Para organizar evento solene é preciso saber um conjunto de regras. Por isso, é muito importante saber os tipos e formatos de eventos que requer um evento solene, como deve ser organizado, o que deve ser feito e se vai precisar de algum tipo de assessoria.
Como não é todo mundo que sabe como realizar evento solene, separamos algumas dicas e sugestões bem interessante para que tudo ocorra da forma correta.
É preciso pensar em um conjunto de fatores na hora de organizar evento solene, sempre pensando na pessoa que mais tem interesse no evento:a homenageada. Pois, um pequeno deslize pode pôr tudo por água abaixo.
A seguir, veja as nossas dicas de como realizar evento solene. Pode ter certeza que depois disso, você não vai errar e ficará por dentro de tudo o que precisa.
1. Orçamento
A primeira coisa a ser feita é saber o quanto você tem disponível para organizar evento solene.
Na maioria das vezes, a verba não é muito grande, para isso é preciso ter muita criatividade, além de procurar parcerias para que o evento possa acontecer sempre mostrando bom gosto.
A melhor forma é pensar nas empresas que tenham interesse em divulgar o seu produto para o público-alvo que você vai trabalhar ao organizar evento solene. Assim, essas empresas poderão ajudar a organizar bevento solene com um item ou, até mesmo, financeiramente em troca de algum tipo de divulgação.
2. Planejamento e cronograma
Ter um bom planejamento é fundamental para que o evento seja realizado sem nenhum estresse. Um dos principais pontos de como realizar evento solene é saber planejar e ter um cronograma bem definido com todos os fornecedores, trabalhadores, parceiros etc.
Para que o seu planejamento funcione é preciso prestar bastante atenção no que o cliente deseja. Na primeira conversa, entenda bem o que o cliente fala, faça a mesma pergunta várias vezes para que tudo fique claro e não ocorra falha na comunicação.
Normalmente, o cliente passará as suas ideias iniciais. Você trabalha em cima dessas ideias, sempre as enriquecendo, trazendo algo novo para o cliente. Se achar que alguma ideia dada pelo cliente não funcionará, você pode sugerir algo. Para isso, é possível pesquisar alguma solução mais inovadora.
3. Fornecedores
Ter bons fornecedores é essencial para um bom negócio funcionar, e o mesmo ocorre quando o assunto é organizar evento solene. Os fornecedores são seus parceiros nessa empreitada, e por isso, você deve ter qualidade e fornecedores em que você possa confiar.
Portanto, para saber como realizar evento solene, você precisa ter contato com boas listas de fornecedores e fazer uma boa triagem, percebendo quais são os que mais interessam e melhor servirão a seu negócio de eventos. Pergunte para as pessoas que trabalham no ramo sobre os fornecedores, como eles trabalham, etc.
Deve-se sempre escolher os melhores profissionais que trabalham com DJ, som, luz e imagem, lembrancinhas, estruturas e equipamentos para eventos, filmagem e fotografia em eventos etc. Além de confiáveis, precisam ter referências.
4. Convites
Para um vento ser bem-sucedido é preciso que os convidados apareçam. Por isso, é preciso contar comconvite para o evento.
Os convidados precisam receber o convite com, no mínimo, 30 dias antes do evento. Além disso, o convite deve ser elegante e combinar com o tema.Assim, o convidado saberá como deve se vestir, por exemplo.
5. Interatividade
O uso de tecnologias sempre deixa o evento mais interessante. É possível sim juntar o clássico e o moderno em um só lugar.
Assim, utilizar vídeos, animações, entre outros recursos audiovisuais, permite deixar o evento solene com um charme a mais. Sempre lembrando de respeitar o clima mais sério da ocasião, ok?
6. Checklist
Fazer um checklist também é muito importante para quem vai organizar evento solene, pois a partir dele você vai saber o que já foi e o que ainda precisa ser feito.
Desta forma, você garante que o seu evento ocorra de uma forma impecável, sem nenhum tipo de esquecimento. É só fazer uma lista e ir marcando cada item solucionado.
Checklist, no mundo dos eventos, é o seu grande amigo. Trata-se de um suporte fantástico para um planejamento detalhado, que não deixe nenhum detalhe de fora. Atenção para isso!
7. O evento
Ao organizar evento solene é preciso determinar um representante. Acredite, em cada parte doevento é preciso ter um representante, uma liderança. E no caso do evento solene, não é diferente.
É preciso fazer uma reunião com as pessoas que trabalharão no evento solene, passar todas as diretrizes necessárias. É muito importante confirmar as funções de cada profissional que trabalhará no evento.
8. Pós-evento
Mesmo tendo passado o evento e tudo ter ocorrido bem, o seu trabalho não terminou. É preciso separar as fotos, os vídeos para enviar aos que participaram do evento. Se causou uma boa impressão antes e durante o evento, essa boa impressão deve continuar mesmo depois.
Com essas dicas, você já sabe como realizar um evento solene. Não pode esquecer de nenhum detalhe – o checklist está aí para isso. A área de organização de eventos é muito ampla e requer profissionais especializados para que o evento aconteça. Por isso, é importante contar também sempre com o melhor staff, ou seja, sua equipe de funcionários, que deve ser bem treinada e ter conhecimento do ramo.
Se você está começando com um empreendimento de organização de eventos agora, a melhor atitude a ser tomada é estudar, pesquisar como o ramo funciona, buscando as parcerias melhores do mercado e sempre ficando atento a todas as novidades para criar um diferencial em seu negócio, gerando uma marca, de verdade.
Se puser em prática todas essas dicas, mesmo parecendo simples, com certeza você conseguirá firmar no ramo de eventos e se especializar em evento solene. Não é qualquer profissional que consegue atender bem esse ramo. Especialize-se constantemente.
Gostou das dicas? Comente abaixo e continue acompanhando o blog, pois aqui você tem sempre a melhor informação sobre o mundo dos eventos de sucesso. Até a próxima e sucesso!