O sucesso de um evento está relacionado ao engajamento que desperta no público-alvo. Grandes eventos presenciais, normalmente, são anunciados e geram intensa expectativa nas pessoas, seja sobre sua participação, ou para divulgar sua presença entre pessoas conhecidas e grupos de relacionamento.
Com a popularização de eventos on-line, a busca por um maior engajamento das pessoas é algo que se busca com bastante ênfase. Afinal, como se diz “atenção é a maior moeda de troca de qualquer negócio” e com o mercado de eventos não seria diferente.
Com esse pressuposto e ainda mediante a dificuldade que se refere a não realização de forma presencial, o que causa necessidade de se traçar estratégias para envolver as pessoas com o interesse em participar da mesma maneira que se verifica para evento presencial.
No entanto, é importante investir em detalhes como:
- Escolha de espaços, tais como salões de festas;
- Decorações de boa qualidade e que chamem a atenção ao tema do evento;
- Fotógrafos registrando o evento para aqueles que participaram e desejarem ter essa recordação;
- Distribuir lembranças que marquem a data por muito tempo;
- A infraestrutura de segurança da transmissão;
- Equipamentos de boa qualidade, entre outros,
Os quais garantirão o melhor aproveitamento da ocasião.
O uso de criatividade, com base em propostas inovadoras e tecnologia é um grande avanço para conquistar o interesse das pessoas.
Veremos, neste artigo, formas de engajar público em eventos on-line.
1. Buscar maior interesse em participação de eventos on-line
Para engajar público em eventos on-line, é preciso investir em divulgação adequada e demonstrar as possibilidades que os participantes terão em estar ‘próximos’ dos convidados e das atrações do evento que, na verdade, estarão muito mais próximos em comparação a um evento presencial. Sabe por quê? Não há restrição de áreas VIP ou outros, mas sim, uma interação ampla, para que todas as pessoas consigam se comunicar.
Poder participar de eventos com conforto e sem necessidade de deslocamento deve sempre ser priorizado como aspecto importante entre as estratégias de divulgação, pois, muitas vezes, esse tipo de detalhe passa despercebido.
Para buscar maior interesse dos participantes é preciso manter um nível de qualidade e de criatividade muito maior para que as pessoas se sintam incentivadas a participar. Em eventos presenciais, é mais simples conquistar atenção, pelo fato de as pessoas estarem se vendo ao vivo e fisicamente.
E essas participações devem ser literalmente incentivadas, com a já citada interação entre os participantes e as atrações do evento.
Esse diferencial possibilita uma sensação e pertencimento no participante, que se engaja de maneira intensa.
2. Eleve o padrão do evento
Uma boa maneira de engajar público em eventos on-line é convencer as pessoas de que terão retorno – seja de visibilidade, seja de networking, seja financeiro – ao participarem do evento.
Importante investir em eventos 100% ao vivo e que tragam o interesse das pessoas para o momento de sua realização, trazendo aspecto mais intimista e de possibilidades de esclarecimentos e de sentir que estão participando de uma experiência única.
Quando se disponibilizam eventos gravados, o engajamento, em geral, é menor. E isso pode ser um recurso disponível para aqueles participantes que desejem adquirir o evento após sua realização, para rever quando desejar.
3. Faça com que as pessoas tenham uma experiência única
Uma das melhores maneiras de engajar público em eventos on-line é disponibilizar eventos em que o sentimento seja o de ter passado rápido, por ser uma experiência prazerosa.
Para isso, é preciso investir em um planejamento fantástico, segundo o qual o participante tenha uma experiência única e que, a partir dela, deseje manter fidelidade e acompanhar todos os eventos que sejam realizados por aquela empresa.
4. Conhecer bem o público-alvo
Saber para quem você dirige seu evento é a melhor forma de engajar público em eventos on-line.
Ao estabelecer a persona e trabalhar para atender a suas expectativas – ou mesmo superá-las – é a melhor maneira de conseguir um engajamento ideal.
E atualmente a Inteligência Artificial ajuda bastante nessa busca e auxilia, inclusive, na definição da estratégia que deverá ser aplicada no evento.
5. Construa uma comunidade
Uma excelente forma de engajar público em eventos on-line é criar uma comunidade em que se possam reunir participantes com perfil semelhante ou mesmo aqueles que desejem de alguma forma integrar esse time.
Com essa iniciativa, é possível gerar interesse e uma forma de trocas de experiências que podem ser excelentes como elementos para auxiliar a montar estratégias em eventos futuros.
6. Invista na tecnologia mais moderna
Investir nos mais modernos recursos tecnológicos é a aposta certa para engajar público em eventos on-line.
Introduzir a realidade virtual pode trazer seus participantes a um novo nível de imersão em eventos, com experiências inesquecíveis e capazes de gerar mais interesse em eventos futuros.
Essa estratégia permite a fidelização dos participantes a sua marca e, com isso, manter sua empresa no topo da lista da concorrência.
7. Seja inovador na proposta de evento online
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Saia do lugar-comum para conseguir engajar público em eventos on-line. Estimule gincanas e votações interativas, assim como modelos de participações em que as pessoas se sintam integradas ao evento e que elevem seu interesse.
Um modelo interativo com uso intenso da tecnologia, certamente vai provocar mais relevância e qualidade aos resultados de seu evento.
8. Mantenha ações de promoção do evento
Promover o evento de maneira antecipada e com bastante intensidade é outra das maneiras de engajar público em eventos on-line.
É possível usar redes sociais para ampliar a propaganda do evento, bem como atuar em divulgação com parceiros e todos os meios de comunicação disponíveis.
Quanto mais puder gerar interesse com a divulgação do evento, maiores chances têm de ter sucesso e adesão do público.
9. Incentive a participação com ações de interatividade
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Mantenha um nível adequado de interação entre todos, pois eventos online tendem a ser menos interativos, mas isso está relacionado ao padrão adotado para eventos on-line.
E isso pode mudar para eventos em que os participantes possam se sentir incluídos na interação mais ampla.
Quando se assiste a um evento on-line a interação é um fator determinante para atrair atenção e criar um ambiente mais apropriado para melhorar a avaliação do evento.
10. Estabeleça ações para viabilizar o networking
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Mais uma vez, a interação acaba sendo aspecto importante para gerar um engajamento maior no evento.
Quando se participa de um evento presencial, a impressão é a de que o networking é mais facilitado; porém, em evento on-line a possibilidade desse tipo de relacionamento é muito mais ampla e acessível. Para isso, basta planejar ações ao longo do evento para que se viabilize esse aspecto.
Como engajar público em eventos on-line
Várias são as maneiras de engajar público em eventos on-line, porém todas passam por adotar estratégias e planejamento adequado a alcançá-las.
Estabeleça metas, use a tecnologia, defina os passos a serem seguidos e principalmente defina sua persona para poder atuar dentro do perfil dela, gerando, dessa forma, a tão sonhada maior participação em seu evento on-line.
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