Marketing de antecipação e eventos: como fazer

Para você que sempre quer mais informações sobre a organização de eventos e as formas de conseguir maior participação e sucesso na realização, será importante acompanhar este conteúdo, pois apresentaremos o como fazer marketing de antecipação para o sucesso de seus eventos.

Publicado em 05/05/2022

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Manter a divulgação de seu evento de maneira estruturada e com boa qualidade é uma forma de conseguir maior adesão, bem como gerar interesse no público em participar dele.

Adotar um bom planejamento e estratégias na divulgação são fatores críticos de sucesso para um evento de destaque.

E, para isso, o marketing de antecipação pode ser um elemento fundamental para que seu evento tenha destaque e possa ser melhor percebido pelo público adequado, despertando interesse em participar.

Investir nessa ferramenta de divulgação passa a ser importante para o melhor resultado de seus esforços quanto ao sucesso de seu evento.

Vamos ver, nesse artigo, como adotar e a qual relação entre o marketing de antecipação e eventos, visando a garantir o sucesso.

O que é marketing de antecipação?

Marketing de antecipação e eventos: como fazer

Antes de abordarmos como realizar a aplicação de marketing de antecipação e eventos, é importante apresentar a definição do que é o marketing de antecipação.

Esse método é direcionado para gerar uma grande expectativa em futuros participantes e naqueles que provavelmente não tinham muito interesse em participar e que acabam tendo contato com elementos que provocam a curiosidade e o desejo de se engajarem no evento em divulgação.

É usado para atingir uma parte do cérebro das pessoas relacionada à tomada de decisão e que possa ser estimulada a entender que a participação no evento passa de apenas informação a desejo, sobretudo a expectativa de chegar logo o momento de participar, de divertir ou adquirir mais conhecimento.

Somos impulsionados por desejos que se apresentam por estímulos que recebemos; muitos deles decorrem de experiências que tivemos ou de expectativas que criamos, sempre motivadas por fatores externos. Dessa maneira, o marketing de antecipação atua para gerar a expectativa e o interesse em participar de um evento.

Isto posto, a qualidade do evento possui diversos fatores que contribuem para se tornar um momento especial: investir em boa estrutura, em segurança e em espaços de qualidade, como nos demais componentes.

Porém esses elementos somente podem ser avaliados durante ou após a realização de um evento e, para que isso possa ser feito, tem de haver a participação que analise e avalie o evento.

A intenção do marketing de antecipação é justamente provocar condições de atrair o interesse das pessoas em participarem com ações que contribuam para isso, como divulgação de fotos, filmagens, distribuição de brindes e lembranças, acima de tudo, elaborar uma campanha que possa convidar a todos para presenciarem um momento ímpar, marcante.

Essa metodologia permite estabelecer ações efetivas para que as pessoas sejam incentivadas a comparecer a um evento e que possam ter uma avaliação positiva dele, garantindo inclusive a consolidação da marca dos realizadores.

Como funciona o gatilho mental?

Marketing de antecipação e eventos: como fazer

A relação entre o marketing de antecipação e eventos é baseada em criar condições de incentivo para despertar o interesse e o desejo de participação nos eventos.

Para isso, são aplicadas ações baseadas em ativar os gatilhos mentais que influenciarão nas decisões dos participantes.

Esse processo envolve despertar emoções usando técnicas específicas e que atendam a seus objetivos de compreender e de convencer os participantes que o evento será imperdível.

É comum ver pessoas com desejo de adquirir produtos mais modernos, sem que avaliem, com maior atenção, se os que possuem já não seriam suficientes para suas necessidades.

Então muitas filas são formadas para adquirir ou participar de compras de produtos ou eventos, com muita antecipação, para não perder a oportunidade de conseguir tal intento.

Esse é um trabalho de convencimento tratado no marketing de antecipação.

Onde usar o marketing de antecipação?

Marketing de antecipação e eventos: como fazer

O uso de marketing de antecipação e eventos deve ser bem estruturado e planejado para que possa atingir os objetivos esperados.

Adotar ações efetivas para causar e para ativar o interesse de participantes antecipadamente requer um cuidado extra para que aqueles aspectos que mais possam sensibilizar e gerar a expectativa nas pessoas sejam aplicados de maneira adequada.

Importante estabelecer o tipo de público e qual o perfil de acompanhamento de informações e de atualizações que esse tipo de consumidor utiliza, pois podem ser pessoas que não fazem uso principal de redes sociais como canais de comunicação,mas sim um outro meio digital; ou ainda outra forma fora do universo da web.

Muitas pessoas recorrem a jornais impressos e a revistas e podem ter acesso muito mais efetivo por esses meios de comunicação, então ações destinadas a esse público devem ser pensadas para que possam ter acesso às informações de eventos.

Fundamental ampliar a visão de mercado e principalmente definir estratégias distintas para se comunicar com as pessoas com perfil para se interessar pelo evento e assim ter mais sucesso nas ações de marketing.

Tratar bem do conteúdo é fundamental para qualquer tipo de comunicação, principalmente aquela relacionada a antecipar expectativas, porém existe a necessidade de definir em que meios serão disponibilizadas as ações em marketing de antecipação e eventos. Podemos indicar os canais mais apropriados a essa etapa, que são:

  • Divulgação em mídias impressas e em programação de rádios e TV que possam atingir a faixa de público interessada no tipo de evento que irá realizar;
  • Utilizar anúncios em locais públicos e em transportes coletivos;
  • Usar os recursos e as estratégias das redes sociais, principalmente contando com influenciadores digitais;
  • Recorrer ao recurso de e-mail marketing para atrair a atenção e despertar o interesse de usuários desse tipo de comunicação;
  • Uso de mídia paga nas plataformas digitais como Google, Facebook, Twiter e Instagram.

 

Considerações finais sobre marketing de antecipação e eventos

Recorrer ao marketing estruturado para alcançar o melhor resultado em eventos é garantia de sucesso na divulgação e na possibilidade de maior adesão de participantes.

A relação direta entre marketing de antecipação e eventos é comprovadamente a melhor forma de conseguir atingir os resultados esperados.

Por isso, marketing de antecipação e eventos estão diretamente ligados para garantir o sucesso da realização.

Vimos detalhes de como funciona esse recurso. Esperamos ter contribuído para o melhor entendimento possível sobre o assunto.

Aproveite e deixe um comentário sobre marketing de antecipação e eventos.


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