5 dicas de como calcular ROI de um evento

Você, que tem interesse em conhecer com mais profundidade tudo que se refere a retornos de investimentos, não pode deixar de ler as cinco dicas de como calcular ROI de um evento. Boa leitura!

Publicado em 22/11/2019

Avalie este Artigo
3

Identificar o retorno de um investimento é uma prática necessária em qualquer atividade econômica. E esse critério se aplica também quando se fala em investimentos para a realização de eventos.

A sigla para apurar o retorno financeiro utilizada no mercado é ROI – Return on Investment, ou retorno sobre investimento –, que determina com precisão o resultado real de valores que tenham sido aportados para viabilizar um evento  e deve considerar todos os aspectos de receitas e despesas realizadas para viabilizá-lo.

As características de apuração desse índice estão relacionadas a valores efetivamente recebidos e desembolsados. E ainda se deve levar em conta os intangíveis, isto é, que estão relacionados à participação e satisfação do público e que devem ser apurados com base em informações e dados disponíveis na internet ou em pesquisas.

Assim, o ROI contemplará, inclusive, o resultado de ações de quem patrocinou e a medição do nível de sucesso do evento, apurando dessa maneira o retorno efetivo para esse tipo de investimento.

Neste artigo, vamos demonstrar como calcular ROI de um evento, suas complexidades e como podem ser observados todos os valores – desde os práticos aos mais abstratos –, que estejam envolvidos com esse tipo de negócio.

O que é ROI?

ROI é, portanto, o cálculo que se faz para apurar qual foi o efetivo retorno alcançado com os valores investidos em determinado negócio, visando apurar o lucro ou prejuízo resultantes do investimento feito.

Esse tipo de cálculo se diferencia da apuração de resultados com foco contábil, pois serve para verificar se um determinado objetivo específico sobre o valor investido  foi alcançado.

Dessa forma, enquanto o resultado contábil trabalha apenas com os registros de transações e dela extrai ganho ou perda, o ROI pode ser calculado sobre qualquer atividade exercida durante uma operação.

Para esclarecer melhor, pode ser apurado ROI sobre a quantidade de público e sua satisfação quanto a um evento, dessa maneira apurar para viabilizar como calcular ROI de um evento é necessário considerar diversas variáveis, inclusive as que não envolvem aspectos financeiros, mas que têm relação com o objetivo de satisfação das pessoas..

O ROI é utilizado para identificar aspectos diversos que possam impactar em decisões que orientem investimentos sobre determinado assunto.

Como calcular ROI de um evento?

5 dicas de como calcular ROI de um evento

Para saber como calcular ROI de um evento é importante utilizar uma fórmula específica que deve ser adotada sempre que se deseja obter esse indicador.

Ela se refere a uma expressão matemática que considera a diferença entre o total das receitas obtidas e os respectivos custos do evento, que devem considerar todos os valores envolvidos na realização do evento.

O resultado dessa subtração deve ser dividido pelo custo total e convertido em porcentual, assim a fórmula pode ser demonstrada da seguinte maneira:

((Receita – Custo) / Custo) x 100 = ROI

O ROI determina se o evento obteve retorno do valor investido ou não.

Dicas para calcular ROI de um evento

O cálculo de retorno desse tipo de investimento requer bastante atenção e é preciso considerar detalhes para possibilitar com exatidão como calcular ROI de um evento.

Para que se possa considerar todos os aspectos relacionados, passamos a fornecer cinco dicas que vão auxiliar seu cálculo.

  • Quanto à parte financeira:
  1. Apurar as receitas obtidas

Uma das informações para ter como calcular ROI de um evento é a apuração das receitas obtidas – e nesse ponto são incluídas as vendas de ingressos, brindes, produtos ou serviços e todo tipo de valor que se comercializa no evento.

  1. Identificar as despesas realizadas

Outro item que integra a base de como calcular ROI de um evento é a identificação de todas as despesas realizadas, com a assessoria para a organização do evento, o aluguel do espaço, equipe e material de apoio, segurança, infraestrutura, atrações, cerimonial, divulgação, enfim todos os gastos que permitiram a realização de um evento.

  • Quanto aos valores intangíveis:
  1. Levantar os valores intangíveis relacionados ao evento

Saber como calcular ROI de um evento é fundamental para determinar o sucesso ou não do investimento realizado. Portanto, deve-se considerar, inclusive, os valores intangíveis.

Esses são aqueles relacionados a aspectos que não estão relacionados a valores monetários, porém podem indicar o sucesso de determinado investimento e possibilidades de atrair investidores em projetos futuros.

Como exemplo de valores intangíveis, podemos relacionar:

  • Identificar a participação de pessoas no evento – apurando aquelas que se interessaram em obter informações;
  • Uso de entrevistas – buscar a opinião sobre o evento junto aos participantes é uma excelente forma de identificar um importante componente de ROI; e
  • Acompanhar postagens nas redes sociais – Trata-se de importante indicador de opinião sobre o evento; afinal, utilizar as redes sociais permite avaliar necessidades de melhorias ou tendências de participação em eventos futuros, de maneira mais segura.
  1. Calculando os valores intangíveis

    5 dicas de como calcular ROI de um evento

A melhor forma de ter como calcular ROI de um evento é usando a tecnologia em seu favor. Existem, atualmente, aplicativos que auxiliam essa tarefa e possibilitam extrair de maneira segura todas as variáveis necessárias para um cálculo mais apropriado.

Coletores de dados de opiniões dos participantes, pesquisas e avaliações diversas podem ser usadaos na apuração desses valores.

Existem ainda aplicativos que utilizam os dados obtidos por meio de leitores de QRCode e outros recursos que são bastante utilizados por quem realiza eventos e tem interesse em calcular o ROI completo de seu evento, valorizando ações futuras.

  1. Implementando um controle adequado das receitas e despesas realizadas

Para viabilizar como calcular ROI de um evento de maneira correta é fundamental o uso de controles rígidos e apurações de todos os dados e valores inerentes aos fatores que se deseja mensurar.

Não é possível falar em ROI adequado, onde não sejam adotados controles que possam garantir os dados considerados em seu cálculo.

Conclusão sobre como calcular ROI de um evento

 5 dicas de como calcular ROI de um evento

Vimos detalhes e formas de como calcular ROI de um evento, além de sua importância numa avaliação consistente dos retornos considerados.

Certamente essa apuração mais detalhada envolve conhecimento e técnicas específicas que possam contemplar as variáveis e todas as condições que tragam benefícios para quem utiliza o ROI como elemento de decisão de investimentos.

Gostou do artigo sobre como calcular ROI de um evento? Comente a seguir e até a próxima!


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39963 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...