Dar uma festa com um tema inovador é um desafio e tanto. Por isso, o Portal Organizando Eventos foi atrás de um tema original e que vai fazer todos os apaixonados pela história quererem participar de um evento como este. O fim da bipolaridade entre Estados Unidos e União Soviética foi simbolizada pela queda do muro de Berlim, que separava o mundo capitalista do comunista. Apesar de todos estudarmos sobre o tema e de alguns terem visto a cena da destruição do muro na época, poucos participaram da ação. Por isso recriar essa experiência pode ser tão divertida!
Qual a ideia da festa?
A proposta é separar o local da festa em dois lados: o soviético e o ocidental. A separação é feita por um muro no meio do local e as pessoas precisam escolher em qual lado querem ficar. Cada lado é caracterizado de acordo com a potência que representa: EUA ou URSS.
No meio da festa, esse muro é destruído simbolizando a queda do muro de Berlim e o final da bipolaridade; e juntando os dois lados da festa.
Elementos da decoração
O muro pode ser feito com um painel de LED que mostre imagens reais do Muro de Berlim durante a festa, ou pode ser algo mais simples como uma cortina ou papelão. Se for um painel de LED, o ideal é que sejam dois painéis para simbolizar a quebra do muro separando as duas partes. Não esqueça de colocar um soldado em cada lado, afinal, é uma guerra!
Lado soviético:
No lado soviético, a dica é abusar do glamour. Alguns elementos característicos não podem faltar, como o martelo e a foice, símbolo do comunismo. Outra figura que pode aparecer é Misha, o mascote das Olimpíadas de 1980, em Moscou.
Uma ideia mais elaborada é criar uma estrutura semelhante ao bunker número 42, desenhado para proteger os líderes da União Soviética de um possível ataque nuclear.
A bebida mais característica a ser servida no lado soviético é a vodka.
Lado ocidental
No lado ocidental, você pode optar entre usar elementos decorativos apenas dos EUA ou de vários países, como França e Inglaterra. As figuras que podem aparecer são o Tio Sam, a Estátua da Liberdade, uma águia, a Torre Eiffel e uma cabine telefônica londrina. Nesse lado, você pode servir cervejas dos diversos países aliados dos Estados Unidos e fazer jogos, como o beer pong.
Dress Code
O vestuário pode ser outra caracterização da festa. Feita a escolha do lado, a pessoa pode usar roupas que caracterizem o visual como socialista ou capitalista. Vale se fantasiar da Che Guevara, Tio Sam, usar roupa militar com o símbolo da união soviética ou de jogador de futebol americano. Aí os convidados podem soltar a imaginação!
Para começar a organizar a sua festa, dê uma olhadinha em nosso site e veja as opções de nossos fornecedores para criar a festa do ano!
Fontes: DN Globo, FAAP, Festas SC.