Quando estamos organizando um evento, desejamos que ele seja bem feito e que seja o melhor, não é mesmo? Para isso é necessário que o evento seja bem planejado e organizado. Além disso, é preciso ter patrocínio.
Mas como atrair patrocínios para vento? Neste artigo falaremos tudo sobre organização de evento, o que é patrocínio e quais as suas vantagens.
Organização de evento
A organização de um evento é um processo que precisa de um planejamento para que seja um sucesso. É preciso analisar diversos fatores, como orçamento, definição de data e horário, escolha do local, contratação de fornecedores, aluguel de brinquedos de festa, comidas e bebidas, decoração, equipamentos, música etc.
O primeiro passo é determinar se é um casamento, aniversário, festival ou qualquer outro tipo de evento. A partir disso é possível definir os outros fatores como a localização, lista de convidados, segurança etc.
Patrocínio
Segundo ESPM: O patrocínio é o fornecimento de recursos humanos, financeiros ou físicos por uma organização diretamente para uma festa ou um evento em troca de uma ligação direta com o mesmo. O patrocínio tem ganhado espaço no mercado dos negócios por ser um grande método de investimento que busca tanto o retorno financeiro como institucional para as empresas e instituições envolvidas.
O patrocínio ajuda na melhoria ou na criação da marca ou imagem corporativa, especialmente se o evento está associado a causas sociais, como, por exemplo, em prol de um projeto ou instituição de caridade. O patrocínio ainda ajuda a fortalecer a relação entre o público-alvo e a empresa usando estratégias como o merchandising. Lembrando que o patrocínio não é uma doação e sim uma transação comercial.
Há diversas maneiras de patrocínio e elas são divididas em três categorias:
Brindes: distribuição de lembranças, produtos, vales-compra, entre outros objetos que são dados ao seu público como presente. Em caso de eventos como almoços ou jantares é comum distribuir brindes em forma de sorteio por meio de senhas, por exemplo;
Dinheiro: o patrocinador destina uma quantia em dinheiro para que o organizador invista no que quiser ou no que for preciso para realizar o evento;
Permutas: ocorre uma troca que beneficia tanto a organização quanto o patrocinador. Por exemplo: divulgação do evento em jornal, TV ou rádio.
Dicas para atrair patrocínios para evento
Abaixo, listamos as melhores dicas para você conseguir atrair patrocínios para evento. Confira:
1. Lista de possíveis patrocinadores
Essa é a primeira dica para atrair patrocínios para evento, é preciso criar uma lista com quem você tem mais interesse. Prefira aquelas marcas e empresas que têm credibilidade dentro do mercado, até porque você não vai querer causar prejuízos ao seu evento por causa de patrocinadores que possuem má reputação.
2. Público-alvo
Sim, para atrair patrocínios para evento é preciso estudar o público-alvo. É preciso pensar no quanto eles são interessantes para seus possíveis patrocinadores. Tenha dados de mercado que comprovem o interesse e a capacidade do seu público, conheça os veículos e canais nos quais você deseja impactá-los e tenha todos esses dados em sua apresentação.
3. Apresentação aos patrocinadores
Outra dica para atrair patrocínios para evento é fazer uma apresentação de seu trabalho para potenciais patrocinadores, pois isso faz com que fiquem interessados no seu trabalho. Para isso, a dica é dar exemplos de eventos realizados por você e explicar a sua forma de operação.
4. Construa um planejamento sério e prático
Nenhum patrocinador quer investir recursos e tempo em algo que seja incerto. Sendo assim, para atrair patrocínios para evento é preciso que tenha certeza da seriedade do projeto e da capacidade que ele tem de alcançar os seus objetivos. Então, dedique o seu tempo e seja profissional na hora de construir o seu planejamento. É muito importante detalhar todos os custos envolvidos e mostrar um calendário bem organizado para ajudar. Sobre a organização e a temática do seu evento, quanto mais detalhes tiver, mais credibilidade a proposta terá.
5. Benefícios
Para o patrocinador, o que mais interessa é saber o que ganhará em troca para patrocinar o seu evento, pois essa parceria funcionará somente se os dois lados tiverem vantagens. Para atrair patrocínios para evento é preciso deixar claro todos os benefícios que você tem para oferecer ao patrocinador, como mais visibilidade, aumento de vendas, divulgação e ganho de clientes.
Depois de apresentar os benefícios ao patrocinador, mostre a ele como pode contribuir com o evento, é preciso deixar claro as cotas de patrocínio que você disponibilizou. É preciso fornecer outras opções de recursos que o patrocinador poderá fornecer, assim como uma atração associada ao evento, lembrancinhas aos convidados etc.
6. Nada de propaganda enganosa!
A honestidade é aliada ao melhor negócio para atrair patrocínios para evento. Portanto, não pense em enganar os patrocinadores que estão interessados em investir em seu evento, pois isso pode se voltar contra você. Em vez de fazer promessas que você sabe que não será capaz de realizar, seja realista e fale tudo que você tem condições de oferecer, nada de mentiras.
7. Abordagem correta
Ao se preparar para atrair patrocínios para evento, não se esqueça que é preciso ser uma abordagem adequada para cada tipo de evento. É necessário preparar uma maneira de abordagem que ajude a aumentar a probabilidade de receber uma resposta positiva. Caso receba uma resposta negativa, não trate mal essa pessoa, pois ela também poderá falar mal sobre você – e isso fará com que muitos se afastem e não patrocinem o seu evento.
Dica especial para atrair patrocínios para evento
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