Os eventos, como o próprio nome sugere, são acontecimentos, ocasiões nas quais estão reunidas pessoas e organizações com interesses e conhecimentos no tema em questão .È o cenário no qual são mobilizados dezenas, centenas ou ate mesmo milhares de pessoas, instituições ,imprensa e mão de obra de níveis que vão desde a diretoria com a organização ,planejamento ,divulgação e controle quanto a prestadores de serviços e executores como montagem de stands, pontos de energia, serviços de entrega de mobiliários e de terceiros ,como buffet, e as famosas atrações que vao desde servicos de Quick Massage,Animadores e presenca de Sosias de figuras ilustres, gerando bastante satisfação ,bem estar aos participantes da Feira contribuindo também com o sucesso do Stand e a promover a marca da empresa contratante. Em um setor que movimentou em 2010 segundo a Ampro, 33 Bilhões de reais no Brasil a utilização deste tipo de atração dentre outras ganha cada vez mais adeptos.
Com o impressionante aumento do investimento de recursos e atenção da mídia, os eventos se tornaram um verdadeiro cartão de visitas para as empresas e patrocinadores,
Permitindo assim:
*Divulgar a empresa ( Marketing institucional l, social e comercial)
* Transmitir uma ideia e/ou Tema
*Fazer novos negócios
* Criar novas oportunidades ,produtos, serviços, além de gerar emprego e renda.
Consequentemente ao aumento do emprego de recursos nestes eventos, A organização a execução e resultado final deste e fundamental,todos os envolvidos,inclusive os Famosos Free lancers (recepcionistas,promotores) e os Fornecedores(,Buffet,Iluminação,segurança entre outros),estejam de fato comprometidos e que tenham total consciência de suas atribuições e responsabilidades no que tange a presenca em todos os dias combinados,pontualidade,postura,iniciativa e também flexibilidade para se contornar os imprevistos que nunca marcam hora e frequentemente batem na porta dos profissionais responsaveis,pois mesmo que eles nao tenham ligações contratuais diretamente com a direção do evento, eles estão representando as empresas fornecedoras e expositoras que divulgaram e venderam os serviços prestados pelos frees ,muitas vezes através de contratos jurídicos que preveem punições em caso de faltas,descumprimento de horários ou não entrega naquele dia e horário combinado.
Portanto é necessária a existência de politica de contratações de profissionais capazes de conduzir todo esse processo com eficiência e ao mesmo tempo eficácia ,tendo em vista a enorme responsabilidade que implica,com o investimento pesado e a expectativa de resultados neste setor.
Podemos entender os eventos como uma verdadeira Feira e divulgação de serviços, mesmo que eles sejam de produtos, há centenas de tarefas feitas para promover este acontecimento, e como sabemos, os serviços não podem ser estocados,guardados para se utilizar depois, ele somente terá seu valor agregado se for utilizado naquela situação em que foi solicitado ,portanto o evento ele é único, ele tem uma identidade,e por isso é uma maravilhosa ferramenta do marketing de relacionamento que permite o ser humano de desenvolver suas habilidades profissionais mas também uma das características presente em todo ser humano que é de um ser social e gregário.
Até a próxima!
Gean Davila
Sócio Consultor da Sensiart Qualidade de Vida.