energia em festas é privilegiar ambientes que apresentam uma boa iluminação natural.
Se o seu evento for noturno ou se houver áreas do local do evento que necessitam de uma boa iluminação, procure utilizar lâmpadas eficientes como as de LED, pois elas são 80% mais econômicas do que uma lâmpada incandescente ou fluorescente.
As lâmpadas de LED são mais caras, mas o custo-benefício é compensado pela economia de energia e durabilidade de cada lâmpada, ou seja, você apenas terá de trocar cada unidade muito tempo após a instalação, o que a difere das tradicionais – reduzindo seu cuidado com manutenção. Lembre-se de sempre adquirir os equipamentos e lâmpadas com Selo Procel de Economia de Energia, dentro da categoria A, para garantir qualidade.
3. Ar-condicionado
Caso o seu evento necessite de ar-condicionado, temos um conselho para você economizar no gasto de energia em festas. Ao contratar uma empresa que forneça ar-condicionado à sua festa, procure dimensionar o espaço que ele ocupará e o seu potencial refrigerador. A dica é instalar o ar-condicionado de frente para a maior área do ambiente para facilitar o processo de refrigeração, assim você não precisa adquirir mais de um aparelho.
Além disso, determine o tempo que ficará ligado: durante o começo do evento e desligá-lo meia hora antes do final (isso se o evento durar até seis horas). Outra dica é manter as portas fechadas para impedir a entrada de ar quente. Lembre-se que não é preciso instalar ar-condicionado em um local aberto, assim você economiza dinheiro e também consegue economizar no gasto de energia em festas. Jamais esqueça do selo Procel, como apontamos no item anterior.
Outro conselho para economizar no gasto de energia em festas é, se caso o seu evento for feito de dia, que tal aproveitar a ventilação natural? Assim você também economiza dinheiro!
4. Luz solar
Também é possível aproveitar a luz solar e esse é um dos conselhos para economizar nos gastos de energia em festas! Caso o seu evento seja feito de dia, que tal utilizar a luz solar?
Dessa forma é possível que você gaste menos e passe a impressão de que o seu evento é sustentável, até porque a luz solar é uma iluminação natural e minimiza o consumo de energia.
Enfim, a dica é simples e direta: aproveite ao máximo os benefícios – e a beleza – da luz solar. Será sua grande aliada em eventos e não custa nada!
5. Evite cores escuras
Esse é um dos melhores conselhos para quem busca economizar nos gastos de energia em festas. Procure investir em cores mais claras em pisos e itens de decoração.
O fato é que as cores escuras não refletem bem as ondas de luminosidade, abafando-as. Isso acaba exigindo mais iluminação e refrigeração, até porque essas cores deixam também o ambiente mais quente. Como você queira poupar energia, que tal investir em tons claros, assim como o branco ou até mesmo nas nuances pastéis?
É uma ótima pedida e deixará o trabalho de decoração de ambientes para o evento superinteressante e criativo. Pense nisso, seu orçamento agradece!
Viu como você pode gastar menos e não precisa comprometer o visual de sua organização de eventos? É só ter a informação certa, levando em consideração nossas dicas, que você conseguirá cumprir essa missão de iluminar sua festa com muito sucesso. Já imaginou?
Gostou do artigo com conselhos para economizar no gasto de energia em festas? Deixe o seu comentário e tire todas as dúvidas. Continue acompanhando o nosso blog, sempre com muitas novidades sobre o universo de organização de eventos!