Eventos de sucesso dependem que sejam adequadamente divulgados para que possam ter a maior participação possível, com todos os detalhes de organização e realização sendo efetuados com qualidade.
Porém, não importa a qualidade de equipamentos, imagem, som , estruturas e demais detalhes, se o evento não possuir uma divulgação bem elaborada e com o apoio de uma assessoria de comunicação para melhor atuação de suas campanhas, com recursos eficazes para maior adesão a seu evento.
A melhor forma de convidar é atuando na divulgação prévia, com profissionalismo e para o público correto, pois, assim, você estará investindo adequadamente em recursos com mais possibilidade de sucesso.
Vamos apresentar, a partir de agora, como usar press kit em uma assessoria de imprensa em eventos.
O que é o press kit ?
Em português, o termo press kit pode ser traduzido como kit de imprensa. Ele é o recurso usado por empresas para divulgar suas marcas e, no caso de segmento de eventos, para que se possa estabelecer os diferenciais e apresentar suas propostas.
O termo imprensa era concebido como o envio de material de divulgação para os órgãos relacionados a veículos de comunicação existentes, como jornais, revistas e emissoras de televisão.
Porém, com a expansão dos modelos de comunicação e propaganda, o termo possui o alcance de trabalhar com todos os recursos que possam ser utilizados para expandir a informação e o alcance de processos de divulgação de eventos ou produtos.
Então, o papel de uma assessoria de imprensa em eventos que recorra ao press kit passou a ser o uso de veículos digitais de divulgação e influenciadores que têm uma vasta quantidade de seguidores, possibilitando a ampliação do alcance de propagandas dos eventos.
Entretanto, é possível atuar também com o envio de press kit para outros meios de comunicação mais tradicionais, para atingir um público menos frequente ou seguidor de canais digitais.
Todas as opções de divulgação são válidas, e usar esse recurso permite maior chance de sucesso de participação em eventos.
O press kit deve atender a um padrão de informações para auxiliar na divulgação do evento, e as informações relevantes e os destaques devem ser bem pontuadas para que esse recurso seja o mais adequado em promover o evento em seus pontos diferenciados.
Ele deve atender a cinco critérios de apresentação básicos, que são:
- Release com as informações principais do evento de maneira concisa;
- Depoimentos de organizadores ou atrações, fotos e vídeos;
- Dados de contato para que os veículos de comunicação possam acessar os organizadores e esclarecer dúvidas;
- Logomarca do evento;
- Campo de perguntas e respostas que possam surgir por parte dos participantes.
Pode ser usado meio digital ou físico para envio dessas informações e detalhes, com conteúdos apropriados para a divulgação mais correta e assertiva do evento.
A importância de recorrer ao press kit
Contar com uma boa assessoria de imprensa em eventos facilita a elaboração e o envio de press kit por oferecer mais conhecimento das áreas a respeito do tipo de evento, sendo assim, esses conhecimentos devem ser melhor aproveitados, sugerindo direcionamentos mais assertivos e com melhores resultados e atuando neles.
Press kit é importante para informar sobre o que se entregará como experiência aos participantes e, de certa forma, seduzi-los para que possam acompanhar suas realizações.
Com um processo bem estruturado e com conteúdo de qualidade, é possível despertar o interesse e maior engajamento do público, refletindo em resultados melhores de participação nos eventos.
O press kit permite que a divulgação seja bem estruturada com informações relevantes, com mais oportunidade de atrair seguidores que podem decidir suas participações com base em dados e informações mais adequadas a atender suas expectativas. E o formato de incluir mídias nessas divulgações permite mais possibilidade de sucesso nessa etapa.
Então, contar com uma assessoria de imprensa em eventos facilita o alcance de melhores retornos e pode sugerir outras ações como oferta de lembranças e brindes personalizados aos divulgadores e aos participantes, também.
Para isso, definir uma estratégia adequada de abordagem e direcionamento de seu press kit é determinante para alcançar os melhores resultados e deve ser entregue a profissionais que possam executar esse processo com segurança.
A necessidade de aprimorar o press kit em tempos digitais
Sabemos que uma assessoria de imprensa em eventos de qualidade permite ganhos mais garantidos, porém, ela deve atuar dentro de recursos digitais adequados e com ações que possam atender as demandas dos seguidores das redes sociais e as expectativas de seu público específico, que deverá ter mais interesse no evento.
Ter a compreensão do funcionamento das redes sociais e de outros modelos de comunicação digitais permite que os resultados se tornem mais efetivos e com um direcionamento mais rápido.
É importante atuar nos recursos digitais disponíveis e exercer ações que possam trazer os resultados desejados, então, nunca a inovação e o conhecimento desse ambiente foram tão fundamentais como agora, e os meios digitais atualmente oferecem oportunidades únicas, tais como: contar com o maior alcance de suas campanhas, recorrer a mídias pagas e espontâneas e trabalhar na consolidação e autoridade de sua marca.
Sendo todos esses pontos determinantes para o sucesso de trabalhar com press kit adequado.
Cuidados a serem adotados para um eficiente press kit
Existem alguns passos e cuidados que uma boa assessoria de imprensa em eventos deve empreender ao definir trabalhar com um press kit.
Entre eles, a definição do formato do evento, seus diferenciais, identificação de seu público-alvo, dados que devem ser destacados, estabelecimento da identidade visual do evento e informação do conceito do evento são fatores determinantes para obter mais retorno com esse método.
Considerações finais sobre assessoria de imprensa em eventos
Uma boa assessoria de imprensa em eventos é fundamental para obter ações de divulgação adequadas, e, para isso, o press kit se torna um recurso importante em tempos de alta competitividade de informações pelas redes sociais.
Neste artigo, apresentamos o conceito de press kit e como ele deve ser adequadamente usado para aumentar a percepção de atrair participantes para seu evento.
Esperamos que este artigo tenha contribuído para aprimorar seu conhecimento sobre os cuidados com a organização e com a realização de eventos. Solicitamos que deixe um comentário com sua opinião sobre assessoria de imprensa em eventos.