Festas verdes!

Festas verdes! Com muita personalidade e originalidade, além de deixar excelente exemplo para os convidados, as festas sustentáveis vão deixar a sua consciência mais leves e as latas de lixo mais vazias.

Publicado em 11/04/2012

Avalie este Artigo
5

Hoje em dia cada etapa da preparação de uma festa está repleta de novidades. Mas agora já é possível animar a festa toda com produtos biodegradáveis, reciclados e recicláveis sem perder o brilho da comemoração.

Pensando em atitudes menos agressivas ao Planeta, existem alguns passos que irão ajudar você a fazer das festas, de agora em diante, comemorações mais conscientes e verdes! Com muita personalidade e originalidade, além de deixar excelente exemplo para os convidados, as festas sustentáveis vão deixar a sua consciência mais leves e as latas de lixo mais vazias.

cupcake.jpg

Foto: donossoquintal

O começo


A data a ser celebrada ou o tema que você deseja, não importa muito. O que faz mesmo a diferença é o que usar na sua festa. Antes de sair às compras e se prepararpara a organização da festa, tenha em mente que a ideia é se divertir sem deixar aconta para a nossa Casa, no caso, nosso Planeta.
Portanto, planejar é preciso. Fazer listas de produtos e serviços e verificar os possíveis locais onde irá encontrá-los é o primeiro passo. Além de poupar tempo,com tudo colocado no papel, você irá poupar dinheiro e a quantidade de combustívelqueimado para rodar por aí atrás de tudo o que precisa.

Decorando

Em se tratando de decorações e enfeites para a sua festa, temos que repensar o consumo. Há ótimas opções de artigos de artesanato, reutilizados ou recicláveis que podem ajudar a dar aquele toque bacana na produção da festa.
Optar por talheres, pratos e vasilhas de material reutilizável como porcelanas, alumínio ou vidro, pode ser uma boa ideia. Uma novidade bem interessante para a sua festa são os talheres, pratos e copos biodegradáveis. Quanto aos guardanapos, claro, os feitos de tecidos, mesmo que precisem ser lavados, ainda são a melhor opção.

Para a decoração evite a utilização de plásticos e também do isopor (que possui degradação demorada). A decoração feita com artigos artesanais e reciclados dará a festa um ar consciente. Há também cestas de palha natural e toalhas de mesade tecido reaproveitado, de organizações não-governamentais, cooperativas ou de pequenos comércios locais que podem ser alugados ou mesmo comprados.
Evitar o uso de plástico pode se tornar um pouco difícil, é bem verdade, quando se trata das mesas e cadeiras. Para quem não aluga um espaço com cadeiras e mesas de madeira ou metal, a facilidade destes objetos em plástico é uma realidade. Mas uma dica é ir atrás das cadeiras e bancos feitos de papelão reciclado, que já têm seu espaço em festas deste tipo.
Podem-se usar também pufes e poltronas feitos com garrafas PET, modernos e sustentáveis! Caso todas as sugestões sejam inviáveis, o ideal é que o material seja alugado, para que mais itens do tipo não precisem ser comprados ou confeccionados.
Almofadas coloridas ou mantas jogadas por cima das cadeiras podem deixar a peçamais bonita e charmosa.
E para os dançarinos de plantão, o globo de luzes que não podia faltar, agora tem um concorrente. O semelhante globo de espelhos não gasta energia como o seu rival habitual. Fora da pista, as luzes dos outros ambientes devem ser repensadas, como as lâmpadas fluorescentes ou leds que deixam o ambiente bem aconchegante.
Se você estiver bolando uma festa grande é possível pensar até mesmo em patrocínio de uma empresa de energia alternativa para alimentar todo o brilho da sua comemoração. Sim, isto existe! São empresas especializadas em decoração amiga do meio ambiente, que conta com utensílios biodegradáveis e certificados ecológicos.

Comidinhas


Restaurantes e empresas de alimentos locais podem ser um grande diferencial nasua festa. Além de serem saborosos caindo no gosto da maioria das pessoas, esta iniciativa irá contribuir com o desenvolvimento local. Ainda há os buffets que estão se especializando em jantares e almoços feitos somente com comidas vegetarianas ou com alimentos orgânicos.
Claro que estes serviços costumam ser um pouco mais caros e uma boa dica é procurar se informar a respeito das frutas da estação, e na hora de fazer a escolha dos pratos, acompanhamentos e frutas, opte por elas – que podem vir tanto da agricultura local como da fazenda do seu avô!
Na hora de preparar o menu, preste atenção ao tipo de festa, por exemplo, para as mais dançantes, um cardápio leve com frutas pode ser a melhor opção.
E Já que a ideia é abolir o plástico, dê preferência a água em garrafas de vidro, que podem ser cheias no próprio filtro de casa. É bom e barato!


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39963 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...