Muitas pessoas dizem que regras de etiqueta são frescura, mas quem não gosta de saber se portar e apresentar bons modos em várias ocasiões? As chamadas “saias-justas” além de fazer com que quem as cometeu passe vergonha, também mancham a imagem da pessoa. A seguir, confira dicas para se sair bem em eventos sociais:
Responder ao convite
A dica inicial é sempre responder ao convite do anfitrião, pois além de mostrar a consideração pela sua pessoa, a sua confirmação afeta o número de pessoas, e interfere nos preparativos e no orçamento. Se confirmou a presença, e algo impedirá sua presença, avise ao anfitrião também. Só leve pessoas a mais se especificado.
Durante o evento
Todo evento tem um momento pré-estabelecido para os cumprimentos, e não é elegante ficar em volta do anfitrião, pois pode causar um desconforto por não conseguir dar atenção devida a todos.
Não mude a estrutura do evento ao mudar o lugar das mesas ou puxar cadeiras para se aproximar dos seus amigos. Ambos, anfitrião e os profissionais envolvidos, planejaram onde as mesas seriam dispostas e é rude mudar essa estrutura.
Refeição
Quando se servir cuide para não encher o prato, mesmo que vá comer o que colocou. É preferível que se sirva duas vezes. Cuide para não colocar os cotovelos na mesa e o guardanapo no colo. Os talheres são organizados para maior facilidade, não para deixar o convidado desconfortável. Se estão posicionados de acordo com a ordem dos pratos que virão, só os utilize de dentro pra fora.
Não interrompa o jantar do dono da festa, não exagere na bebida para não passar vergonha e não peça ao garçom para encher seu copo.
Siga essas dicas, e na dúvida, pergunte, pois seu anfitrião não quer que você se sinta desconfortável, tenha certeza disso.
Imagem: Patricinha Esperta.