Provavelmente alguns irão chegar aqui e procurar a solução pronta para diversos problemas que possam ocorrer durante o evento, pois bem, já deixo claro pra vocês que não fiz esse artigo com essa intenção, mesmo porque seria muita pretensão e pouca noção de realidade da minha parte.
Problemas em eventos irão acontecer, independente do quão preparado você ou seus profissionais estão. O que faz a diferença é como lidar com os problemas e buscar a solução para eles, mas como fazer isso com serenidade e assertividade ? Não há uma fórmula mágica, mas existem alguns meios para se sair bem de muitos problemas que parecem intransponíveis durante seu evento, são eles:
- Procure não deixar a emoção te envolver completamente, coloque na cabeça que a maioria dos problemas (por mais imediatos que sejam) podem esperar algum tempo para serem sanados.
- Tenha ao seu lado uma pessoa de confiança( ou um conhecido com certa familiaridade), que tenha uma responsabilidade menor que a sua no evento e troque idéias sobre os problemas com essa pessoa, por estar envolvida no evento mas com menos peso nas costas, ela poderá ter insights importantes.
- Tenha pessoas a quem recorrer, deixe na manga sempre diversos contatos de fornecedores, pois se algum falhar ...
- Não menospreze nenhum problema, mesmo que seja uma gatinho passeando perto das caixas de som no canto do salão, se você já identificou um possível problema no começo, acabe com ele (acabar eu me refiro a acabar com o problema, não com o pobre gato).
- Use o Antí Virus do seu computador como exemplo, se um problema não pode ser sanado naquele momento, mova ele para longe dos olhos dos freqüentadores (quarentena) e resolva ele com calma.
- Tente nunca demonstrar desespero ou falta de conhecimento para as pessoas que o cercam, muitos problemas são novos e desconhecidos, mas deixar as pessoas ao seu redor inseguras quanto ao seu profissionalismo só irá prejudicar o evento em geral.
- Tenha sempre em mãos os telefones dos serviços de emergência, eles podem ser a diferença entre a vida e a morte em uma situação complicada.
Por fim, procure usar o bom senso, aceite que você não tem todas as respostas e não sabe todas as saídas para os problemas. Caso queira conversar a respeito, entre em contato.
Paulo Alberto
Psicólogo - Puc Campinas