Nos últimos meses temos dedicado diversos posts sobre dicas de festa infantil.
Indicamos dicas de temas:
Veja como preparamos a festa de 2 aninhos de Sofia.
Mas se você está planejando a festa do seu filho (a), talvez esse artigo de hoje seja de grande utilidade para você.
Nesse momento muitas dúvidas pairam sobre sua cabeça e você se sente confusa; pois é complicado preparar tanto uma festa de grande envergadura, quanto uma festa de menor tamanho, mas que requer que você lide com um orçamento mais modesto.
Pois bem, hoje vamos falar de modo geral sobre a fase mais importante da festa: o planejamento.
Nessa fase é necessário pensar nos detalhes e a partir deles configurar o evento.
Quais seriam os detalhes importantes a considerar durante o planejamento de uma festa? Aí vão 10 dicas de ouro pra você se planejar!!
- Planeje-se com pelo menos um mês de antecedência! Coordenar o tempo é primordial para um bom planejamento, tendo em vista que terá que pesquisar fornecedores, preços, estilo de festas, etc.
- Veja quanto pretende gastar. A partir do seu orçamento disponível para o evento é que você poderá se organizar e ver se partirá para algo mais profissional, contratando empresas para realizá-lo, o ou se fará algumas partes da festa, tipo a decoração, por sua própria conta.
- Quantos convidados pretende receber? Considerar o número de convidados é primordial. Enquanto os custos com a decoração seriam fixos e só dependeriam do seu gosto e orçamento, os custos com os convidados são variáveis e aumentam, relativamente, com o aumento do número de pessoas.
- Qual a decoração você e seu filho (a) desejam para a festa? Aí mora o perigo! Dependendo da decoração escolhida, seu orçamento pode estourar, considerando que atualmente há uma infinidade de possibilidades. Assim, tendo em mente o tema escolhido, o próximo passo é a pesquisa de preços. Não importa se você vai contratar uma empresa para realizar o evento ou se vai fazer sua própria decoração, uma coisa leva a outra e no final os custos podem crescer como bola de neve. Uma boa dica seria anotar todos os custos envolvidos e os diversos orçamentos, mas mantendo o olho na qualidade dos produtos e serviços para não pagar mico.
- A que hora e dia da semana pretende que a festa ocorra? Dependendo do horário da festa você pode também economizar bastante. Se for à tarde, depois do almoço você não seria obrigada a servir comida por exemplo, atendo-se a bolo, salgados, cupcakes, docinhos e bebidas. Uma festa que coincida com o horário do jantar deve oferecer um cardápio variado com uma opção de jantar.
- Onde será o evento? Está pretendendo alugar um espaço para a festa ou usará o salão de festas do seu condomínio? Dependendo da opção feita, seus custos podem dobrar. No entanto se não for possível utilizar o salão de festa próprio, pense em um local adequado do ponto de vista do que o espaço oferece por exemplo (estacionamento, ambiente climatizado, variedade de brinquedos e atividades para os pequenos, cardápio, etc)
- Pesquise preços tanto na internet quanto no mercado local. Se está considerando fazer uma decoração bem elaborada, existem empresas especializadas nesse tipo de serviço. Compare os preços pois às vezes o mesmo produto pode custar o dobro de um lugar para outro.
- Está planejando fazer você mesma a decoração da mesa e a ornamentação do ambiente. Nesse caso existem muitos sites na internet ou mesmo no YouTube onde você pode aprender a criar efeitos decorativos quase profissionais. (Fique ligado que nos próximos Mini cursos ministrados aqui no blog estaremos também ensinando alguns truques simples).
- Foco na qualidade dos produtos: Veja se o fornecedor com preços mais baixos está oferecendo um produto de boa qualidade.
- Encomendando o bolo, docinho e salgados: Se você ainda não conhece o fornecedor, quando for encomendar a comida, verifique se a empresa ou pessoa que vai fornecê-los permite que você faça degustação dos produtos. Assim, você não leva gato por lebre!
Acho que essas 10 dicas não são limitativas, porém são valiosas na hora do planejamento.
Quem tiver mais dicas e quiser compartilhar conosco, sinta-se à vontade!
Deixe também seu comentário abaixo e compartilhe essa dica, ok?
Um abraço grande para todos e até a próxima dica sobre festas infantis.