Eventos corporativos são uma excelente opção de treinamento e de conseguir manter as equipes motivadas e, assim, possibilitar um aumento de comprometimento e produtividade.
Porém, para que o evento seja bem-sucedido e traga os resultados desejados é preciso cuidar de seu planejamento e organização, com base nas definições de objetivos que se desejam alcançar.
Muitos eventos acabam sendo realizados somente para se cumprir agenda, sem pensar numa maior contribuição e participação das equipes, por isso a importância de avaliar com bastante cuidado o tipo de evento a ser realizado e as ações a ser adotadas para que isso possa ocorrer.
Iremos apresentar como eventos corporativos podem engajar participantes, além de apresentar os tipos de eventos que podem ser organizados para conseguir os melhores resultados.
Eventos corporativos podem engajar participantes, com cuidados
Os eventos corporativos podem engajar participantes, porém para que isso ocorra com o sucesso desejado é importante considerar vários aspectos de organização do evento.
A seguir, relacionamos diversos cuidados a adotar para que o engajamento com o evento seja adequado, tanto durante como após sua realização.
Considerar tais fatores de organização fará de seu evento corporativo uma experiência profissional e de vida para os participantes, e é isso o que deve ser buscado, para conseguir cada vez mais a adesão e participação ativa de todos.
Defina temas importantes para os participantes que tragam retorno para a empresa
Eventos corporativos podem engajar participantes quando são definidos os temas e tipo de abordagem que serão considerados quando de suas realizações.
Nesse caso é fundamental conhecer o perfil dos participantes e os assuntos que mais se alinhem a esses perfis, conjugando-os com as necessidades da empresa.
Assim, um evento que vise ao desenvolvimento de lideranças já existentes na empresa deve ser tratado com foco diferente daquele destinado a equipes de operação, mas tudo dependerá do objetivo que se deseja.
Contrate expositores que possam ser admirados
Os eventos corporativos podem engajar participantes quando os expositores sejam considerados como referências em suas áreas, ou que apresentem temas diferenciados e inovadores.
Grandes expositores nem sempre são aqueles que estão evidência, mas sim os que conseguem atrair a atenção e despertar a paixão e o comprometimento dos participantes.
Escolha um local apropriado
Um dos fatores a considerar como eventos corporativos podem engajar participantes se relaciona à escolha do local onde será realizado o evento.
Muitos eventos devem ser feitos em locais externos ao ambiente de trabalho, pois isso traz um sentimento de missão exclusiva e benefícios para a concentração dos participantes.
Escolher espaços interessantes e que marquem o evento, como o uso de locais junto a natureza, como chácaras ou sítios e que possuam segurança e tranquilidade, são aspectos diferenciais em eventos corporativos de sucesso.
Cuide para que seja um evento que auxilie o desenvolvimento pessoal e profissional
Eventos corporativos podem engajar participantes quando são realizados com o objetivo do crescimento profissional e pessoal de seus participantes.
Nesse caso, o interesse se multiplica e todos terão maior interesse em participar e aproveitar o evento da melhor forma possível.
Capriche na infraestrutura
Ter uma infraestrutura de conforto e que deixe os participantes à vontade tem uma grande importância para o engajamento de todos.
Cuidar dos serviços de intervalos de café e coquetel ao término do evento trazem admiração e a percepção de um tratamento diferenciado ao evento.
Estimule a participação demonstrando o conteúdo a ser considerado no evento
Elaborar convites personalizados, divulgar com bastante criatividade e distribuir brindes aos participantes são fatores que contribuirão para gerar interesse e deixar o evento sempre na lembrança de todos.
Esse processo permite gerar interesse de outros participantes em eventos futuros.
Quais tipos de eventos corporativos podem engajar participantes
É importante definir o tipo de evento mais apropriado que possa gerar o retorno que se deseja.
Os eventos corporativos podem engajar participantes se forem considerados os seguintes tipos de realização:
Convenções
Focados em apresentações de autoridades em determinado assunto, têm foco na participação do maior número de participantes de uma empresa ou de diversas empresas de determinada área ou que aborde assuntos comuns.
São eventos grandes e que trazem resultados importantes aos participantes.
Seminários
Com visão de desenvolvimento técnico de pessoal, esse tipo de evento tem grande destaque nos planos de carreira e de desenvolvimento de equipes.
Uma excelente maneira de transmitir novos métodos e consolidar ferramentas de atuação profissional.
Simpósios
São palestras que visam ao desenvolvimento intelectual e de conhecimento dos participantes. Normalmente, têm o objetivo de apresentações acadêmicas e novos conceitos sobre diversos temas.
Fóruns
Tem por objetivo a geração de grupos de discussões e são excelentes para identificar surgimento de líderes e de profissionais que possam se destacar nas mais diversas atividades.
É um importante instrumento de aprimorar fatores de inovação dos negócios e gera grande interesse e engajamento.
Lançamentos internos
São importantes, pois fazem parte de uma política mais ampla de transparência e comunicação com os participantes, e assim evita que ruídos ocasionados por informações externas interfiram no ambiente da empresa.
Têm o sentido de integração e participação de todo o time da empresa.
Workshops
São eventos que visam a uma participação bastante interativa entre expositores e equipes e, dessa maneira, permitem um engajamento bastante significativo.
Esse tipo de evento pode colaborar para soluções de problemas e de melhorias de processos, trazendo melhores resultados para a empresa.
Confraternizações
As confraternizações permitem a comemoração de datas específicas ou atingimento de metas coletivas que podem elevar os ganhos da empresa e assim têm o poder de trazer total engajamento dos participantes.
Além disso, são excelentes formas de integrar e aproximar equipes que possam estar mais distantes e que acabem contribuindo em melhorias de resultados para a empresa.
Conclusão: eventos corporativos podem engajar participantes
Planejando e organizando com bastante cuidado, eventos corporativos podem engajar participantes com bastante sucesso.
O fundamental é que se definam os objetivos, o tipo de evento e toda a estrutura que terá de ser utilizada para que os participantes possam se entusiasmar e que levem para suas atividades, e até para a vida pessoal, uma experiência única e que poderá contribuir para seu desenvolvimento.
Aproveite e deixe um comentário com sua opinião sobre este artigo, que abordou eventos corporativos podem engajar participantes.