Festas Juninas: como organizar todos os detalhes
Entre as festas temáticas, as juninas se destacam por sua facilidade de organização. As festas típicas de junho e julho, que são tradicionalmente homenagens aos santos, também são alternativas para confraternizações empresariais e festas pessoais. Na hora de organizar a festa, alguns elementos característicos devem ser respeitados e, por isso, dicas e sugestões são sempre bem-vidas por quem fica responsável pela organização do evento.
Decoração
As festas juninas estão diretamente relacionadas ao campo e de forma estereotipada, caracterizada pelo exagero. Assim, elementos como madeira e palhas são essenciais. Entre os objetos e acessórios decorativos que não podem faltar estão as bandeirinhas confeccionadas com jornais ou com folhas de revista. Além disso, a fogueira é fundamental, assim como o balão, que deve aparecer apenas figurativamente, em desenhos ou confeccionados com papel seda, já que a prática de soltar balão é proibida.
Foto: Flickr
Convite
Toda festa junina precisa de um casamento e uma quadrilha, assim, no convite, além das datas e do horário, é bom pedir que os convidados venham com trajes típicos e prontos para dançar.
Quadrilha e noivos
Organizar uma quadrilha é garantia de diversão. O ideal é que os anfitriões, em caso de festas pessoais, e gerentes ou diretores, em caso de festas empresariais, sejam os noivos. O ideal é não esquecer de convidar amigos ou funcionários para os “cargos” de padrinhos e padre.
O que comer?
As comidas típicas são o ponto alto da das festas juninas. Outra característica marcante desse tipo de festa é a presença de diferentes barraquinhas e tendas. Para evitar complicações, o ideal é contratar uma equipe que deve ficar responsável pelas barracas de lanche.
As comidas que não podem faltar são: cachorro quente, pipoca salgada e doce, espetinho de churrasco, pinhão, milho verde, pamonha e maça do amor. Para beber, vinho e quentão. Durante a organização, Providencie os itens acima, mas não se esqueça de acrescentar outras opções de acordo com as preferências de seus convidados.
Brincadeiras
Além da quadrilha, organizar outras brincadeiras é uma maneira de animar a festa. Alguns exemplos são: pescaria, pau de sebo e correio elegante, que são fáceis de organizar e bastante divertidas.