Identificar o retorno de um investimento é uma prática necessária em qualquer atividade econômica. E esse critério se aplica também quando se fala em investimentos para a realização de eventos.
A sigla para apurar o retorno financeiro utilizada no mercado é ROI – Return on Investment, ou retorno sobre investimento –, que determina com precisão o resultado real de valores que tenham sido aportados para viabilizar um evento e deve considerar todos os aspectos de receitas e despesas realizadas para viabilizá-lo.
As características de apuração desse índice estão relacionadas a valores efetivamente recebidos e desembolsados. E ainda se deve levar em conta os intangíveis, isto é, que estão relacionados à participação e satisfação do público e que devem ser apurados com base em informações e dados disponíveis na internet ou em pesquisas.
Assim, o ROI contemplará, inclusive, o resultado de ações de quem patrocinou e a medição do nível de sucesso do evento, apurando dessa maneira o retorno efetivo para esse tipo de investimento.
Neste artigo, vamos demonstrar como calcular ROI de um evento, suas complexidades e como podem ser observados todos os valores – desde os práticos aos mais abstratos –, que estejam envolvidos com esse tipo de negócio.
O que é ROI?
ROI é, portanto, o cálculo que se faz para apurar qual foi o efetivo retorno alcançado com os valores investidos em determinado negócio, visando apurar o lucro ou prejuízo resultantes do investimento feito.
Esse tipo de cálculo se diferencia da apuração de resultados com foco contábil, pois serve para verificar se um determinado objetivo específico sobre o valor investido foi alcançado.
Dessa forma, enquanto o resultado contábil trabalha apenas com os registros de transações e dela extrai ganho ou perda, o ROI pode ser calculado sobre qualquer atividade exercida durante uma operação.
Para esclarecer melhor, pode ser apurado ROI sobre a quantidade de público e sua satisfação quanto a um evento, dessa maneira apurar para viabilizar como calcular ROI de um evento é necessário considerar diversas variáveis, inclusive as que não envolvem aspectos financeiros, mas que têm relação com o objetivo de satisfação das pessoas..
O ROI é utilizado para identificar aspectos diversos que possam impactar em decisões que orientem investimentos sobre determinado assunto.
Como calcular ROI de um evento?
Para saber como calcular ROI de um evento é importante utilizar uma fórmula específica que deve ser adotada sempre que se deseja obter esse indicador.
Ela se refere a uma expressão matemática que considera a diferença entre o total das receitas obtidas e os respectivos custos do evento, que devem considerar todos os valores envolvidos na realização do evento.
O resultado dessa subtração deve ser dividido pelo custo total e convertido em porcentual, assim a fórmula pode ser demonstrada da seguinte maneira:
((Receita – Custo) / Custo) x 100 = ROI
O ROI determina se o evento obteve retorno do valor investido ou não.
Dicas para calcular ROI de um evento
O cálculo de retorno desse tipo de investimento requer bastante atenção e é preciso considerar detalhes para possibilitar com exatidão como calcular ROI de um evento.
Para que se possa considerar todos os aspectos relacionados, passamos a fornecer cinco dicas que vão auxiliar seu cálculo.
- Quanto à parte financeira:
-
Apurar as receitas obtidas
Uma das informações para ter como calcular ROI de um evento é a apuração das receitas obtidas – e nesse ponto são incluídas as vendas de ingressos, brindes, produtos ou serviços e todo tipo de valor que se comercializa no evento.
-
Identificar as despesas realizadas
Outro item que integra a base de como calcular ROI de um evento é a identificação de todas as despesas realizadas, com a assessoria para a organização do evento, o aluguel do espaço, equipe e material de apoio, segurança, infraestrutura, atrações, cerimonial, divulgação, enfim todos os gastos que permitiram a realização de um evento.
- Quanto aos valores intangíveis:
-
Levantar os valores intangíveis relacionados ao evento
Saber como calcular ROI de um evento é fundamental para determinar o sucesso ou não do investimento realizado. Portanto, deve-se considerar, inclusive, os valores intangíveis.
Esses são aqueles relacionados a aspectos que não estão relacionados a valores monetários, porém podem indicar o sucesso de determinado investimento e possibilidades de atrair investidores em projetos futuros.
Como exemplo de valores intangíveis, podemos relacionar:
- Identificar a participação de pessoas no evento – apurando aquelas que se interessaram em obter informações;
- Uso de entrevistas – buscar a opinião sobre o evento junto aos participantes é uma excelente forma de identificar um importante componente de ROI; e
- Acompanhar postagens nas redes sociais – Trata-se de importante indicador de opinião sobre o evento; afinal, utilizar as redes sociais permite avaliar necessidades de melhorias ou tendências de participação em eventos futuros, de maneira mais segura.
-
Calculando os valores intangíveis
A melhor forma de ter como calcular ROI de um evento é usando a tecnologia em seu favor. Existem, atualmente, aplicativos que auxiliam essa tarefa e possibilitam extrair de maneira segura todas as variáveis necessárias para um cálculo mais apropriado.
Coletores de dados de opiniões dos participantes, pesquisas e avaliações diversas podem ser usadaos na apuração desses valores.
Existem ainda aplicativos que utilizam os dados obtidos por meio de leitores de QRCode e outros recursos que são bastante utilizados por quem realiza eventos e tem interesse em calcular o ROI completo de seu evento, valorizando ações futuras.
-
Implementando um controle adequado das receitas e despesas realizadas
Para viabilizar como calcular ROI de um evento de maneira correta é fundamental o uso de controles rígidos e apurações de todos os dados e valores inerentes aos fatores que se deseja mensurar.
Não é possível falar em ROI adequado, onde não sejam adotados controles que possam garantir os dados considerados em seu cálculo.
Conclusão sobre como calcular ROI de um evento
Vimos detalhes e formas de como calcular ROI de um evento, além de sua importância numa avaliação consistente dos retornos considerados.
Certamente essa apuração mais detalhada envolve conhecimento e técnicas específicas que possam contemplar as variáveis e todas as condições que tragam benefícios para quem utiliza o ROI como elemento de decisão de investimentos.
Gostou do artigo sobre como calcular ROI de um evento? Comente a seguir e até a próxima!