Realizar um evento envolve diversos preparativos como atenção com a escolha de um bom local , estruturas diversas que possam garantir segurança, investir em equipamentos de qualidade, boa seleção de músicos, excelente padrão de som e de imagem e preparação para registrar com filmagens do evento.
Porém, nenhum esforço nesse sentido consegue manter o evento com o sucesso necessário se a quantidade de pessoas participantes for pequena e abaixo das expectativas.
Usar as redes sociais passou a ser fundamental como forma de motivar as participações em eventos.
Por isso, apresentaremos, nesse artigo, a conclusão de qual é a melhor rede social para empresa de eventos
Motivos para usar as redes sociais
Antes de indicarmos a melhor rede social para empresa de eventos, é preciso conhecer alguns detalhes e características desse recurso de comunicação, para ser possível maior compreensão de sua importância e da necessidade de planejar bem o seu uso.
O principal motivo está em divulgar de forma adequada seu evento e conseguir adesão para participação de maior quantidade de pessoas.
As redes sociais permitem ainda manter o público atualizado sobre os eventos, tendo um papel também de esclarecimentos sobre detalhes da realização, mantendo interações com e entre os participantes.
O diferencial das redes sociais
O entendimento do diferencial das redes permite que se consiga definir a melhor rede social para empresa de eventos.
Mais de 70% de pessoas de todas as faixas etárias possuem redes sociais, sendo que um percentual de aproximadamente 95%, das pessoas que estão compreendidas na faixa entre 18 e 34 anos, acessa habitualmente as redes sociais.
O Brasil ocupa o segundo lugar entre os países que acessam as redes sociais, dessa forma é impossível uma empresa de eventos, ou de qualquer outro segmento, não utilizar tal recurso de comunicação se quiser sucesso.
Importante considerar, entretanto, que o uso de redes sociais não exclui outras iniciativas de marketing digital existentes.
Vantagens para as empresas atuarem nas redes sociais
Existem vantagens indiscutíveis relacionadas a grande visibilidade que a atuação nas redes sociais proporciona.
As empresas devem considerar as possibilidades que se apresentam, tais como:
- Construir sua autoridade da marca;
- Aumentar o tráfego para seu site;
- Permitir a mensuração de resultados;
- Gerar maior impacto na divulgação;
- Identificar seu público alvo;
- Produzir maior engajamento;
- Reduzir custos com divulgação e com marketing;
- Fidelizar os seguidores;
- Definir estratégias de SEO.
Qual a melhor rede social?
A melhor rede social está relacionada ao tipo de evento que se deseja realizar e a atuação para que se obtenha um sucesso adequado.
Eventos grandiosos, relacionados a shows ao vivo, devem manter uma atuação nas maiores redes, para alcançar uma quantidade maior de participantes.
Já os eventos corporativos de treinamento podem usar as redes sociais específicas dos colaboradores que normalmente as empresas usam para se relacionarem internamente.
Em eventos comerciais, redes corporativas que possam direcionar ao público específico.
Assim é preciso compreender qual o perfil de cada rede social, o tipo de evento que se deseja realizar e a prospecção do público relacionado a ele, bem como como atentar para em que rede social se encontram frequentemente.
Vamos entender as características principais de cada rede social
Para definir a melhor rede social para empresa de eventos, é fundamental também conhecer as características de cada uma delas e assim poder entender de forma mais geral que tipo de perfil preferencialmente a usa.
Listamos, a seguir, as 6 principais redes sociais do planeta, para complementar e auxiliar em sua decisão:
Meta
A nova designação do Facebook pode ser considerada a melhor rede social para empresa de eventos se for considerada pelo tamanho de seus usuários.
Para grandes eventos, ela é a melhor por possuir seguidores habituais, sendo possível ainda criar eventos impulsionados por propagandas pagas.
Versátil, permite a publicação de diversos tipos de mídias e ainda mantém um serviço de atendimento bastante confiável e rápido.
Essa pode ser considerada a melhor rede social para empresa de eventos que precisem divulgar de forma mais rápida e constante imagens dos eventos.
É excelente rede social para atrair um público que usa as redes de forma rápida, objetiva e direta.
Interessante para eventos de público mais jovem ou que precise de uma maior quantidade de postagens.
A melhor rede social para empresa de eventos que realizem treinamentos empresariais ou encontros profissionais.
Passou a ser a rede social mais acessada por quem tem interesse em assuntos corporativos e de conhecimento para crescimento profissional e pessoal.
Inicialmente era mais utilizada como um banco de currículos, mas evoluiu para disponibilizar estudos e abordagens relacionadas a corporações e a temas ligados ao mundo empresarial e de pesquisas.
Destinada a quem deseja informar de forma rápida sobre o evento e manter as pessoas sempre ligadas ao que vai acontecer ou o que se passou.
Essa rede social auxilia a manter um canal aberto e de fácil acesso a informações, com conteúdos mais diretos e fáceis de assimilar.
Ideal para postar alertas e informes objetivos.
Uma rede social com bastante quantidade de seguidores e que tem um grande potencial para a divulgação da imagem do evento.
Postando imagens de eventos e criando conteúdos que auxiliem a motivar os participantes, é possível melhorar o sucesso do evento de maneira lúdica e divertida.
Bastante indicado para eventos que tenham o foco na inovação.
Youtube
Importante para ser usado como um elemento de divulgação amplo de seu evento.
Dessa forma, a rede social mais interessante para ampliar o alcance de comunicação, incluindo as pessoas que não possuam redes sociais ou que façam pouco uso delas.
Os sites de busca normalmente apontam essa rede como uma opção em consultas realizadas.
Agora você pode escolher melhor rede social para empresa de eventos
A indicação da melhor rede social para empresa de eventos dependerá sempre da finalidade a que o evento se destina.
Avaliar qual tem maior aceitação para o segmento de público que se deseja é uma das alternativas que se deve considerar para uma decisão mais adequada e assertiva.
Também é fundamental cuidar dos conteúdos e do posicionamento a ser adotado nas redes e assim manter a imagem da marca sempre com boa avaliação.
Trabalhar e identificar a melhor rede social é um desafio que deve ser superado com bastante estudo e compreensão do tipo de evento e de abordagem que se deseja.
Deixe um comentário com sua opinião sobre melhor rede social para empresa de eventos.