Você sabe o que é brunch? Nada mais é do que uma refeição originária dos Estados Unidos, que une o café da manhã ao almoço – semelhante ao famoso café colonial, tão popular no Brasil. Essa moda americana chegou por aqui em meados da década de 1980, tornando-se uma prática sofisticada e requintada que combina “o melhor dos dois mundos”.
O que servir em um brunch?
O cardápio do brunch inclui bebidas quentes e frias, por exemplo leite, café, chás e sucos de frutas; alguns doces, como bolos, biscoitos e geleias; pães e torradas. Sem mencionar os itens mais americanos, como ovo e bacon fritos. Além disso, pratos leves do almoço como crepes, suflês, tortas e saladas também entram na refeição. Há quem opte por servir bebidas alcoólicas, como vinhos e champanhes mais leves, para dar um charme ao evento.
Atualmente existem buffets especializados em servir brunchs, para quem preferir uma opção mais prática.
Como organizar um brunch?
O horário recomendável para o brunch é das 10h às 15h, mas o mais importante é que o encontro seja realizado durante o dia. Com relação a local, é possível utilizar as dependências externas de uma casa, hotel ou salões de festas, como quintal, varanda, jardim ou até mesmo uma área interna, contanto que haja boa iluminação e um ambiente descontraído.
Outros detalhes
As xícaras e colheres de chá devem ser postas nas mesas individuais, junto ao açúcar e ao adoçante. A bebida principal, que deve ser chá ou café, também deve ser encontrada em cada uma das mesas. Os talheres principais, pratinhos e copos podem ser dispostos junto a xícaras extras em uma mesa separada, para que os convidados fiquem à vontade para se servir. Em uma terceira mesa devem estar as comidinhas e demais bebidas. Você pode, também, fazer mesas separadas para doces e salgados.
O mais importante é deixar o brunch acontecer naturalmente, aproveitando cada momento com os convidados. Divirta-se!
Imagem: Camille Styles e Harper’s Bazaar.