Precisa organizar algum evento, mas não sabe exatamente quais são os melhores protocolos de segurança? Neste artigo falaremos tudo sobre a segurança em eventos e daremos as melhores dicas para eventos.
Organização de eventos
A organização de um evento é o processo de planejamento de uma festa, cerimônia, festival, convenção, feira ou evento corporativo. Envolve orçamento, escolha de datas e horários, escolha e reserva do espaço de eventos, contratação de fornecedores (mesas e cadeiras, brinquedos infantis em caso de presença de crianças, decoração, entre outros), patrocinadores, Buffet e a divulgação para garantir o sucesso do evento.
Tudo isso é realizado por um produtor de eventos que deve ter a experiência e a capacidade de gerenciar o seu tempo de forma sábia para garantir que tudo ocorra conforme o planejado e o sucesso no grande dia.
A importância da segurança em eventos
A segurança é um fator fundamental a ser considerado quando se está organizando um evento, independentemente da época do ano, principalmente em ocasiões comemorativas.
Por trás de toda alegria de um evento há todo um aparato para garantir que tudo ocorra com sucesso e que os momentos sejam lembrados como merecem, evitando incidentes e imprevistos.
8 melhores dicas de segurança para eventos
Abaixo, listamos as oito melhores dicas de segurança para eventos. Confira:
1. Avaliar o local do evento
Avaliar o local no qual ocorrerá o evento é uma das primeiras dicas de segurança para eventos. Elementos como a quantidade de acessos, o tamanho e a configuração do local como área fechada ou aberta fazem toda a diferença no tipo de trabalho a ser feito.
Seja na escolha de um local ao ar livre ou interno, é importante identificar se o mesmo comportará a quantidade de pessoas que confirmaram a sua presença para o evento, a fim de evitar a superlotação e possíveis incidentes e acidentes. A dica é visitar os possíveis locais antes de fechar negócio.
2. Alvará de funcionamento
Além de avaliar o local do evento, é também muito importante verificar o seu alvará de funcionamento, e essa é uma das dicas de segurança para eventos mais importantes.
Alguns eventos precisam da autorização da Prefeitura do local onde se dará a ocasião. As regras são bem similares em todo o país, porém, é importante entrar em contato com o órgão fiscalizador da cidade e se informar. Normalmente, é preciso apresentar alguns documentos que comprovem desde os procedimentos de segurança até o modo de como a limpeza será feita pré, durante e pós-evento.
3. Equipamentos a serem utilizados
Uma das dicas de segurança para eventos é saber a qualidade e quais os equipamentos que serão utilizados durante o evento. Todos os aparelhos e equipamentos de som, iluminação e vídeo precisam ser cuidadosamente selecionados. E para evitar qualquer tipo de problema durante o evento, a dica é procurar por fornecedores de confiança e que tenham suporte técnico em casos de falhas.
Para isso, você deve procurar por avaliações, se os clientes anteriores aprovaram o serviço realizado de tal fornecedor e verificar se os equipamentos possuem uma boa qualidade para garantir o bom funcionamento para assim deixar o público satisfeito.
4. Elaborar um roteiro de segurança
Elaborar um roteiro de segurança é uma das principais dicas de segurança para eventos. Para isso, é preciso que os seguranças e a equipe responsável pela manipulação dos equipamentos estejam presentes no local, pois assim você garante que todos sigam todas as orientações.
Se quiser mais produtividade e ainda facilitar a integração de vários trabalhos de segurança, você pode terceirizar o serviço e contratar uma empresa especializada. Também é importante ter um plano B caso ocorra algum incidente ou acidente, como uma saída de emergência, por exemplo.
5. Deslocamento
O deslocamento de pessoas é outra das mais fundamentais dicas de segurança para eventos. Quando envolve o deslocamento de muitas pessoas para certo local, é preciso que os organizadores pensem no meio de transporte que será usado.
Para garantir a integridade física do seu público, contrate uma empresa de confiança para esse tipo de serviço e verifique se o veículo usado possui autorização para circular com pessoas.
Outro fator importante e que muitos acabam esquecendo, é procurar saber se o motorista escolhido para a função tem habilitação necessária para dirigir o veículo em segurança. Esse veículo pode ser desde um ônibus ou até mesmo um carro.
6. Equipes de segurança
Contratar equipes de segurança é uma das mais importantes dicas de para eventos. A melhor opção para quem deseja garantir a segurança do local é contratar uma empresa especializada.
Para isso, é preciso pedir indicações e buscar por referências antes de contratar. Outra dica é checar a preparação da equipe de segurança, se possui formação na área e se possui experiência na área.
Também é preciso calcular a quantidade de seguranças que estarão presentes em seu evento e isso depende diretamente do tamanho do espaço do evento e a quantidade de participantes. Lembre-se de que quanto maior o público, maiores serão as proporções de qualquer tipo de problema.
Além de equipes de segurança, também é essencial contratar equipes de primeiros socorros, ou convocar bombeiros, para caso de acidentes.
7. Credenciais
As credenciais para as pessoas da produção são outro aspecto da segurança para eventos. Algumas áreas do evento devem ter acesso apenas por pessoas credenciadas para evitar certos tumultos. A dica é providenciar credenciais identificando o nome da pessoa, com foto e a sua função. Isso ajuda a impedir penetras e pessoas em áreas reservadas.
8. Investir em controle de acesso
Investir em um controle de acesso de público, assim como as pulseirinhas de identificação, é garantia de segurança para eventos. Além das pulseiras de identificação, também é possível ter convites personalizados, pois assim reduz o risco de seu evento ser invadido por penetras e evita que ocorra incidentes desagradáveis.
Gostou do artigo sobre as melhores dicas de segurança para eventos? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog!