A promoção de festas e eventos é um nicho de mercado que está em crescimento e também em constante renovação, ou seja, inércia está longe de ser uma característica desse mercado.
Ao mesmo tempo em que se firmam ou mesmo surgem novas formas de montar festas e eventos, outras formas são deixadas de lado e, para ter sucesso nesse meio, é essencial estar a par do que virou passado e do que é o presente e o futuro em termos de organização de eventos em 2019. E, para isso, é preciso pensar sempre à frente de todos, garantindo, assim, o seu sucesso.
Essa atenção às tendências para organização de eventos em 2019 vai auxiliar bastante na hora de atrair mais público aos seus eventos, para a divulgação dos seus negócios, além de trazer maior eficiência e eficácia, o que vai acarretar na diminuição de custos e na redução de preços, o que, por sua vez, vai atrair cada vez mais clientes.
Por isso, no texto de hoje vamos expor as principais tendências para organização de eventos em 2019. E então, vamos conversar?
1. Tecnologia
O mundo moderno está a cada dia mais conectado, por isso, se você quer se destacar na organização de eventos em 2019 precisa incorporar a tecnologia nas suas festas e em seus eventos. E essa é uma tendência que já vêm se consolidando há algum tempo, portanto, não pode mais ser ignorada.
Automatizar as tarefas abre espaço para dar atenção a outras prioridades na hora da organização de eventos, como, por exemplo, a criação de renovação de novos temas, decorações e possíveis ambientes para os eventos ou na ampliação da carta de clientes e na área de atuação. Além, é claro, de que criar ou trazer inovações tecnológicas para o negócio, como aplicativos para computador e dispositivos móveis, por exemplo, facilita a forma como os possíveis clientes possam encontrar você.
2. Preocupação com o meio ambiente
A preocupação com o meio ambiente é uma das maiores tendências para a organização de eventos em 2019, até por que os recursos do planeta são limitados e estão ficando escassos. Por isso, essa tem sido uma constante na sociedade do século XXI, inclusive se tornando obrigatória em muitas empresas.
Atrelada à preocupação ambiental, na organização de eventos em 2019, está a responsabilidade social que é a preocupação com todo o entorno social do local onde está o negócio, desde as preocupações ambientais como a redução do consumo de papel e plástico até o retorno, em forma de ações, à comunidade local.
3. Interação com o público
Os dias nos quais apenas fazer anúncios em mídias audiovisuais e impressas era garantia de sucesso chegaram ao final. Hoje em dia é preciso oferecer imersão no negócio ao seu público-alvo para que ele possa, de fato, ver e sentir o que é possível lhe oferecer, o que cria um laço entre a marca e os clientes.
4. Leve em conta as estações do ano e inove
Estamos em pleno verão, leve isso em consideração ao montar a sua festa ou evento, inove. Nem todo evento precisa ser realizado em um ambiente fechado, muito pelo contrário, realizar a festa em um ambiente aberto pode ser muito melhor.
Por isso, seja criativo, e além de mudar os locais, crie novos cardápios de comidas e bebidas. Inovação é uma das principais palavras na organização de eventos em 2019.
Outro ponto muito importante ao montar um ambiente de festa é pensar nas crianças que poderão participar dele. Levando isso em consideração, crie ambientes kids, com muita diversão e brinquedos.
5. Simplicidade
Não é por que o evento é simples que não pode ser sofisticado, aliás, ao contrário, de acordo com as tendências de organização de eventos em 2019, quanto mais simples a festa, mais chique ela será, mas preste atenção, ser simples não significa ser sem graça. Precisa, sim, haver traços marcantes para que todos se lembrem da sua festa por muito tempo.
6. Mídias sociais
Como falamos anteriormente, vivemos em um mundo cada vez mais conectado, e isso acontece principalmente devidos as mídias sociais, ou seja, nada mais acontece que não seja publicado nelas.
Portanto, não fique de fora dessa tendência na organização de eventos em 2019, pois vale muito a pena investir nessas redes de relacionamento, propiciando envolvimento com o seu cliente.
7. Transmissões ao vivo
Falando em redes sociais, uma das características que estão virando febre é a transmissão ao vivo dos acontecimentos, ou seja, em tempo real. Então, uma ótima forma de divulgar e alcançar o maior público possível para o seu evento é fazer uma transmissão ao vivo dele via mídias sociais.
Isso vai permitir também a interação do público com o evento através das ferramentas de comentários e conversas.
8. Personalização
Cada vez mais as pessoas querem ter experiências únicas e feitas especialmente para si. Por isso, quanto mais você personalizar sua festa ou evento levando em conta os gostos e as características do cliente, mais feliz e satisfeito ele ficará, e cliente satisfeito significa retorno e publicidade gratuita.
Além disso, procurar manter uma relação intimista com o consumidor também é uma ótima sacada, ou seja, mostrar que se preocupa com os desejos dele e que fará de tudo para realizá-los demonstra empatia e ajuda muito a criar um laço de confiança com esse indivíduo, ele não é apenas um cliente, é um ser que necessita de atenção.
9. Imersão
Outra vez vamos falar de tecnologia, mas não o uso direto dela. Como já dissemos antes, a tecnologia precisa fazer parte da organização do evento, entretanto se, durante o evento, os convidados estiverem o tempo todo conectados em seus dispositivos móveis significa que a festa não está chamando a atenção deles.
Por isso, é fundamental, para o sucesso do evento, que ele proporcione uma experiência imersiva no convidado, levando-o a esquecer das tecnologias durante a festa.
Agora que você já está por dentro das melhores tendências para organização de eventos em 2019, poderá arrasar em seus eventos. Gostou das dicas? Comenta aí para a gente saber.