Você está organizando um evento e não sabe como adquirir patrocinadores p? Aqui, vamos dar dicas sobre como montar uma apresentação e atrair patrocinadores para seu evento.
Organização de evento
A organização de eventos é um processo de planejamento de uma festa, festival, cerimônia ou convenção. Inclui a definição de orçamento, estabelecimento de horário e data, escolha de local para a realização do evento e também a contratação de fornecedores, equipes de segurança e limpeza, buffet, e decoração.
Dicas para montar uma apresentação e atrair patrocinadores para seu evento
Abaixo, listamos as melhores dicas para ajudar você a atrair patrocinadores para seu evento. Confira:
1. Defina objetivos
Um dos conselhos para atrair patrocinadores para seu evento é definir os seus objetivos e as suas metas, pois os investidores gostam de saber o porquê devem investir em determinado projeto. Você precisa ser o mais didático possível, procure não ficar enrolando e utilizar textos longos. A dica é demonstrar esses fatores de forma direta e de fácil entendimento. Além de definir objetivos, você precisa ser objetivo!
2. Experiências da empresa
Um dos conselhos para atrair patrocinadores para seu evento é demonstrar as experiências da empresa organizadora, utilizá-la como uma vantagem e um diferencial. O profissionalismo, a credibilidade e a eficiência da empresa serão vistos como atributos que agregam mais valor ao seu projeto, facilitando a negociação – até porque nenhuma marca deseja se aliar a um evento destinado ao fracasso, não é mesmo? Caso você já tenha um fornecedor de confiança, já é um passo mais próximo do sucesso.
3. Argumentos
Um dos conselhos para atrair patrocinadores para seu evento é demonstrar argumentos sobre o seu projeto, pois isso servirá como incentivo para que eles invistam em sua(s) ideia(s). Não basta somente argumentar, pois você também precisa deixar as vantagens de patrocínio explícitas.
Então, para que você saiba o que dizer de modo a tocar o seu potencial patrocinador, é imprescindível que haja estudos técnicos sobre mercado e até sobre a concorrência daquela marca.
4. Estratégias
Um dos conselhos para atrair patrocinadores para seu evento é utilizar as estratégias de ação. Empregue os mais diversos recursos para que os possíveis patrocinadores visualizem o seu plano de ação. Nada impede que você trabalhe apenas com textos, mas lembre-se de que ele precisa ser apresentado de forma visualmente agradável.
Procure utilizar letras que facilitem a leitura e tome cuidado com outros aspectos da exposição do texto, assim como tamanho, cores e espaçamento. Tudo que você precisa é criar uma espécie de harmonia, senão as pessoas se cansarão e perderão o foco da apresentação.
Você também pode utilizar vídeos, tabelas e outros recursos, no entanto, o modo como será incluído pode influenciar na decisão dos investidores, independentemente do conteúdo que está sendo apresentado. É essencial utilizar esses recursos e pontos cruciais da sua proposta. Depois de diversos slides com uma quantidade expressiva de textos, você pode utilizar recursos visuais para a apresentação ficar mais leve.
É recomendado que os recursos diferenciados apareçam sem que a linha de raciocínio seja interrompida, as estratégias precisam fazer sentido para quem está visualizando a proposta. Não adianta atrair os investidores comprometendo a qualidade do conteúdo. Outro cuidado que você precisa tomar é a quantidade de recursos, pois o excesso pode cansar e passar insegurança quanto aos dados exibidos.
5. Detalhes do evento
Um dos conselhos para atrair patrocinadores para seu evento é demonstrar todos os detalhes do evento. Aproveite os recursos que ajudem a simplificar a compreensão assim como um cronograma com os prazos em destaque. Todos os detalhes do evento precisam do devido destaque exigido para cada um, como estimativa de orçamento e público-alvo.
Você pode deixar as informações sublinhadas, em negrito, tons diferentes, entre outros. Caso você recorra a um padrão, como o vermelho para prazos finais e o amarelo para as datas próximas do limite que for estabelecido, a dica é explicar essa lógica já no começo da apresentação para evitar confusão no decorrer da proposta.
Também é possível inserir uma pequena explicação dessa lógica em cada parte da apresentação em um pequeno espaço para evitar que tire o foco das informações mais importantes, e isso evita que você tenha que ficar repetindo sempre que alguém se distrair.
6. Vantagens de investimento
Um dos conselhos para atrair patrocinadores para seu evento é expor as vantagens de investimento. Afinal, as marcas estão interessadas em poder lucrar cada vez mais, por meio dessa ação de divulgação e visibilidade. Ou seja, geralmente, ao participar de um evento, um patrocinador eleva a visibilidade da sua marca em mercados específicos, gera buzz, aparece na mídia, eleva o número de vendas, divulga os seus produtos e ganha novos clientes.
Procure encontrar a relação entre o evento e o público-alvo do patrocinador e demonstre como essa parceria favorece a imagem da marca com os consumidores, gerando engajamento e fortalecendo a relação entre eles, seja por meio de merchandising ou pelo clima proposto no ambiente das atividades.
7. Divulgação
Um dos conselhos para atrair patrocinadores para seu evento é oferecer diversas opções no seu plano de divulgação. Em vez de mascarar as possíveis desvantagens, procure esclarecer os pontos fortes e fracos de cada forma de divulgar o evento para que os patrocinadores saibam que você está disposto a ter um plano B, C, D e assim por diante, caso ocorra algum imprevisto ou caso os possíveis patrocinadores não gostem de uma ideia inicial.
8. Referências e exemplos
Procure mostrar o seu preparo exibindo referências e exemplos de como as suas intenções seriam aplicadas na prática. Utilize referências de artistas assim como ambientes que poderiam ser reservados e outros fatores de realização. Quanto mais próximos da realidade forem os dados, mais facilidade você terá em convencer os interessados em patrocinar o evento.
Gostou do artigo sobre como atrair patrocinadores para seu evento? Agora você já conta com uma série de conselhos e dicas para fazer com que aquele grande patrocinador possa se interessar por investir em sua proposta, não é mesmo? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog. Tudo que você sempre buscou saber em termos de eventos você encontra aqui!