Assessoria de imprensa em eventos: como usar press kit

Você que deseja ampliar seus conhecimentos sobre as melhores maneiras de divulgar um evento com recursos de uma assessoria de imprensa, não pode deixar de conhecer procedimentos a ser adotados com o uso adequado de press kit para o maior alcance de sua publicidade.

Publicado em 06/05/2022

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Eventos de sucesso dependem que sejam adequadamente divulgados para que possam ter a maior participação possível, com todos os detalhes de organização e realização sendo efetuados com qualidade.

Porém, não importa a qualidade de equipamentos, imagem, som , estruturas e demais detalhes, se o evento  não possuir uma divulgação bem elaborada e com o apoio de uma assessoria de comunicação para melhor atuação de suas campanhas, com recursos eficazes para maior adesão a seu evento.

A melhor forma de convidar é atuando na divulgação prévia, com profissionalismo e para o público correto, pois, assim, você estará investindo adequadamente em recursos com mais possibilidade de sucesso.

Vamos apresentar, a partir de agora, como usar press kit em uma assessoria de imprensa em eventos.

O que é o press kit ?

Assessoria de imprensa em eventos: como usar press kit

Em português, o termo press kit pode ser traduzido como kit de imprensa. Ele é o recurso usado por empresas para divulgar suas marcas e, no caso de segmento de eventos, para que se possa estabelecer os diferenciais e apresentar suas propostas.

O termo imprensa era concebido como o envio de material de divulgação para os órgãos relacionados a veículos de comunicação existentes, como jornais, revistas e emissoras de televisão.

Porém, com a expansão dos modelos de comunicação e propaganda, o termo possui o alcance de trabalhar com todos os recursos que possam ser utilizados para expandir a informação e o alcance de processos de divulgação de eventos ou produtos.

Então, o papel de uma assessoria de imprensa em eventos que recorra ao press kit passou a ser o uso de veículos digitais de divulgação e influenciadores que têm uma vasta quantidade de seguidores, possibilitando a ampliação do alcance de propagandas dos eventos.

Entretanto, é possível atuar também com o envio de press kit para outros meios de comunicação mais tradicionais, para atingir um público menos frequente ou seguidor de canais digitais.

Todas as opções de divulgação são válidas, e usar esse recurso permite maior chance de sucesso de participação em eventos.

O press kit deve atender a um padrão de informações para auxiliar na divulgação do evento, e as informações relevantes e os destaques devem ser bem pontuadas para que esse recurso seja o mais adequado em promover o evento em seus pontos diferenciados.

Ele deve atender a cinco critérios de apresentação básicos, que são:

  • Release com as informações principais do evento de maneira concisa;
  • Depoimentos de organizadores ou atrações, fotos e vídeos;
  • Dados de contato para que os veículos de comunicação possam acessar os organizadores e esclarecer dúvidas;
  • Logomarca do evento;
  • Campo de perguntas e respostas que possam surgir por parte dos participantes.

Pode ser usado meio digital ou físico para envio dessas informações e detalhes, com conteúdos apropriados para a divulgação mais correta e assertiva do evento.

A importância de recorrer ao press kit

Assessoria de imprensa em eventos: como usar press kit

Contar com uma boa assessoria de imprensa em eventos facilita a elaboração e o envio de press kit por oferecer mais conhecimento das áreas a respeito do tipo de evento, sendo assim, esses conhecimentos devem ser melhor aproveitados, sugerindo direcionamentos mais assertivos e com melhores resultados e atuando neles.

Press kit é importante para informar sobre o que se entregará como experiência aos participantes e, de certa forma, seduzi-los para que possam acompanhar suas realizações.

Com um processo bem estruturado e com conteúdo de qualidade, é possível despertar o interesse e maior engajamento do público, refletindo em resultados melhores de participação nos eventos.

O press kit permite que a divulgação seja bem estruturada com informações relevantes, com mais oportunidade de atrair seguidores que podem decidir suas participações com base em dados e informações mais adequadas a atender suas expectativas. E o formato de incluir mídias nessas divulgações permite mais possibilidade de sucesso nessa etapa.

Então, contar com uma assessoria de imprensa em eventos facilita o alcance de melhores retornos e pode sugerir outras ações como oferta de lembranças e brindes personalizados aos divulgadores e aos participantes, também.

Para isso, definir uma estratégia adequada de abordagem e direcionamento de seu press kit é determinante para alcançar os melhores resultados e deve ser entregue a profissionais que possam executar esse processo com segurança.

A necessidade de aprimorar o press kit em tempos digitais

Assessoria de imprensa em eventos: como usar press kit

Sabemos que uma assessoria de imprensa em eventos de qualidade permite ganhos mais garantidos, porém, ela deve atuar dentro de recursos digitais adequados e com ações que possam atender as demandas dos seguidores das redes sociais e as expectativas de seu público específico, que deverá ter mais interesse no evento.

Ter a compreensão do funcionamento das redes sociais e de outros modelos de comunicação digitais permite que os resultados se tornem mais efetivos e com um direcionamento mais rápido.

É importante atuar nos recursos digitais disponíveis e exercer ações que possam trazer os resultados desejados, então, nunca a inovação e o conhecimento desse ambiente foram tão fundamentais como agora, e os meios digitais atualmente oferecem oportunidades únicas, tais como: contar com o maior alcance de suas campanhas, recorrer a mídias pagas e espontâneas e trabalhar na consolidação e autoridade de sua marca.

Sendo todos esses pontos determinantes para o sucesso de trabalhar com press kit adequado.

Cuidados a serem adotados para um eficiente press kit

Existem alguns passos e cuidados que uma boa assessoria de imprensa em eventos deve empreender ao definir trabalhar com um press kit.

Entre eles, a definição do formato do evento, seus diferenciais, identificação de seu público-alvo, dados que devem ser destacados, estabelecimento da identidade visual do evento e informação do conceito do evento são fatores determinantes para obter mais retorno com esse método.

 

Considerações finais sobre assessoria de imprensa em eventos

Uma boa assessoria de imprensa em eventos é fundamental para obter ações de divulgação adequadas, e, para isso, o press kit se torna um recurso importante em tempos de alta competitividade de informações pelas redes sociais.

Neste artigo, apresentamos o conceito de press kit e como ele deve ser adequadamente usado para aumentar a percepção de atrair participantes para seu evento.

Esperamos que este artigo tenha contribuído para aprimorar seu conhecimento sobre os cuidados com a organização e com a realização de eventos. Solicitamos que deixe um comentário com sua opinião sobre assessoria de imprensa em eventos.


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