Em qualquer tipo de evento, a importância de ter uma estrutura de qualidade, com segurança, som e iluminação, além de equipamentos que possam permitir a participação adequada de todos, bem como o investimento em filmagens e registros diferenciados, são uma garantia de sucesso.
Nisso, podemos incluir a escolha de um espaço que possa assegurar a realização do evento de qualidade e que faça a diferença para os participantes.
Todos são detalhes para que o evento possa ter retorno adequado e esperado, e, quando se destacam tais aspectos, quase sempre lembramos de eventos presenciais. Entretanto, eventos on-line também necessitam de todos esses cuidados para terem sucesso.
Porém nada disso importa se não forem obtidos participantes que possam fazer esse sucesso acontecer. Então, é importante que sejam adotadas medidas de captação de clientes para os eventos, e que possam se converter em clientes de marcas patrocinadoras de tais eventos.
A seguir, vamos apresentar nove sugestões para aumentar a captação de clientes de eventos on-line.
Mas o que é a captação de clientes?
A captação de clientes de eventos on-line tem a mesma atribuição que em eventos presenciais e relaciona-se à realização de ações que permitam que os consumidores acabem por fechar uma compra com a empresa. Esse conceito se aplica tanto aos organizadores de eventos como a qualquer atividade empresarial, que sempre deseja aumentar sua carteira de clientes e, consequentemente, contribuir para melhores resultados.
A captação deve ser um processo bem estruturado e pensado para seduzir o consumidor e ajudar na sua decisão de compra e deve seguir alguns passos fundamentais para seu sucesso.
A importância de investir em marketing em eventos
Não adianta realizar eventos on-line somente emitindo convites nas redes sociais, sem planejamento e estratégias bem definidos.
O marketing digital é a melhor alternativa para atrair clientes em eventos e para adquirir produtos e serviços que serão ofertados em eventos presenciais ou on-line.
Com uma atuação estruturada e pensada para conseguir captar os clientes mais adequados às marcas, é possível exercer um trabalho minucioso de prospecção e identificação dos clientes que mais se adaptem às suas propostas, e, assim, torná-los importantes para seus negócios.
O marketing digital atua no funil de vendas para que ela se realize com mais segurança.
Dicas para captação de clientes de eventos on-line
Agora, vamos relacionar nove dicas para a captação de clientes de eventos on-line e que certamente ajudarão a obter melhores resultados:
1. Defina sua persona
Para ter sucesso na captação de clientes de eventos on-line, é preciso definir a persona adequada à sua marca.
Com o estabelecimento dessa estratégia de atuação, a viabilidade de traçar demais ações será mais garantida e com retornos maiores sem desperdício de recursos e de tempo.
Definir quem é o seu cliente é um passo fundamental para estabelecer suas ações a serem adotadas com mais chances de sucesso.
2. Descubra o comportamento dos clientes
Uma boa maneira de efetuar a captação de clientes de eventos on-line é entender tendências e comportamentos de consumidores. Para isso, é importante recorrer a dados da internet, como as redes sociais, e a ações que estão ocorrendo para que se estabeleça os critérios a serem abordados nos eventos e que possam atrair mais interesse dos participantes.
3. Gere a maior quantidade de Leads
Uma excelente forma de captação de clientes de eventos on-line está relacionada a manter os Leads em crescimento. Para que esse objetivo possa ser alcançado, é importante investir em bons conteúdos que despertem o interesse em clientes.
Traçar modelos de como atender a todas as etapas do funil de vendas que sejam adequadas para obter sucesso são fundamentais para atrair mais clientes. Atuar em redes sociais e demais alternativas e técnicas de marketing digital auxiliam a qualidade e a estratégia de captação de clientes.
4. Recorra a dados
A captação de clientes de eventos on-line ocorre mediante muito esforço e trabalho estruturado.
Importante, então, recorrer a todos os dados e elaborar métricas que possam ser atendidas pra garantir que a captação aconteça com mais segurança.
5. Invista em automatização de processos de vendas
Manter processos automatizados, interna e externamente, é a melhor forma de contribuir para que o cliente se sinta incentivado a participar e considere que o evento seja mais interessante.
Ao facilitar o acesso às inscrições de participação, é possível que uma maior sintonia entre o cliente e a empresa seja identificada, pois, normalmente, é possível criar mecanismos de aproximação entre as partes, aumentando, assim, as possibilidades de interação e parceria.
6. Estabeleça todas as ações necessárias de marketing
A jornada de vendas deve atender a diversos passos que possam levar o consumidor a se tornar um cliente. Assim, é preciso que o planejamento seja o mais profissional possível, desde a definição da persona e até as demais ações.
Atenda as etapas e os modelos de abordagens ao longo da jornada, assim, você conseguirá a adesão de uma quantidade maior de clientes, com mais segurança.
7. Recorra a influenciadores digitais
Essa é uma excelente opção, pois são os influenciadores digitais que vão aumentar bastante a chance de adesão de clientes a marcas e compras de produtos e serviços.
8. Invista em propaganda paga
Recorrer a anúncios usando os meios digitais e os recursos do Google, Meta e demais plataformas é uma excelente opção de crescimento de adesão à marca. Elas contribuem para aumentar o acesso, melhorando o resultado nos eventos.
9. Valorize o relacionamento com o cliente
Mantenha um relacionamento habitual com seus clientes e deixe que eles conheçam mais sobre suas iniciativas.
Ter um estreitamento da relação ajuda a manter a confiança e a lembrança sobre suas ações, além de transmitir a sensação de importância dos clientes e a possibilidade de sua indicação a outras pessoas que passarão a conhecer sua marca.
Considerações finais sobre captação de clientes de eventos on-line
A captação de clientes de eventos on-line deve seguir um roteiro com ações estruturadas e planejadas para que essa empreitada tenha sucesso.
Contar com uma boa estrutura de marketing digital se torna fundamental para esse sucesso e, desse modo, deve ser considerada em eventos on-line.
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