A produção e organização de um evento possuem diversas etapas e entre elas está a sua divulgação. Mas, como isso deve ser feito? Qual é a importância da divulgação de um evento? Nesse artigo falaremos tudo sobre eventos e daremos dicas de divulgação para eventos de sucesso.
Produção e organização de eventos
A organização de eventos é o planejamento de um show, convenção, festa, cerimônia, evento corporativo ou convenção. A organização de eventos possui orçamentos, estabelecimento de horários e datas, escolha do local, aquisição de licenças e também inclui o desenvolvimento do tema do evento, decoração, contratação de fornecedores assim como o Buffet, contratação de equipes de segurança e limpeza, entre outros.
A primeira etapa da organização é a determinação do objetivo do evento assim como casamento, aniversário, festival ou qualquer outro tipo de comemoração que precise de planejamento. A partir disso o planejador escolhe o local, lista de convidados, entretenimento, entre outros. A divulgação do evento também é uma das etapas mais importantes do evento para garantir que tudo ocorra com sucesso.
A importância da divulgação
A divulgação garante o sucesso do seu evento, pois aumenta as chances da presença de um grande público e isso se consegue quando o mesmo é atingido pelas informações do seu evento por meio de todos os canais possíveis. A divulgação é aliada do organizador para realizar qualquer tipo de evento - esportivo, congressos, festa, show, entre outros.
De nada adianta ter um bom orçamento, reunir grandes atrações, local ideal e investir na infraestrutura se o público não possuir todas as informações sobre o que será oferecido a ele em seu evento. A divulgação é uma das etapas principais da organização, desde o planejamento até o pós-evento.
Dicas de divulgação para eventos de sucesso
Abaixo listamos as melhores dicas de divulgação para eventos de sucesso. Confira:
1. Redes sociais
Uma das dicas de divulgação para eventos de sucesso é a utilização de redes sociais, pois elas são ferramentas excelentes para isso. Cerca de 40% da população do mundo usa tais ferramentas no seu dia a dia. Dessa maneira, você pode fazer com que as suas postagens gerem visibilidade para o seu evento.
Entre as redes sociais mais conhecidas, preferira o Facebook, pois ele possui 2 bilhões de usuários ativos e possui uma ferramenta que facilita o anúncio do seu evento - "criar um evento" – na qual você consegue se comunicar com os possíveis participantes e colocar palavras-chaves para que as pessoas possam encontra-lo com facilidade.
2. "Boca a boca"
O famoso "boca a boca" que é, por exemplo, uma pessoa passar informações sobre o seu evento incentivando o próximo a ir ao até ele e continuar a divulgação é mais umas das dicas de divulgação para eventos de sucesso. Para que isso aconteça, é preciso chamar a atenção das pessoas de forma que elas se tornem propagadores do seu evento. Para isso você precisa falar sobre os benefícios e atrações do evento, além das experiências únicas que ele tem a oferecer.
3. Patrocinadores
Atrair patrocinadores é mais uma das dicas de divulgação para eventos de sucesso, pois quando uma empresa investe em algo do gênero, ela quer que a sua marca atinja com sucesso os participantes e que isso auxilie nas próprias estratégias de marketing e merchandising. É muito importante garantir ao patrocinador que seu evento será um ótimo investimento. Venda cotas conforme o que a marca deseja e solicite a inclusão de links nas mídias sociais e nas páginas deles, da maneira que você consiga aumentar ainda mais o seu alcance.
4. Links patrocinados
O uso de links patrocinados é uma das dicas de divulgação para eventos de sucesso, e as melhores ferramentas para isso são o Google Adwords e o Facebook Ads que ajudam a atrair as pessoas de forma mais rápida e fácil fazendo com que elas possam se inscrever ou até mesmo comprar convites. Além de não ter investimento mínimo, você pode escolher o público-alvo sem problemas.
Dessa forma, somente pessoas com o perfil delimitado por você verão os anúncios, o que ajuda a diminuir os gastos e aperfeiçoa o investimento. Com o Facebook você conseguirá aumentar o alcance do evento fazendo com que as pessoas tenham acesso a todos os detalhes e as discussões presentes na página.
5. E-mail marketing
Outra entre as dicas de divulgação para eventos de sucesso é investir no e-mail marketing, pois ele é uma forma eficiente para aumentar a visibilidade do evento. Com essa ferramenta é possível enviar uma mensagem para todos os clientes incluindo dados, detalhes e informações importantes sobre o seu evento. Isso também é interessante caso você já tenha uma boa base de consumidores. Essa estratégia deve ser utilizada apenas se tiver uma autorização prévia, caso contrário, as pessoas podem ficar incomodadas e isso pode refletir negativamente na imagem da sua empresa, então envie somente para os que desejam receber tais informações.
6. Retargeting
O retargeting que é quando você visita um produto e o anúncio fica te seguindo por toda a web depois é mais uma das dicas de divulgação para eventos de sucesso. Basicamente, o individuo que visita o seu site é identificado e em seguida é possível alcançá-lo em redes através de anúncios. Investir nessa forma de divulgação é interessante, pois é comum que as pessoas não invistam em algo no primeiro impulso. Elas desejam processar melhor a ideia, verificar a agenda, etc.. O retargeting é uma das opções que garante que elas não vão se esquecer do seu evento e que constantemente vão pensar no mesmo até decidir clicar no anúncio para saber mais sobre.
7. Lotes, cupom promocional e brindes
A última das dicas de divulgação para eventos de sucesso é criar urgência na compra assim como os cupons promocionais, lotes e brindes. O lote é quando o valor aumenta em uma data especifica, as pessoas sentem que vão perder dinheiro e podem antecipar a compra dos ingressos. Já o cupom promocional são aqueles de descontos limitados às primeiras pessoas ou a um prazo especifico. Os brindes são os que mais chamam atenção do público e isso você pode oferecer até certa data assim como um lugar VIP ou um curso online. Lembre-se de que os brindes devem ser de acordo com o tipo do seu evento.
Gostou do artigo sobre como divulgar com sucesso o seu evento? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog!