Como usar marketing de influência para eventos

Se você deseja informações sobre organização de eventos e sobre divulgação com mais eficiência e maior retorno quanto as suas realizações, é importante acompanhar como usar o marketing de influência para seus eventos.

Publicado em 03/12/2021

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Eventos precisam de boas estratégias de investimentos em segurança, de definição dos melhores espaços, de contar com estruturas de qualidade, de bons recursos de som e de imagem.

Além de participação de boas bandas, com música ao vivo  e com pessoal de apoio, bem como excelente serviço de Buffet, se a divulgação do evento não for feita adequadamente de nada adiantará.

Utilizar os melhores recursos para divulgar eventos tem na parceria com marketing de influência um de seus principais suportes. Esse tipo de estratégia é a que traz retornos efetivos para garantir o sucesso da ocasião.

Analisaremos como usar marketing de influência para eventos.

O que é o marketing de influência?

Antes de saber como usar marketing de influência para eventos, é preciso entender o que é o marketing de influência.

Esse conceito está inserido em uma atuação de marketing digital que usa os recursos de influenciadores, líderes em atuação nas redes sociais, para que sejam parceiros na divulgação de eventos ou demais segmentos.

Esses influenciadores exercem bastante poder sobre os interesses de seus seguidores e podem gerar maior possibilidade de conseguir que participem de eventos.

São pessoas que conseguem a confiança das pessoas que os seguem nas redes sociais e, por isso, conseguem que suas decisões sejam mais pautadas em suas postagens e lives.

Eles ainda podem contribuir para a melhoria da imagem da marca e garantir que seus seguidores passem a reconhecer a empresa como uma ótima opção de entretenimento em seus eventos.

E para que o uso de marketing de influência seja eficiente, é preciso que a empresa que organiza eventos trabalhe em busca da qualidade contínua.

Como usar o marketing de influência?

Como usar marketing de influência para eventos

PHOTO BY MELAINE DEZIEL ON UNSPLASH

Ações de marketing digital atuam de formas distintas no tocante a como usar marketing de influência para eventos.

As empresas podem utilizar os modelos de mídia paga ou conquistada, devendo ser avaliada a melhor estratégia de uso de marketing de influência para obter os resultados mais efetivos e consolidados.

E essas opções funcionam das seguintes maneiras:

  • Mídia paga, que envolve remunerar os influenciadores digitais, os quais executam suas campanhas junto aos seguidores

Nesse caso, é fundamental que a parceria entre a marca e o influenciador tenha os mesmos objetivos e ocorra a identificação entre ambos.

Funciona não como uso de um garoto propaganda, mas como um porta-voz que se convence da proposta e da qualidade do evento, por isso a importância de definir bem essa parceria, evitando desgastes ou expectativas que possam não ser atendidas.

  • Mídia conquistada que é aquela em que o evento também se torna muito forte para a imagem do influenciador e que acaba tendo interesse em divulgar o evento.

Nessa situação, o envolvimento de recursos financeiros não está em discussão, mas sim a visibilidade que ambos terão com o evento.

Quando é assim, a construção da marca já está consolidada e o que se está buscando é mais divulgação e o influenciador deseja vincular sua imagem a essa experiência bem-sucedida, para se destacar frente a concorrentes digitais.

Quais cuidados tomar ao recorrer ao marketing de influência?

Para conseguir os melhores resultados e ter como usar marketing de influência para eventos com maior segurança e com qualidade, é preciso alguns cuidados a serem adotados, tais como:

  • Definir o perfil do influenciador que se alinhe com sua empresa;
  • Conhecer se o público dele é aquele que você busca;
  • Definir a forma mais adequada de uso de recursos para divulgar o evento pelos influenciadores, deixando que apliquem esses recursos da forma mais adequada;
  • Estabelecer como a parceria será realizada e formas de remuneração;
  • Traçar os objetivos;
  • Avaliar a necessidade da presença do influenciador no evento para que atraia mais público;
  • Definir as formas de vendas, de promoções e de facilidades de pagamentos pelos participantes.

Esses aspectos indicam que o trabalho de marketing de influência exige grande dedicação ao planejamento e definição de estratégias corretas. Caso contrário, o trabalho será voltado apenas para propaganda e não para influenciar a participação de pessoas em seu evento.

Como escolher os influenciadores digitais?

Como usar marketing de influência para eventos

PHOTO BY HUMPHREY MULEBA ON UNSPLASH

Para esclarecer como usar marketing de influência para eventos, é preciso definir um ponto fundamental que é a melhor maneira de escolher um influenciador que possa ser aderente a seu evento.

Importante considerar a prospecção e a filtragem dos influenciadores existentes para não incorrer na escolha de um que não seja alinhado a sua marca.

Importante usar recursos de Inteligência Artificial para apurar e extrair os dados que estejam mais afinados com suas necessidades.

Leve em consideração a relevância, o alcance e o engajamento que os influenciadores exercem e assim terá mais possibilidade de uma parceria de sucesso.

Como acompanhar os resultados?

Como usar marketing de influência para eventos

PHOTO BY HUMPHREY MURELA ON UNSPLASH

Ao definir como usar marketing de influência para eventos, deve-se levarem consideração que os resultados de sua atuação sejam acompanhados e analisados para atestar seus retornos.

Isso é fundamental para atestar que os objetivos foram alcançados efetivamente.

Estabelecer as métricas de apuração de resultados será uma importante atitude para que eles possam ser medidos, como também para estabelecer a melhoria contínua àqueles aspectos não atendidos.

O marketing digital possui diversas métricas que podem ser aplicadas para identificar os resultados obtidos com o trabalho exercido pelo influenciador digital.

Que retornos esperar?

Então como usar marketing de influência para eventos pode gerar resultados e o que esperar deles?

O marketing de influência, quando bem executado, baseado em um bom planejamento e em uma justa parceria, permite que seja obtida maior participação em eventos.

Isso retorna em maiores ganhos financeiros e de imagem, desde que haja qualidade na realização dos eventos.

Portanto não adianta ter um bom trabalho de divulgação, se o evento deixar a desejar em detalhes durante a realização dele.

Essa metodologia pode representar um diferencial importante para a empresa que promove a realização de eventos e passar a ter ganhos competitivos de mercado.

Por isso, é importante investir nesse recurso.

 

Agora você sabe como usar marketing de influência para eventos

Vimos nesse artigo como usar marketing de influência para eventos, indicando como essa ferramenta funciona, como também os cuidados e os acompanhamentos que devem ser adotados.

Agora é possível usar de forma mais intensa esse recursos e conseguir maior sucesso em seus eventos.

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