10 dicas para fazer boa contabilidade de eventos

Para você, que tem interesse em conhecer mais sobre controles e apurações de resultados na realização de eventos, deve ler nossas dicas para fazer uma boa contabilidade na organização de festas e cerimoniais, e, assim, conseguir registrar e acompanhar os resultados. Veja agora!

Publicado em 04/12/2019

Avalie este Artigo

Fazer contabilidade de bom nível é garantia de reduzir riscos com diversos aspectos de um negócio, entre os quais se incluem:

  • riscos fiscais;
  • riscos de falta de registros de dados;
  • riscos de descontrole de operações etc.

Uma boa contabilidade de eventos possui as mesmas características daquelas utilizadas em qualquer negócio e deve ter seus registros realizados de forma organizada e sem a possibilidade de serem ignorados.

Nesse artigo vamos apresentar 10 dicas para fazer boa contabilidade de eventos, para que eventuais riscos possam ser reduzidos ou mesmo eliminados.

  1. Necessidade de definição clara dos objetivos

Uma contabilidade de eventos adequada tem de seguir um princípio básico de contabilidade, a saber: o entendimento dos objetivos do evento e de todos os aspectos que estarão envolvidos nesse projeto.

Isso é importante para que a contabilidade seja elaborada dentro das características aplicadas ao evento e que possa contemplar os cuidados com a parte fiscal e de comprovações legais necessárias, visando eliminar riscos de exposição para a empresa que organiza o evento e seus investidores.

  1. Estabelecer um plano de contas adequado

10 dicas para fazer boa contabilidade de eventos

Para que uma contabilidade de eventos seja eficiente é necessário que se estabeleça um plano de contas detalhado que considere todos os aspectos de organização e realização do evento.

O plano de contas é o instrumento que permite orientar o contador e equipe sobre como deve efetuar o registro contábil das transações realizadas.

Dessa forma, contempla quaisquer operações existentes, como os registros de compras e fornecimento de brindes, contratações de prestadores de serviços como Buffet, músicos, som e imagem e todos os demais elementos que possam se integrar ao evento.

  1. Definir o fluxo de informações contábeis

10 dicas para fazer boa contabilidade de eventos

É importante definir o fluxo de documentação e informações contábeis para que a contabilidade de eventos possa ser realizada de forma adequada.

Quando não se tem uma definição clara sobre esse fluxo é possível que ocorram prejuízos com riscos para a empresa, como falta de registro de notas e recolhimento de impostos, a contabilidade demonstrar uma situação irreal, ocorrência de desvios e fraudes não identificadas.

Dessa maneira é importante definir um fluxo de informações e de documentos adequado para evitar problemas futuros.

  1. Adotar a escrituração fiscal correta

Uma contabilidade de eventos adequada deve considerar a avaliação correta do enquadramento fiscal da operação para que as notas e operações sejam registradas de forma precisa e se apure com exatidão os valores a recolher.

Como eventos envolvem uma série de prestadores de serviços com diversas características e enquadramentos fiscais, torna-se fundamental que suas notas estejam devidamente preenchidas e com os destaques de impostos corretos para evitar riscos de autuações e multas.

  1. Efetuar os registros tempestivamente

Todos os registros de operações realizadas devem ser feitos de forma imediata e correta, assim é possível determinar que uma contabilidade de eventos está atendendo a princípios contábeis adequados e exigidos pela legislação.

Registros que sejam efetuados fora dos prazos, causam grande impacto na confiabilidade contábil, além de expor a empresa a riscos de autuações, distorcendo inclusive os objetivos fundamentais da contabilidade.

  1. Ter uma contabilidade de custos adequada

Os registros de receitas e custos devem ser objeto de cuidado, porém numa bia contabilidade de eventos, ter uma adequada contabilidade de custos é fundamental como peça de controle e apuração de possibilidades de melhorias em negociações presentes e futuras.

Ter controle de custos e efetuar análises sobre os mesmos auxilia de maneira decisiva a melhorar os resultados e agregar valor ao negócio.

  1. Elaborar os levantamentos contábeis e divulgá-los

10 dicas para fazer boa contabilidade de eventos

Não adianta ter uma contabilidade de eventos onde as informações não são divulgadas entre seus gestores e comando da empresa.

A contabilidade é a representação formal do comportamento da atividade e o principal elemento de suporte a avaliações internas e de fiscalizações que venham a ser realizadas.

Dessa maneira, ter transparência nas informações internas com a divulgação dos balanços e análises contábeis, auxilia a dar mais sustentabilidade ao negócio.

  1. Auxiliar nas estratégias de planejamento fiscal do evento

Grandes empresas utilizam o planejamento fiscal como uma ferramenta de melhoria de seus resultados, assim é importante usar a contabilidade de eventos, como uma ferramenta de apoio na definição de estratégias de economia em tributos de maneira legal.

Ter uma contabilidade que agregue informações de oportunidades de planejamento tributário é uma excelente forma de usar a contabilidade em sua plenitude como um elemento de assessoria de alto nível na busca de melhores resultados.

  1. Apurar e recolher os impostos de forma adequada

A correta apuração de impostos é um fator de tranquilidade para qualquer empresa, porém o recolhimento desses impostos se não forem realizados dentro dos prazos legais, acabam expondo a empresa a riscos de multas e punições que podem comprometer suas operações.

Importante emitir e receber todas as notas fiscais relacionadas a operação do evento, efetuar seus registros e realizar a apuração dos respectivos impostos.

  1. Cumprir as exigências legais e fiscais

Escolher o melhor regime fiscal da empresa pode impactar diretamente sobre seus resultados.

Quando se opta por regimes de tributação incorretos, permite-se que a empresa arque com custos adicionais, ou que deixe de apurar de forma adequada seus impostos, e que impactam diretamente em seus resultados.

Observar e cumprir as exigências legais a que está submetida é uma necessidade da empresa e que deve ser suportada por uma contabilidade de qualidade.

 

Conclusão sobre contabilidade de eventos

Devemos entender que uma boa contabilidade, em qualquer atividade, é o único caminho que permite apurar com exatidão o comportamento das atividades realizadas e para dar suporte com maior segurança a estratégias de gestão que deverão ser adotadas ou corrigidas.

Assim, ter uma boa contabilidade de eventos é determinante para conseguir sempre a melhoria de resultados e de estratégias de negócio.

Registrar todas as operações relacionadas ao evento, desde as mais simples, como é o caso da confecção de convites, até as mais complexas, como a contratação de espaços e prestadores de serviços, é fator determinante para conseguir os melhores resultados e as condições de avaliação do evento de forma estruturada e legal.

Deixe seu comentário sobre esse artigo a respeito de contabilidade de eventos, pois, assim, estará auxiliando a sempre melhorar nosso conteúdo.


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39963 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...