Quem faz artesanato muitas vezes pensa em ganhar dinheiro ensinando os outros a fazer o que sabe, além de vender os itens criados em feiras, lojas ou na internet. Porém, para organizar cursos de artesanato a pessoa deve ter uma metodologia e, saber organizar o passo a passo é a chave que facilita nesse quesito.
Localização
Todo curso diferenciado deve ter uma boa localização, para que o público possa encontrar o lugar de maneira fácil e acessível. Por isso, escolha um dos bairros centrais da cidade, onde haja pontos de ônibus, estacionamento e centrais de taxi de fácil alcance. Se decidir fazer em um bairro específico e mais afastado do centro da cidade, o ideal é que faça a divulgação do evento apenas nesta região, para garantir o sucesso do empreendimento.
Público-Alvo
Como demonstrado acima, a localização do evento tem uma relação direta com o público alvo do mesmo. Outro item que influencia no interesse das pessoas é o tipo de artesanato exposto no convite do curso; por isso, certifique-se de que o estilo das peças que você faz seja compatível com os gostos dos seus futuros alunos. Para acertar em cheio neste atrativo, uma boa ideia é pesquisar e aprender diferentes estilos, mesmo que seja apenas para ensinar no curso.
Método de Ensino
Por fim, mas não menos importante, defina um método de ensino que seja intuitivo tanto para os alunos quanto para o professor. Uma boa ideia é anotar todos os passos da criação das peças, para elaborar uma explicação fácil e simples e só então partir para a parte prática do curso.
Gostou da ideia? Monte seu curso de artesanato você também!
Imagem: Martha Stewart