Postura e Boa Aparencia

Publicado em 28/09/2009

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Diariamente me deparo com clientes com as mais diversas exigências, e com certeza uma que está presente na maioria das negociações é "Boa aparência". Pois bem, o que seria a boa aparência que os clientes exigem tanto ? Após realizar eventos tentando atender essa exigência sem sacrificar o nosso profissionalismo pude entender que:
A boa aparência muitas vezes remete a idéia de um profissional com postura adequada ao evento.

Mas qual a relação entre "postura" e "boa aparência" nos eventos que existem Brasil afora, será que a postura do profissional pode suprir a necessidade de boa aparência, mesmo o profissional não sendo um modelo ?
Sim, a postura pode suprir essa necessidade (salvo exceções como profissionais de recepção/hostess), mas temos que entender a postura como um conjunto de atitudes que nos leva ao resultado desejado que é a boa aparência, se você como profissional busca atender as exigências dos patrões e clientes do mercado atual atente-se nas instruções abaixo:

  • Vestimenta - Deve estar muito bem passada e sem manchas, buscar atender os padrões de cores da sua função (usar terno preto ao invés de azul marinho para trabalhar como segurança, gravata preta ao invés de cinza para trabalhar como garçom).
  • Unhas sempre bem cortadas e limpas, você pode ter o rosto do Brad Pitt, mas se aparecer em um evento com as unhas pretas como se estivesse cavando um túnel com as mãos a última coisa que irão comentar será a sua beleza.
  • Cabelo - Mulher atentar-se a função que irá desempenhar e na maioria dos casos ir com o cabelo preso, o homem deve manter a costeleta bem cortada e o cabelo sem cortes extravagantes, pois nem todos acompanham as últimas tendências da moda.
  •  Gírias - Todos falam alguma, é impossível não ter adquirido com um amigo(a) a mania de dizer alguma palavra que não consta em nosso dicionário, o fato é que o uso excessivo de gírias expõe uma pessoa com pouco vocabulário, durante o trabalho evite a todo custo usar gírias. Alguns profissionais se rendem ao ambiente do evento, confundem que estão entre os convidados e descarregam gírias para todos os lados como se estivessem em seu momento de lazer, não caia nessa, muitos clientes usam gírias com os profissionais justamente para descobrir quais não atendem as necessidades do evento.
  • Encostar-se  - Evite a todo custo apoiar-se em paredes ou móveis, caso esteja cansado vá ao banheiro, sente por alguns minutos e depois retorne ao seu posto. Um profissional que toda hora está encostado em algum lugar reflete uma pessoa desmotivada, mesmo que esse não seja o caso.
  • Gesticular - Aqui um erro que muitas mulheres ao trabalhar com recepção cometem, durante o evento muitas pessoas param para conversar com elas e em determinado momento, olhando de longe, temos a impressão que a recepcionista está pousando um helicóptero de tanto mover os braços para cima e para baixo, isso deve ser evitado a qualquer custo, pois a descrição é algo imprescindível para o trabalho da recepcionista.

Existem diversas outras atitudes para atendermos o requisito de "boa aparência" que os clientes pedem hoje em dia, mas acredito que vocês entenderam a idéia.

Paulo Alberto
Psicólogo - BlueTie Serviços


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