6 dicas sobre precificação de evento on-line

Para você que deseja informações acerca de detalhes sobre a organização de eventos on-line, confira detalhes sobre um dos temas mais importantes quando se planeja um evento: precificar de forma correta um evento on-line.

Publicado em 17/09/2021

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A definição dos preços para cobrança de evento se torna bem complexa, devido a diversos fatores que incluem desde custos de estrutura até despesas diversas que se relacionem à equipe, contratações de última hora, entre outros.  

Tais aspectos, em conjunto com os valores imateriais, como a inovação do evento, as atrações e seus impactos, a demanda e a expectativa do público, entre outros fatores, impactam em cálculos mais exatos e, por isso, devem ser objeto de maior aprofundamento para a composição do preço do evento.

Esses cenários representam uma diferença bastante significativa se comparados a empresas que oferecem produtos e que trabalham com valores de compras, com estoques, com margens de lucro, sendo definidos com maior facilidade por se basearem em dados apurados nos registros das empresas.

Nesse artigo, vamos apresentar 6 dicas para a precificação de evento on-line, a fim de que seja possível instituir um valor adequado e justo a seu evento.

1.      Identificar com exatidão os custos envolvidos no evento

6 dicas sobre precificação de evento on-line

Photo by NATHAN ANSELL ON UNSPLASH

Para uma precificação de evento on-line adequada, é importante manter um bom controle de custos que se relacionem a todos os fatores que serão acionados para a realização do evento.

Nesse aspecto, existem gastos que são estabelecidos em negociações com fornecedores como contratação de serviços de segurança , aluguéis de espaços , no caso de eventos híbridos;

Brindes e de lembranças, entre outros.

Enfim, todos os valores que serão usados para realizar o evento, inclusive os custos com pessoal próprio.

Porém é preciso ainda considerar os custos referentes às estruturas de propriedade da empresa e que serão usadas, que, muitas vezes, não são consideradas na composição do preço, por serem relacionadas a itens já adquiridos e pagos, incorporados ao patrimônio.

Considerar esses itens na composição do preço, de forma proporcional, permite que as renovações das estruturas de propriedade da empresa possam ser efetuadas com maior segurança financeira, quando houver necessidade.

2.      Propor opções de pagamentos diversificadas para os participantes

Na precificação de evento on-line, é importante estabelecer a definição clara das formas de vendas de ingressos e de condições de pagamentos.

Esses fatores são fundamentais para a concessão de descontos e de vantagens aos participantes. Nesse caso, podem ser oferecidos pacotes promocionais para o evento ou para uma série de eventos, que possam ser mais interessantes e com maior participação, afetando diretamente o cálculo de preços .

3.      Identifique o público de seu evento e avalie o mercado

6 dicas sobre precificação de evento on-line

PHOTO BY ANNIE SPRATT ON UNSPLASH

Um fator importante para a correta precificação de evento on-line é a avaliação prévia, que é a identificação da persona que se deseja atender.

Também devem ser levadas em consideração quais as tendências do mercado e a avaliação das práticas dos concorrentes, identificando as suas propostas e a aplicação de preços praticados, para ter um parâmetro na formação de seus preços.

Porém os preços, nesse caso, servem apenas como indicadores, não como forma de determinar a sua precificação, pois ela dependerá de seus diferenciais oferecidos, assim como dos controles sobre as despesas que terá.

Identificar o público e suas demandas é a principal ação para poder avaliar o quanto poderá agregar de valor em um evento inovador e que tenha a demanda atendida, por passar a sensação de que o seu evento pode atender ao desejo do público.

4.      Invista em preços atrativos para que o público se interesse  

A precificação de evento on-line deve ser considerada com o objetivo de atender ao melhor retorno para a empresa, como também para os participantes.

Mesmo preços mais baixos podem ser considerados muito caros para quem não terá as expectativas superadas.

Importante sempre ter em vista a realização de eventos futuros para que a sua marca possa se manter competitiva e preferencialmente como uma autoridade de mercado.

A definição final de preços deve levar em conta fatores como margens de lucros bem estabelecidas,  elementos imateriais e  despesas, mas principalmente que o evento se destaque e atenda à demanda de mercado.

5.      Leve em consideração os valores imateriais

Na precificação de evento on-line, é extremamente importante considerar os valores imateriais do evento.

Isso significa saber o valor da apresentação de uma autoridade em seu ramo de atuação, seja um expositor, um artista ou mesmo uma empresa ou um ambiente inovador e único.

Todos esses são fatores determinam se os participantes terão uma experiência inesquecível e, por isso,  não considerarão o preço para participar, mas sim os resultados e a emoção de verem suas expectativas superadas.

Importante definir uma tabela com os valores atribuídos aos itens dispostos nela e que visem a atender a essas premissas que deverão ser alcançadas.

Ao controlar adequadamente esses atributos, é possível agregar valor ao preço cobrado e, nesse caso, pode ser considerado um retorno importante e adequado, que será tratado como complemento ao cálculo de margem de lucro, mas sim como um valor de investimento para eventos futuros cada vez melhores.

6.      Trabalhe com margens de lucros calculadas e adequadas

PHOTO BY BROOKE CAGLE ON UNSPLASH

Algumas  vezes, a precificação de evento on-line é prejudicada por definir margens de lucros inadequadas. Comumente as margens de lucros são estabelecidas em percentuais padrão e sem uma maior avaliação da composição correta.

Existe uma diferença determinante entre aplicar um percentual desejado e praticado no mercado e uma margem que considere todos os fatores que façam o diferencial e os aspectos de inovação de seu evento.

É preciso entender que a demanda pelo evento deve atrair um engajamento bastante grande e que ele passe a ser desejado e a ser recomendado, tornando-se uma experiência única e marcante.

Importante estabelecer uma fórmula de cálculo que considere os fatores que indiquem a composição da margem para que a percepção final seja a de que ela está adequada e contribuirá para a formação do preço justo para seu evento.

Essa é uma maneira de ter dados capazes de convencer que a sua margem está adequadamente considerada e não somente um percentual sem um cuidado mais aprofundado de como se considerou para garantir o retorno justo para a marca.

A margem não deve ser considerada alta ou baixa, mas sim aquela que vai remunerar o diferencial que o participante terá.

 

Agora você sabe como fazer precificação de evento on-line

A precificação de evento on-line deve levar em conta não só os custos e despesas relacionadas à organização e à realização do eventos, mas também  todos os aspectos relacionados ao interesse dos participantes e às inovações que o evento proporcionará.

Nesse artigo, apresentamos algumas dicas para efetuar uma precificação de evento on-line adequada e que possa trazer bons resultados para a empresa.

Uma precificação de evento on-line adequada trará benefícios para a marca, como um diferencial em relação ao mercado, permitindo que o valor agregado possa ser sempre maior, com benefícios a todos os envolvidos.

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