O café colonial é uma tradição bastante popular no sul do Brasil. Ele oferece uma fartura de alimentos que enchem não só os olhos, como também o apetite.
A história dessa tradição começou com a imigração de famílias alemãs, polonesas e até italianas para regiões específicas do Sul que também trouxeram sua tradição de refeições fartas e variedade de alimentos.
Esse costume acabou dando tão certo que muitos hotéis e restaurantes também adotaram a prática. É por isso que muitos dos alimentos oferecidos ali lembram a culinária germânica. Eles são oferecidos a qualquer hora do dia, mas principalmente de manhã e a tarde.
Ao ver um, pode parecer difícil de organizar, mas lembrando de alguns pontos é possível deixar todos bastante satisfeitos. Veja as dicas a seguir!
- Pães
Os pães são itens essenciais em qualquer café, mas no colonial é importante dar preferência para aqueles de receita caseira como os de milho, nata e centeio, por exemplo. No caso de pães grandes, lembre-se de deixá-los já fatiados para facilitar na hora das pessoas se servirem.
- Doces
Os doces são um ponto forte da cultura germânica. Um dos mais importantes é a chimia e o doce de leite. Fora esses, escolha sabores de frutas frescas, como laranja e maçã.
- Frios
Os queijos frescos e coloniais não podem faltar, eles costumam andar de mãos dadas com os doces, pois podem gerar combinações deliciosas. Não esqueça também de dispor presuntos e salames.
- Tortas e bolo
As tortas cremosas e de frutas são opções ótimas para ter na mesa, pois lembram muito a culinária germânica. Os bolos também dão um toque a mais! Prefira receitas mais simples como o tradicional de chocolate, cenoura e laranja. Os biscoitos são opcionais, mas também são muito bem-vindos nessa categoria.
- Bebidas
Na hora de escolher as bebidas não se limite somente ao café, lembre também de colocar na mesa leite quente, sucos naturais e iogurtes. Os chás não são de presença obrigatória, mas podem ser boas opções também.
Agora que você sabe do principal, já pode colocar a mão na massa. Se já organizou um café colonial, divida conosco sua experiência!
Imagem: CWB Gourmet.