Escolher cardápios de eventos envolve cuidados e avaliações diversas que necessitam de conhecimento de profissionais e de disponibilidade de recursos orçamentários que possam permitir a melhor opção possível.
Entretanto, pode ser escolhido um cardápio de excelente qualidade quando se trabalha com qualidade e com a identificação dos objetivos que se deseja alcançar como resultado do evento.
Escolher um cardápio conforme o tipo de evento é fundamental para atingir esses objetivos e conseguir sucesso com base na melhor escolha de culinária possível.
Então, vamos apresentar nove dicas para montar cardápio para eventos.
1. Defina o tipo de evento e as características de realização
Para conseguir montar um cardápio para eventos que seja adequado e se destaque, é preciso, antes de tudo, definir o tipo de evento que será oferecido.
Eventos podem exigir que se ofereçam diversos tipos de cardápios específicos, como os do tipo corporativo ou educacional, caprichando nos coffee breaks, ou de festividades, em que são oferecidos salgados, doces e refeições.
Além disso, podem ser infantis, em que os sanduíches e comidas leves devem estar presentes, ou podem ser recepções que requerem Buffet coquetéis, entre outros tipos de eventos.
É importante também considerar o horário e a época do ano para se definir o melhor cardápio a ser preparado.
2. Elabore um orçamento
Ao montar cardápio para eventos, é fundamental definir o orçamento disponível para esse fim, pois, assim, será possível estabelecer as opções de pratos e quão sofisticados eles devem ser.
Estabelecer a quantidade de participantes é determinante para que se possa montar um cardápio com a quantidade adequada para que todos sejam bem atendidos, sem gerar desperdícios consideráveis ou falta de refeições.
Inclua condições de atendimento e preparação dos alimentos no local e mantenha a qualidade das refeições para evitar riscos à saúde dos participantes.
3. Cuide da melhor escolha de Buffet
Para montar cardápio para eventos de excelente qualidade, é preciso contar com fornecedores que possuam equipes de cozinha de alto padrão de qualidade e que ofereçam as melhores soluções de preparo e de paladar aos participantes. Assim, é preciso definir com bastante cautela e precisão o Buffet que se deseja utilizar.
Existem diversos especialistas na preparação de Buffets específicos, como coquetéis, churrascos, petiscarias, refeições etc., para escolher aquele que mais se alinhe com seu padrão de exigência e com o atendimento de qualidade na oferta e no preparo do cardápio.
4. Leve em consideração atender a todos os paladares e restrições
Ao montar cardápio para eventos, é importante que sejam realizadas pesquisas sobre o perfil dos participantes e sobre o modelo de refeição a ser servida.
Levar em consideração as limitações de alimentação que os convidados possuem é determinante para atender e superar expectativas, além de permitir que todos possam participar, pois é comum que pessoas com intolerâncias ou restrições de alimentação relacionadas a alimentos comuns em eventos acabem se sentindo menos estimuladas a comparecer a essas reuniões. Além disso, há participantes veganos ou vegetarianos que devem ser contemplados para que possam participar de eventos que atendam a todos os gostos e cardápios sem se sentirem constrangidos.
Todos esses aspectos principais devem ser devidamente divulgados na emissão dos convites para que os participantes se sintam motivados a comparecer, mesmo com restrições alimentares específicas.
5. Procure atender as expectativas dos participantes
Ao montar cardápio para eventos, procure atender e superar todas as expectativas, criando, assim, opções de pratos ou aperitivos tradicionais com um toque de paladar específico que os participantes já tenham experimentado.
Nesse caso, a experiência do cliente será fundamental na avaliação do cardápio e na sua satisfação quando considerar que o evento superou todas suas expectativas, mesmo relacionadas aos salgadinhos ou doces mais comuns de serem apreciados em eventos semelhantes.
Compreenda que o paladar conquista as pessoas e deixa uma sensação de querer mais, o que é ideal para conquistar seguidores em futuros eventos.
6. Identifique o perfil dos convidados
Para montar cardápio para eventos com um diferencial importante e com uma qualidade superior à dos concorrentes, é preciso conhecer o perfil dos participantes.
É possível definir eventos para pessoas veganas, vegetarianas, de diversos gostos e procedências e com exigências alimentares específicas. Para isso, é necessário ter cardápios específicos, sem que afetem a cultura e a tradição dos participantes, que poderão se divertir e tirar o melhor proveito do cardápio mais apropriado a cada situação.
7. Considere o tempo do evento
Importante também identificar o tempo total do evento e como as refeições deverão ser servidas. Esse aspecto é fundamental para planejar a quantidade ideal a cada etapa do evento, realizando as estratégias de como servir de acordo com um padrão definido.
O tempo do evento se torna uma referência para que o cardápio seja construído com o objetivo de atender todo o transcurso do evento, sendo servido com qualidade e dentro de uma sequência preestabelecida. E isso se reflete na avaliação da qualidade do atendimento.
8. Prepare as refeições no local
Zele principalmente pela preparação dos alimentos no próprio local do evento. Contrate empresas que possam elaborar todos os quitutes e as refeições no momento em que serão servidas, isso garantirá um padrão de atendimento muito melhor dentro de um cardápio definido para atender seu público.
9. Ofereça variedade
Investir na qualidade do preparo e da variedade do cardápio são aspectos que devem ser considerados para que um evento seja marcante com relação à possibilidade de se destacar e agradar a todos.
Dessa forma, é preciso investir em um cardápio que possa oferecer salgados, doces e pratos principais com muita variedade, sendo eles aproveitados sem culpa pelos participantes.
Além disso, trabalhar com alimentos saudáveis e bem escolhidos é uma fórmula infalível para oferecer cardápios de qualidade.
Considerações finais sobre montar cardápio para eventos
Conhecer os objetivos que você deseja atingir em um evento torna-se fundamental para montar cardápio para eventos com resultados incríveis. Assim, é preciso adaptar cada cardápio a cada tipo de evento, oferecendo uma culinária adequada a ele, como coffee breaks, coquetéis, festas de maior porte, brunches etc.
Para cada caso, o cardápio deve ser bem pensado e adequadamente definido, para que recursos não sejam desperdiçados em preparos desalinhados aos objetivos do evento.
Aproveite e deixe um comentário com sua opinião sobre montar cardápio para eventos.