O ano já está acabando e trazendo novamente aquele clima da união e celebração do Natal. Geralmente, é nessa época do ano que as pessoas se animam para organizar uma grande festa com jantar e decoração especial, para receber os parentes e os amigos. No entanto, assim como acontece em qualquer outra festa, para que tudo saia nos conformes é preciso planejar e se organizar com antecedência.
O primeiro passo é organizar junto com a família uma lista de convidados e então enviar os convites, que podem ser pequenos cartões entregues pessoalmente ou enviados por e-mail. Outra possibilidade é fazer uma ligação para convidar as pessoas. O mais importante, contudo, é solicitar a confirmação da presença dos convidados. Assim, fica mais fácil organizar a estrutura da festa.
Foto: Joice Hasselmann
O amigo secreto entre os participantes da festa é uma ótima maneira de todos receberem presentes. Além disso, a brincadeira garante um ar muito mais descontraído para a festa. Para que todos tenham tempo de comprar um presente bacana e de acordo com o perfil do sorteado, é interessante fazer o sorteio o quanto antes, se possível no logo no início do mês de dezembro.
Caso os familiares morem longe, a dica é usar o site www.amigosecreto.com.br para fazer o sorteio e também oferecer a lista de sugestões para presentes.
Os artigos para decoração devem ser comprados também logo no início do mês. Isso porque depois existe o risco de não ter muitas variedades disponíveis no mercado. Vale lembrar, contudo, que não há necessidade em exagerar com muitos enfeites. O ideal é colocá-los na árvore de natal e, no máximo, nas mesas de canto e de centro ou no aparador.
Foto: Portal do Natal.
Outro detalhe importante a ser pensado é o cardápio, ou seja, no que será servido durante o jantar da noite de Natal. Nesse momento, é recomendado fazer uma lista dos alimentos e bebidas que serão necessários comprar durante a semana do dia 25. Nesse sentido, é necessário ainda definir quem irá preparar o banquete.
Uma boa opção é contratar um buffet em domicílio, para ter mais tranquilidade nas vésperas do jantar. Caso a escolha seja cozinhar, a dica é pedir a ajuda de um auxiliar para que o trabalho não fique muito pesado.
Ainda no começo do mês, é válido pensar nas lembrancinhas de Natal. Para evitar tumultos e estresse, o ideal é fazer as compras com antecedência. Este mesmo conselho também vale para os presentes, já que, nas semanas mais próximas ao feriado, as lojas ficam mais cheias e com menos opções de produtos.
A partir da segunda quinzena de dezembro, é preciso definir as roupas que serão usadas durante o jantar. Quem quer comprar peças novas, também deve fazer as compras com antecedência, assim como os presentes, para aproveitar as variedades e promoções.
Para receber os convidados, é de extrema importância que a casa esteja limpa e bem organizada. Para tanto, vale contratar uma faxineira para dar uma geral poucos dias antes da noite do dia 24.
Dessa forma, a ceia de Natal será uma bela celebração e cumprirá o seu propósito que é unir a família e os amigos para que todos vivam um momento repleto de paz, tranquilidade e alegrias.