Uma empresa de eventos deve se posicionar politicamente?

Se você gosta de sempre acompanhar eventos e as características de gestão das empresas desse segmento, deverá se interessar em descobrir se eventos desse se posicionar politicamente. Tenha uma boa leitura!

Publicado em 29/08/2022

Avalie este Artigo

A política vem adquirindo um papel importante em toda a sociedade, com tantas demandas e mudanças em nossa sociedade e esse assunto deve ser bem cuidado pelas empresas.

O consumidor atual, em muitos casos tem uma consciência sobre determinados assuntos que exige um posicionamento político da marca e é importante que ela se alinhe a seus valores e a demanda do mercado para não ter uma atuação diferente daquela que tem por objetivo, como entidade econômica.

O público em geral está começando a avaliar o posicionamento de marcas com mais cuidado e dessa forma pode decidir por participar ou não de um evento, assim como em comprar um produto ou serviço.

Assuntos e questões políticas, culturais, ambientais e sociais, são determinantes para as marcas e a sociedade que está em constante evolução e demandas e que quer consumir de marcas que possam contribuir para um alinhamento com seus princípios.

Vamos abordar a seguir se uma empresa de eventos deve se posicionar politicamente ou não.

Uma visão geral do assunto

Uma empresa de eventos deve se posicionar politicamente?

Para entender se uma empresa de eventos deve se posicionar politicamente é preciso contextualizar alguns conceitos e que assim possam ser esclarecedores quanto as questões que envolvem esse assunto.

Assim apresentamos três condições presentes em nossa sociedade e que devem ser mais discutidas e aprofundadas para que possam nortear um debate e um posicionamento inerente a cada marca.

Então podemos ter dois conceitos, que são relacionados às marcas e sua participação política, sendo identificados como: o Posicionamento e o Apoio, ambos com a visão política em seu amplo sentido.

Descreveremos suscintamente esses três tipos de relacionamento que afetam as marcas:

·        Posicionamento político

O posicionamento político na verdade envolve uma grande quantidade de assuntos que estão ligados diretamente a questões amplas, que a sociedade tem destacado, como importantes fatores e que requerem um posicionamento das marcas.

Uma empresa de eventos deve se posicionar politicamente primeiro em relação a seus valores e conduta ética e de transparência nos negócios.

Assim as questões de direitos humanos, temas ambientais, sustentabilidade, respeito a igualdade racial e de gênero, devem ter uma ação concreta por parte da marca, para que possa se destacar como uma empresa que está ligada aos temas e demandas principais de boa parte da sociedade.

Até para obter novos parceiros é importante ter claramente definidos seus valores, princípios e atitudes, obtendo melhores investimentos e condições de negócios.

·        Apoio político

Uma empresa de eventos deve se posicionar politicamente, porém é importante considerar que apoio político é diferente desse conceito.

Apoiar politicamente é oferecer ou receber ajuda de partidos ou candidatos políticos, o que caracteriza uma relação direta com atores externos, podendo ser através de propagandas ou mesmo de injeção de recursos, entre as partes.

Nesse caso é preciso avaliar se os valores que a empresa possui, permitem esse tipo de atuação, mas deve ser entendido como uma situação bastante específica e diferente do posicionamento político, que se mostra neutro quanto a citações da política, em seu conceito restrito de atuação partidária ou parlamentar.

Importante ressaltar que muitas vezes as empresas não oferecem apoios políticos, porém seus acionistas ou executivos sim, e nesse caso pode haver uma contradição percebida pelo mercado, porém tem de ser respeitada quanto a liberdade para o cidadão escolher seus caminhos, não devendo interferir na gestão dos negócios, sendo uma decisão pessoal.

Propósito da marca

Uma empresa de eventos deve se posicionar politicamente?

 

Para que se possa identificar se uma empresa de eventos deve se posicionar politicamente é preciso identificar o propósito da marca.

Sem essa definição é impossível definir um posicionamento político.

O propósito da marca define que tipo de atuação terá, considerando todos os fatores que devem ser atendidos e a sua definição de valores a serem aplicados a condução de seus negócios.

Valores da empresa

Uma empresa de eventos deve se posicionar politicamente com base em seus valores e princípios, que estarão relacionados ao propósito para que tenha sido criada.

Esses valores não devem constar apenas em quadros, mas sim na prática, atitudes e condutas, que devem ser consolidadas através da cultura da empresa.

Assim é possível atestar que as definições estão sendo aplicadas efetivamente.

Compromisso ético

O compromisso com a ética é determinante para que se consiga afirmar se uma empresa de eventos deve se posicionar politicamente.

A ética, muito comentada, mas em muitos casos, pouco aplicada é o conceito basilar de relações sociais e, por conseguinte, empresariais.

Ela está acima de conceitos pessoais restritos e viabiliza a aplicação do contrato social entre os cidadãos e todos aqueles que convivem no planeta.

Envolver os parceiros

Uma empresa de eventos deve se posicionar politicamente?

As empresas de eventos devem procurar parcerias com outras empresas e fornecedores que possam ter os mesmos valores e assim conseguir formar um ambiente de comprometimento com questões de amplo espectro político e social.

Contar com fornecedores de serviços de segurança, compras de brindes sustentáveis, contratação de bandas para se apresentarem que possuam posicionamentos próximos, fornecimentos de equipamentos e de aluguéis de espaços sustentáveis, entre outros parceiros é uma condição que ajuda a ter um posicionamento político consistente.

Destacar em convites  para eventos esses diferenciais e compromissos da empresa, também devem ser considerados, como forma de divulgar a empresa e suas responsabilidades.

E contratar uma assessoria que possa orientar quanto a melhor prática em eventos, é fundamental para fechar um ciclo de melhoria contínua na empresa, com a consolidação de seu posicionamento político adequado.

 

Considerações finais sobre empresa de eventos deve se posicionar politicamente

Uma empresa de eventos deve se posicionar politicamente quanto àquelas questões que fazem parte de seus valores e que devem estar integradas as demandas que a sociedade está exigindo, quanto a questões complexas e determinantes para atingirmos uma melhoria de qualidade de vida e harmonia de relacionamento entre as pessoas.

Essa necessidade exige que o posicionamento político seja coerente com as atitudes que a empresa adota quanto a seus produtos e serviços e que contemplem sempre questões de ordem ética e cuidados com o planeta, entre outros fatores, assim terá um destaque e ganhos de mercado.

Aproveite e nos diga o que achou desse artigo, deixando seu comentário sobre empresa de eventos deve se posicionar politicamente.


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39969 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...