Brasil. Segundo semestre de 2016. Um dos setores mais promissores devido ao crescente aumento do poder aquisitivo e economia estável começa a sofrer alguns impactos da crise. Devido à necessidade, ele se reinventa. Surge uma nova forma de decoração, em oposição à Provençal Clássica (módeis brancos, mobiliário branco, flores, etc) ou Rústica (móveis em madeira crua, muro inglês, porcelanas, etc) que traz como principal diferencial, o minimalismo na apresentação dos itens. Trata-se do estilo Handmade, onde tudo é muito personalizado e feito à mão. Já não se vê enormes estruturas coloridas de balões, pelúcias, penteadeiras, etc.
Com isso, é possível também notar que a decoração começa a ser algo único, íntimo, personalizado e PESSOAL. A utilização de itens mais artesanais, manuais, deixam a decoração mais aconchegante. Percebe-se isso na utilização de bandeirolas em fitas de cetim, pompons de papel, toalhas de mesa, vasos de flores feitos com latas e sisal...
“Pois é. Em tempos de crise, é necessário adequar-se. Mas o mais importante, é fazer a quem amamos, felizes”, afirma Vanessa Vieira Caetano, proprietária da El Sorriso Festas, empresa que atua principalmente na região sul de SP. “Pude observar isso com base nas últimas festas que fiz. Mesmo em temas como Frozen, que ainda é bastante solicitado e Galinha Pintadinha, por exemplo, notei essa mudança. No caso da Galinha, usamos cesta de vime, caixa de feira, palha, caixa de ovos, que são materiais mais baratos e que ainda assim, compõem bem a decoração”, conclui Vanessa.
“O poder aquisitivo e o receio dos clientes, têm feito com que essa tendência aumente fortemente desde o fim de 2015 e se estenda por todo o ano de 2016”, diz. Grandes e elaboradas ou simples e artesanais, o mais importante é, acima de tudo, o cliente realizar um cálculo elaborado antes de fechar o serviço e expor isso à quem estiver contratando. Facilidades como parcelamento no cartão e descontos a vista, são outro atrativo para fidelizar os clientes. Ao que tudo indica, esse período de recessão ainda irá durar algum tempo. O ideal é ter um planejamento à médio/longo prazo para não ter surpresas.