Está organizando um evento e não sabe como impactar o seu público deixando-os encantados a ponto de ficar na memória deles? Sabe como funciona um planejamento e organização de um evento para que tudo ocorra com sucesso no grande dia? Neste artigo falaremos sobre como impactar público em eventos com dicas incríveis e eficientes.
Planejamento e organização de eventos
O planejamento de um evento é um dos primeiros passos para organizar um evento. Para isso, é preciso traçar um perfil detalhado de tudo para o evento ocorrer. Há perguntas que devem ser feitas assim, como: qual o objetivo? Qual é o nicho? Quem é o público-alvo? Qual será a equipe? Qual será o orçamento? Como será feita a divulgação do evento?
Tendo todas as respostas é possível realizar um evento com sucesso. Para ter tudo sobre controle, o ideal é elaborar uma planilha com todos os detalhes e tarefas que serão feitas e sempre ter um plano para quando ocorrer imprevistos.
É muito importante manter a sua reputação impecável, até porque ninguém vai querer frequentar um evento em que a empresa é reconhecida por apoiar, por exemplo, ações ilegais. Então, procure sempre fazer o possível para que as suas ações garantam uma credibilidade impecável sem deixar que algum mal-entendido prejudique o seu evento.
Como impactar público em eventos?
Abaixo, listamos as melhores dicas sobre como impactar público em eventos com sucesso. Confira:
1. Realidade virtual
A realidade virtual é uma das formas de como impactar público em eventos, um termo dado a um "ambiente" gerado por um computador, que faz com que o usuário se mova e interaja com imagens tridimensionais que simulam o mundo real. Uma boa utilização é aperfeiçoar a experiência para o público do evento.
2. Projeção mapeada
A projeção mapeada é uma das formas de como impactar público em eventos. É uma técnica de projeção de vídeos com profundidade 3D, utilizado em superfícies irregulares ou objetos. Por meio de um software especializado, objetos de duas ou mais dimensões são formados de maneira virtual.
O aplicativo interage com um projetor potente e realiza a adaptação de qualquer imagem à superfície escolhida. Uma projeção mapeada gera mais impacto nos convidados, pois é algo inovador e que chama a atenção das pessoas.
3. Diferencial do seu evento
Outra dica de como impactar público em eventos é fazer com que o seu evento seja irresistível, pois essa é a chave para o sucesso. É preciso provar o porquê o seu evento se difere em relação a outros eventos similares.
O grande diferencial do seu evento pode ser a presença de grandes personalidades, com isso você pode divulgar um vídeo falando sobre o mesmo convidando as pessoas para comparecer em seu evento. Outra dica é distribuir brindes durante os dias do evento.
4. Marketing de conteúdo
Outra dica para impactar o seu público é entender quem , como pensa, como está distribuído e de que maneira os tipos de conteúdo podem impactá-lo. O marketing de conteúdo é uma das chaves de como impactar público em eventos. É por meio da criação de conteúdo relevante que gera uma percepção positiva sobre a marca, atraindo e fidelizando clientes, gerando muito mais negócios.
5. As cores
Sim, as cores também funcionam como uma forma de impactar o público em eventos. Para isso, o texto precisa estar em harmonia com o layout. Um visual com ruídos, ou poluição, prejudica a credibilidade da comunicação e impede que o público tenha interesse pelo seu conteúdo. Saiba escolher bem as cores da decoração também para atrair o seu público-alvo.
6. Divulgação
Procure focar em uma divulgação com comunicação especifica. Há determinados públicos que costumam participar de comunidades e grupos online. Por isso, é muito importante saber onde está o seu possível publico na web. Procure postar novidades de forma que chame a atenção das pessoas e reconheça os influenciadores de cada grupo, investindo em atitudes que despertam o interesse dessas pessoas.
7. Conteúdos para compartilhar
A viralização do seu evento depende da conexão dos usuários com a sua marca. Portanto, procure disponibilizar materiais que possam ser compartilhados ou que façam com que os internautas se aproximem para aumentar ainda mais a sua rede de contatos. Seja por meio de e-books ou qualquer outro conteúdo que possua informações relevantes sobre o seu evento.
8. Parcerias viáveis
Ao definir as suas parcerias procure verificar se ajudarão a divulgar o seu evento por meio da oferta de conteúdos relacionados a ele na página de cada parceiro. Assim, os seguidores dos parceiros podem ter acesso às informações sobre o seu evento sem que você tenha que tomar alguma atitude direta em relação a eles.
9. Crie vídeos
É muito importante criar vídeos sobre o seu evento, pois são a melhor forma para se comunicar na internet. No momento de elaborar os vídeos, procure inserir imagens de edições anteriores, depoimentos de palestrantes e participantes, das atrações e do ambiente em que ocorrerá o evento, entre outros. Procure caprichar muito na trilha sonora e na edição! Use e abuse da sua criatividade.
10. Convidar via e-mail
Outra alternativa é convidar o seu público via e-mail quando se tem uma base de contatos que já conhecem a sua marca. No convite, procure informar da forma mais simples possível, mas com todos os detalhes sobre o que ocorrerá no evento e inclua um link para a página de inscrições ou para o site do evento.
Você também pode pedir diretamente ou indiretamente para os participantes convidarem os amigos ou familiares para participar do evento.