10 formas de evitar violência em eventos de grande público

Se você deseja sempre se informar mais sobre os detalhes de organização e realização de eventos, veja aqui formas de evitar violência em eventos com grandes públicos.

Publicado em 02/09/2022

Avalie este Artigo

Priorizar a segurança em eventos é um fator crítico de sucesso para que o evento seja bem avaliado e que possa transcorrer sem quaisquer transtornos, principalmente que tomem proporções descontroladas, que podem começar com discussões simples e acabar com o evento, com danos para todos.

Eventos de grande presença de público podem ser realizados em áreas distintas, em espaços amplos e abertos, como também em locais fechados, mas de grande porte.

Esse é um desafio maior ainda para os profissionais de segurança, pois devem adotar ações preventivas para que se evitem conflitos e situações que fujam ao controle, visando garantir a segurança dos participantes e das próprias equipes e convidados com os menores riscos possíveis.

Por isso planejar e definir atitudes e controles de monitoramento são fundamentais para o sucesso e segurança de eventos desses tipos.

10 dicas de segurança para evitar violência em eventos

Vamos apresentar cada uma a partir de agora.

1.       Trabalhe com empresa experiente em grandes eventos

A melhor maneira de evitar violência em eventos é contar com a parceria de uma empresa de segurança com comprovada experiência nesses tipos de realização.

Eventos com grande acesso de pessoas requerem uma capacitação de identificação de riscos que é específica para esses casos, assim somente empresas experientes podem dar mais garantias que a ordem será mantida.

Não se deve assumir a organização de segurança em grandes eventos sem contar com o apoio de profissionais na área de segurança.

2.       Elabore um mapa de riscos

Identificar e gerenciar os riscos são fatores fundamentais para evitar violência em eventos.

Isso ocorre porque com tais avaliações é elaborada uma simulação prévia de todos os componentes de riscos e feito um mapeamento desses, gerando ações antecipadas para serem adotadas no evento.

São critérios técnicos que permitem ter o controle total do ambiente e assim reduzir as possibilidades de algo sair errado.

3.       Avalie o local

Avaliar e conhecer bem o local são condições básicas para traçar as estratégias para evitar violência em eventos e serve como identificação para auxiliar na elaboração de uma parte importante de seu mapa de riscos.

Eventos com grande participação podem ser realizados em amplos espaços abertos, como fazendas e chácaras e terem riscos que devem ser identificados na avaliação do local.

4.       Trabalhe com a tecnologia

10 formas de evitar violência em eventos de grande público

Uma excelente forma de evitar violência em eventos é com o uso da tecnologia.

Estruturas inteligentes, permitem adotar equipamentos de monitoramento que auxiliem a identificar possibilidades de riscos iminentes e assim proporcionar a ação prévia da segurança no local.

A tecnologia auxilia inclusive em identificar possíveis incidentes, assim como, em contenções de riscos no acesso ao local, como portes de armas.

5.       Conte com uma equipe de segurança qualificada

10 formas de evitar violência em eventos de grande público

Para evitar violência em eventos é necessário identificar se o time de segurança é treinado para tais situações de eventos de grandes participações.

As ações a serem adotadas em situações desse tipo são bem específicas e requerem um cuidado e atenção redobrada. Somente profissionais qualificados podem realizar suas tarefas com maior sucesso, evitando maiores riscos.

Por isso a contratação de uma empresa experiente também oferece mais possibilidades de contar com os melhores profissionais para um evento de grandes proporções.

6.       Conheça o perfil do público

Manter uma boa comunicação com as regras dos eventos estabelecidas em convites ao público é uma excelente forma de evitar violência em eventos.

Esse fato está relacionado a condições de informações prévias e claras sobre o que esperar do evento, para que não sejam utilizados recursos ou atitudes que possam trazer riscos.

E o mais importante para o preparo da equipe é identificar o perfil dos participantes, para que possam ser avaliados os riscos a cada segmento que se espera receber.

Como por exemplo, eventos de grande participação popular relacionados a temas espirituais têm menos riscos de violência que os demais, assim as ações a serem definidas podem ser diferentes.

7.       Defina áreas de contenção

Nos planos de contingência que devem ser preparados é preciso estabelecer a garantia de rotas de escape e também de áreas de contenção para que eventuais conflitos não sejam expandidos e assim possam ser contidos de maneira mais segura.

Planejar ações que visem garantir a saída das pessoas ao fim do evento, com mais segurança também é uma maneira de manter o evento seguro.

8.       Monitore continuamente

Monitoramento total ao evento, desde o entorno, entrada de pessoal, e avaliação de situações de tensão no interior do espaço, devem ser bem definidas e estabelecidas as estratégias para cada caso.

Daí a importância de oferecer as condições de comunicação interna entre equipes para que possam agir previamente em situações antes e durante o evento.

9.       Peça apoio dos órgãos de segurança pública

Eventos de grande participação de público sempre devem considerar o envolvimento das autoridades de segurança pública do local, inclusive para viabilizar condições de acesso e áreas de estacionamentos e embarques e desembarques.

Isso é uma obrigação legal, mas também auxilia a ampliar as equipes que cuidam da segurança no entorno e de acesso e saída do evento, trazendo mais tranquilidade a todos.

10.   Em espaços restritos

10 formas de evitar violência em eventos de grande público

A realização de eventos com grande fluxo de pessoas, pode também ser realizado em espaços menores, como clubes e salões com maior capacidade e estrutura para receber mais pessoas.

E nesses casos todos os cuidados citados para grandes espaços também deverão ser adotados, pois a segurança não está somente relacionada a espaços abertos e sim as condições de riscos que se apresentam nos eventos de grande público.

Nesses casos devemos acrescentar apenas um controle rígido sobre a capacidade do local e maior atenção a áreas de saída, além de riscos com a segurança relacionada a estrutura do local e de incêndios.

 

Considerações finais sobre evitar violência em eventos

Existem muitas ações detalhadas para evitar violência em eventos de grande público presente e as medidas sempre devem ser planejadas e bem monitoradas de maneira prévia, reduzindo assim os riscos de confrontos e de acidentes.

Vimos algumas dicas de segurança que antecipam as condições de riscos e medidas a serem adotadas para minimizar suas ocorrências.

Esperamos que tenha gostado desse conteúdo e então deixe seu comentário com sua opinião sobre evitar violência em eventos.


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39969 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...