O que determina o sucesso de um negócio é a margem de lucro. Quanto maior, mais interessante é economicamente. Medir o sucesso de um evento conta com diversas variáveis, assim como objetivos alcançados, quantidade de participantes, experiência e receita. Por isso, muitos produtores estão sempre em busca de novas ideias criativas para aumentar a receita e melhorar a eficiência e resultados das produções.
Você sabe como gerar uma receita? Neste artigo falaremos sobre organização de eventos e daremos oito dicas de como gerar receita em um evento.
Organização de eventos
A organização de um evento é o planejamento de um festival, festa, convenção, feira ou cerimônia. A organização passa por etapas que garantem o seu sucesso. São elas: orçamento (o valor que será gasto com o evento), busca de patrocinadores e fornecedores, escolha do local que ocorrerá o evento (chácara, fazenda, salão de festas, casa de shows, entre outros), quantidade de participantes, contratação de fornecedores, aluguel de mesas e cadeiras, aluguel de brinquedos infantis (ideal para eventos infantis), buffet, decoração, equipes de segurança e de limpeza, estrutura e contratação de músicos ou de um DJ para festa.
O que é receita?
A receita é a entrada monetária que acontece em uma entidade ou patrimônio, de modo geral sob a forma de créditos ou de dinheiro representativos de direitos. A receita é tudo que você recebe em dinheiro. No setor público, a receita é a soma de taxas, impostos, ingressos, contribuições, entre outras fontes de recursos.
Como gerar receita em um evento?
Há diversas maneiras para rentabilizar eventos e aumentar a sua margem de lucro. Abaixo, listamos oito dicas de como gerar receita em um evento. Confira:
1. Conheça bem os participantes
Conhecer bem os participantes de cada ocasião é uma das melhores formas para você saber como gerar receita em um evento. É importante estudar o público-alvo e de que forma você deve tornar o evento mais atrativo para essas pessoas. Entender os desejos, necessidades e demandas dos participantes é importante nesse planejamento. Quanto mais informações você tem, mais assertivas serão as suas ações.
2. Contrate patrocinadores
Procurar e contratar patrocinadores são uma das melhores formas de como gerar receita em um evento. Procurar patrocínio não significa "atirar para todos os lados". É necessário listar as empresas que tenham alguma relação com o seu evento, que podem aproveitar do mesmo para expor positivamente a sua marca.
A maior parte das rejeições de patrocínio ocorre por essa falta de planejamento. Antes de buscar empresas patrocinadoras, procure montar uma proposta adequada, indicando o que podem ganhar ao ajudar o seu evento, como a exposição da sua marca para um público-alvo, possíveis vendas etc.
3. Comes e bebes
Vendas à parte de comes e bebes é uma das formas de como gerar receita em um evento. Em caso de público menor, algumas vezes o café de cortesia é disponibilizado, porém, quando o evento é grande, isso geralmente não é possível. Você pode oferecer a venda de lanches e bebidas, como refrigerante, água e café, pequenos lanches, entre outros. Além de gerar alguma renda para o seu evento, atende a uma necessidade básica do público que frequenta o seu evento.
4. Produtos e serviços
Vender produtos ou oferecer serviços é uma das maiores dicas de como gerar receita em um evento. A venda de produtos e serviços serve até mesmo para eventos gratuitos. Há diferentes possibilidades, incluindo: lembranças (chaveiros, camisetas, entre outros), produtos da marca da empresa, experiências com recursos tecnológicos, produtos de terceiros, entre outras.
5. Aposte em pulseiras inteligentes
Investir em pulseiras RFID, conhecidas como pulseiras inteligentes, é uma das formas para gerar receita em seu evento. As pulseiras RFID usam a radiofrequência para várias ações. Além de ser um meio muito utilizado para o sistema cashless, por meio da inclusão de créditos pré-
-pagos, as pulseiras apresentam funções como: integração com mídias sociais (o que permite a interação entre os participantes), dados que pode gerar mais autonomia nas suas produções e a diferenciação da experiência de quem participa do evento.
As pulseiras possibilitam que o produtor leve o seu evento a um nível de satisfação muito maior, fazendo com que os participantes possam trocar contatos e guardar fotografias, por exemplo. Além disso, as pulseiras fornecem informações importantes para o organizador saber quem está participando do evento e até mesmo acompanhar a movimentação dos participantes.
6. Serviços VIP
Uma das dicas de como gerar receita em um evento é oferecer serviços VIP aos participantes. É essencial oferecer dois tipos de inscrições: gratuito (nada é cobrado) e pago (cobrança de um valor simbólico que garanta alguma vantagem, como, por exemplo, não precisar enfrentar filas). Oferecer um serviço VIP pode até mesmo evitar aqueles “furões” que confirmam a presença no evento e no grande dia não comparecem, o que pode gerar prejuízos a quem planejou e organizou um grande evento.
7. Descontos
Oferecer descontos aos participantes é uma das dicas de como gerar receita em um evento. Por exemplo: vendas online de fichas de comidas e bebidas ou pacotes de alimentação que possam ser adquiridos com antecedência. Isso incentiva as compras e reforça a mensagem de "quem compra com antecedência, evita filas".
8. Inscrições antecipadas
Uma das dicas de como gerar receita em um evento é realizar inscrições antecipadas. Procure preparar uma apresentação do que estará à disposição durante o evento e forneça planos para inscrições com antecedência. Por exemplo: ter direito as primeiras fileiras ou entrar por um acesso específico.
Gostou do artigo sobre como gerar uma receita em um evento? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog. Sempre novos conteúdos para você!