Eventos corporativos são preparados para atender diversas finalidades que podem envolver seus empregados, fornecedores, clientes, investidores e imprensa.
Cada evento inclui uma determinada característica e requer a definição de locais e estruturas específicas, podendo ser de grandes proporções ou com características mais restritas, com a participação de um público menor.
A necessidade de tipo de infraestrutura e suporte também está presente em qualquer tipo de evento, porém deve atender à finalidade de cada acontecimento.
Cada evento requer divulgação, registro e ações para manter o conforto e participação de todos os participantes. E todas essas etapas devem ser bem planejados e organizados para que tudo possa atingir os objetivos e ser um sucesso.
Principais tipos de eventos corporativos
Há diversos tipos de eventos corporativos e eles podem ser adaptados ao tipo de gestão de cada empresa, assim como aos objetivos que se deseja alcançar.
Relacionamos sete tipos principais mais comumente utilizados pelas organizações empresariais e que visam atingir determinados resultados mais específicos, a fim de melhorar seu ambiente de controle e negócios:
- Feiras;
- Seminários;
- Palestras;
- Treinamentos;
- Conferências;
- Convenções; e
- Congressos
1. Feiras
Um dos eventos corporativos que mais trazem retorno para as empresas junto aos clientes e fornecedores são as realizações de feiras de negócios.
Esses tipos de eventos possibilitam a exposição da marca em ocasiões onde se reúne diversos tipos de públicos e que fazem um diferencial de apresentação do negócio, o que possibilita alavancar relacionamentos comerciais importantes e também a divulgação da marca/do serviço.
Estudar o posicionamento da marca e a forma de apresentação é determinante para destacar a empresa e atrair a atenção de quem frequenta esse tipo de evento.
Contar com um bom planejamento e experiência na organização da participação da empresa nessas ocasiões serão importantes inclusive para observar seus concorrentes.
2. Seminários
Outro destaque em eventos corporativos, os seminários são mais direcionados ao público interno, mas também podem ser aplicados de forma mais ampla para aquele público que tenha interesse em se aprimorar com produtos e serviços da área de atuação da empresa.
Normalmente, esse tipo de evento deve ser transmitido ao vivo e disponibilizado para consultas futuras, sendo necessário estabelecer com bastante cuidado toda a infraestrutura para que o evento transcorra de forma adequada.
Nessas ocasiões podem ocorrer apresentações, debates e transmissão de informações e conhecimento que criem interesse no público e que despertem uma visão positiva sobre sua empresa nas pessoas que se relacionam e irão se relacionar com sua organização.
3. Palestras
As palestras são eventos corporativos direcionados a provocar esclarecimentos sobre determinados assuntos de interesse da empresa e que visam melhorar o aprendizado do grupo, tanto para atender objetivos profissionais como para melhorias pessoais.
Normalmente, o palestrante incentiva a reflexão e a mudança de paradigmas nas pessoas para provocar a melhoria contínua na equipe.
Esse tipo de evento normalmente é de curta duração e específicas para os empregados, com vistas a melhoria dos resultados do negócio.
Palestras podem ter como objetivo aspectos comportamentais, educacionais ou motivacionais de forma mais geral.
4. Treinamentos
Trata-se de um dos eventos corporativos que devem fazer parte das diretrizes para uma boa gestão de negócios.
Treinamentos envolvem um conjunto de ações específicas para levar informação, ou mesmo conhecimento, para o público interno nas empresas. Em geral, visam a qualificação do pessoal para atender a princípios de melhoria contínua de processos e atividades da empresa.
Empresas normalmente já têm uma definição de melhoria profissional de seus colaboradores por meio de um plano anual de desenvolvimento e formação de sucessores.
Esses planos envolvem instituições externas que transmitam conceitos e inovações para as equipes, sendo importante instrumento de qualificação contínua do pessoal.
Existem treinamentos que visam a integração de novos colaboradores, em que são informadas as principais caraterísticas do negócio e a apresentação do que se espera em termos de conduta ética e comportamentos. Por exemplo: treinamentos para reciclagem de conhecimento e transmissão de novas metodologias adotadas pelas empresas, como o caso de um novo sistema de controle implementado.
Podem ser realizados nas instalações da empresa ou em locais externos, dependendo do tipo, dos objetivos e da abrangência a alcançar.
5. Conferências
Um dos tipos de eventos corporativos onde as empresas se unem para apresentar assuntos de importância de um determinado segmento ou de ampla aplicação, sendo discutidos temas entre especialistas e autoridades nos assuntos, sem a participação do público, que participa somente como espectador, obtendo conceitos e tendências sobre temas importantes.
Esse tipo de evento objetiva a melhoria de visão dos ambientes corporativos, informação de mercados e tendências, sendo instrumento importante de qualificação para uma boa gestão do negócio.
6. Convenções
Esses tipos de eventos corporativos ocorrem com a participação de um determinado público mais interessado em se aprimorar em temas ligados às suas áreas de atuação com muita integração entre os participantes e uma grande exposição dos profissionais e marcas participantes.
Neles é comum estabelecer regras e princípios de atuação e definições de atuação no mercado, assim como regras de competição.
São importantes e amplos núcleos de debates e geração de tendências empresariais, podendo ser patrocinadas para participação apenas dos profissionais das empresas ou de integração com outras organizações empresariais.
7. Congressos
São eventos corporativos de grande porte e repercussão onde são realizadas diversas atividades, apresentações, treinamentos, debates e iniciativas de participação de todos.
Esse tipo de evento congrega iniciativas de qualificação e treinamento das equipes, sendo uma ótima oportunidade de ampliar a rede de relacionamento das empresas e retornar com melhorias de seus negócios.
Podem ter abrangência regional, nacional e internacional e são bastante concorridos.
Normalmente, esse tipo de evento é restrito a determinadas categorias, porém podem ser aplicadas de forma ampla, envolvendo vários públicos.
Conclusão sobre 7 tipos de eventos corporativos
Relacionamos sete principais tipos de eventos corporativos, porém existem diversos outros de menor porte e que se realizam cotidianamente para auxiliar a gestão, como reuniões de resultados, de segurança, de controles de produção, festas de confraternização etc.
As empresas tendem a estabelecer suas reuniões com as características de eventos de menor porte, no entanto com o objetivo de estabelecer um padrão de realização e participação de todos os envolvidos, para o melhor aproveitamento possível e retornar com melhorias contínuas em seus processos, com vistas a aumentar seus resultados.
Eventos de maior porte devem ser assessorados por empresas de qualidade e que possam, com suas experiências, providenciar todos os detalhes para o sucesso desses encontros.
Escolher uma empresa confiável e competente para ser parceira nesse processo é uma decisão fundamental para se atingir os objetivos desejados. Esse é o caso de nossa empresa Organizando Eventos, com vasta experiência em vários tipos de eventos corporativos e privados. Nós vamos manter seus eventos corporativos com muita qualidade.
Conheça mais sobre nossos serviços acessando nosso site. Aproveite e deixe seu comentário em nosso post, isso nos ajudará a melhorar sempre a qualidade de nossos artigos visando melhorar sempre os temas e conteúdos abordados.