Organizar uma festa em casa é uma opção vantajosa para quem não pode gastar muito, ou simplesmente quer um ambiente mais aconchegante para curtir com seus convidados. Independente do motivo, o importante é primar pela organização e antecipar as necessidades dos participantes. Separamos algumas dicas essências para que sua celebração seja bem-sucedida.
1 – Faça o convite formal: com tanta informação ao nosso redor, é comum nos esquecermos de alguns eventos, então para que sua festa não seja esquecida, prepare um convite! Emails e eventos em redes sociais são opções para quem não quer investir em convites físicos.
2 – Confirmação de presença: esse item é essencial para organizar o número de cadeiras, bebidas e refeições. A confirmação pode ser feita através de redes sociais, email, pessoalmente ou por telefone.
3 – Decoração: uma festa em casa, geralmente, remete a algo mais descontraído e íntimo, por isso, a decoração pode ficar restrita a mesa principal e a entrada da casa. Uma festa infantil, por outro lado, pode ser mais caprichada, com balões e pôsteres.
4 – Companhias de aluguel, suas melhores amigas: brinquedos infláveis, arranjos de mesa, talheres, iluminação… Tudo isso e muito mais pode ser alugado de empresas especializadas.
5 – Cada um é cada um: lembre-se que quanto mais íntima for sua festa, mais você deve levar em conta a característica dos seus convidados, como alergias alimentares, dietas e outras particularidades.
6 – Entretenimento para todos: brincadeiras e jogos são fontes baratas de diversão, além disso, podem fazer com que os convidados se soltem e façam amizade entre si. Para adultos os jogos de tabuleiro, baralho e até mesmo o karaokê são boas opções. Já para crianças os brinquedos infláveis são os favoritos.
7 – Não se esqueça dos vizinhos: música alta, conversa até altas horas e carros bloqueando garagens são alguns dos fatores que podem enfurecer seus vizinhos. Para evitar desentendimentos respeite a “Lei do silêncio” e as normas do condomínio – para quem vive em um. Conversar antecipadamente com seu vizinho pode deixar o ambiente mais amigável e evitar confusão.
8 – Banheiro: Deixe esse ambiente limpo e iluminado; certifique-se de deixar papel higiênico e sabote extras e monte um kit básico com itens como absorvente, curativo e enxaguante bucal.
9 – Não convide mais pessoas do que sua casa comporta, especialmente se você não quiser alugar cadeiras e mesas extras. Para garantir mais conforto e fartura, talvez seja necessário fazer alguns cortes na lista de convidados.
10 – Abra a casa e um belo sorriso: pode ser estressante planejar uma festa, mas o objetivo é que a diversão recompense todo o esforço. Quando a festa começar, deixe o papel de organizador um pouco de lado e divirta-se ao lado de seus convidados.
Imagens: Pinterest.