O jantar a francesa precisa ter formalidades indispensaveis.
Em primeiro lugar, o plano de mesa. Os anfitriões devem sentar no centro da mesa, um de frente para o outro.
A direita da anfitriã senta-se ou homem mais importante ou i mais idoso. A direita do anfitrião fica a senhora mais importante ou idosa.
O jantar deve ser servido por um empregado (garcom) devidamente uniformizado. Os pratos devem ser apresentados pela esquerda do convidado, comecando pela convidada de honra e sefuindo pelas outras senhoras. Só sepois que elas se servirem, os homens são abardados.
O cardápio deve ser sofisticado. O numero minimo de pratos de um jantar a francesa é o seguinte:
uma entrada, dois pratos quentes, dois acompanhamentos e duas sobremesas.
Essa quantidade não pode ser diminuida. A variedade é importante: use peixe, massa, carne e ave para compor o cardápio. As bebidas são vinhos e champanhe.
A toalha precisa estar impecavelmente limpa. No centro da mesa, um belo arranjo de flores naturaus fica sempre elegante acompanhando de todos os talheres e copos.
Em situacões formais, na hora do brunde, basta erguer o copo depois que a pessoa faz o brunde e falar algumas palavras sobre o assunto.
Os talheres devem ser usados de fora para dentro, nesta ordem: de sopa se houver, talheres de peixe oi salada e, por ultimo os talheres maiores de carne.