Para garantir o sucesso de sua produção on-line, é primordial estar familiarizado com as principais ferramentas de videoconferência. Dessa forma, você poderá selecionar as plataformas mais adequadas às suas necessidades, bem como será capaz de usufruir todos os recursos disponíveis.
Neste artigo, abordaremos brevemente cinco das principais ferramentas de videoconferência disponíveis no mercado, elencando alguns de suas características e vantagens. Boa leitura!
Skype
O Skype é um dos aplicativos que ajudaram a popularizar as videoconferências on-line gratuitas e coberturas para eventos, muito antes do início da pandemia de COVID-19.
Apesar disso, muitos alegam que o Skype não acompanhou efetivamente as várias mudanças tecnológicas, de modo que outras ferramentas de videoconferência ofereçam recursos e praticidades mais atraentes.
Zoom
O Zoom se destaca principalmente pela estabilidade e qualidade da conexão, seja qual for o modo de acesso – computador, celular, entre outros.
Além disso, possui compatibilidade dial-in, que permite a participação por áudio, mediante ligação telefônica.
Suporta reuniões com até 500 participantes, bem como eventos de até dez mil espectadores. Outros recursos disponíveis são a gravação de webinars, upload das reuniões em Nuvem e compartilhamento de tela.
Google Hangouts
O Google Hangouts é outra das plataformas de videoconferência disponíveis. Integrado aos demais produtos Google, permite o rápido compartilhamento de arquivos e mensagens ao vivo entre os diversos participantes.
Para melhor beneficiar-se de todos os recursos disponíveis na plataforma, dê preferência à navegação pelo Google Chrome.
EzTalks
O ezTalks é um serviço de Internet e videoconferência amplamente usado em diversos setores, como nas áreas da saúde, educação, entre outros.
Oferece soluções confiáveis e permite bate-papo em alta definição, bem como compartilhamentos e tela, gravação e quadro branco.
Microsoft Teams
O Microsoft Teams funciona como uma plataforma de colaboração ativa, centrada em mensagens e espaços de trabalho compartilhados.
Nesse sentido, as videoconferências apresentam um caráter adicional, não sendo o principal recurso do Microsoft Teams.
Apesar disso, as videoconferências permitem um alto número de convites (250 em chamadas ou até dez mil em eventos).
Conclusão sobre quais principais ferramentas de videoconferência
Se você faz parte do setor de produções e organizações de eventos on-line, para além de conhecer sobre equipamentos audiovisuais, estruturas e equipamentos para eventos, assessoria e dj, som, luz e imagem, é fundamental saber sobre as principais ferramentas de videoconferência. Esperamos que tenham gostado e aprendido com nosso artigo. Não se esqueça de nos deixar seu feedback, por meio do seu comentário.