Planejar e organizar um evento e estabelecer as etapas que serão desenvolvidas pode ser fácil, porém você sabia que todo tipo de evento precisa de divulgação? Neste artigo falaremos sobre a importância da divulgação de um evento e como promover evento via redes sociais.
Organização de eventos
A organização de eventos é o planejamento de um festival, cerimônia, feira, festa ou convenção. Toda organização é composta por etapas que garantem o sucesso. As principais são: estabelecer orçamento, a escolha do estilo e do tema do evento, definir público-alvo, a quantidade de participantes, a escolha da data e horário, a reserva do ambiente (chácara, fazenda, salão de festas, casa de shows, sítio, entre outros), contratação de fornecedores (decoração, por exemplo), aluguel de brinquedos infláveis (caso tenha presença de crianças), aluguel de mesas e cadeiras, estrutura e equipamentos, buffet para eventos, iluminação, música (bandas, trios, músicos ou DJ), equipes de segurança e divulgação.
A importância das redes sociais na divulgação de eventos
As redes sociais surgiram como uma ferramenta ideal de comunicação para as empresas. Atualmente, organizadores de eventos vêm investindo cada vez mais em promover evento via redes sociais, seja para divulgar feiras, festivais, cerimônias, entre outros.
O marketing de eventos vem crescendo cada vez mais, e você não pode ficar de fora. Com a tecnologia atual, o uso para promover evento via redes sociais passou a ganhar relevância em estratégias de marketing, principalmente para dar suporte a toda a comunicação de eventos.
Com a facilidade da inclusão e atualização é possível criar uma relação com o seu público-alvo antes, durante e após o evento. Por meio das métricas disponibilizadas pelas redes sociais é possível analisar a satisfação de seus clientes, medir menções, verificar o compartilhamento de vídeos e imagens associadas a seu evento e até engajar cada vez mais o seu público mostrando as ações que a sua marca promove.
Com a estratégia de marketing é possível aumentar o tráfego de visitantes em seu site, uma vez que a pessoa já está conectada a sua página, sem contar que os gastos com a propaganda são menores quando se trata de mídias sociais. Outra vantagem é a de mídia espontânea que o público-alvo pode gerar, com as ferramentas de geolocalização disponibilizadas pelas mídias sociais. Com isso, os participantes conseguem interagir com o seu evento, mostrando aos amigos onde estão.
Nas mídias sociais, as informações se multiplicam de forma muito rápida e isso acaba facilitando o alcance do seu público-alvo. Ainda é possível atingir outras pessoas que não se interessavam inicialmente pelo seu evento por falta de conhecimento. Com as mídias sociais, pode-se trabalhar com segmentações, o que facilita o contato de forma correta no momento certo com cada indivíduo. Há diversas possibilidades para atrair um grande público para o seu evento pelas redes sociais, por isso é importante investir nelas.
Como promover evento via redes sociais?
Há formas que ajudam a promover evento via redes sociais. São elas:
Experimentando algo novo
Em primeiro lugar, para promover evento via redes sociais, é essencial ressaltar que não é preciso cadastrar a sua empresa em todas as redes sociais existentes. Procure fazer um mapeamento e identifique quais são as mais usadas pelo seu público-alvo. Através disso será possível definir quais você deverá usar para ser o foco da sua divulgação.
Entretanto, vez ou outra você pode buscar experimentar algo novo para a divulgação de seu evento nas mídias sociais. Quando souber de algo novo que tem se tornado popular e, você acredita que é interessante, experimente. As redes sociais costumam fornecer recursos de análise de desempenho para páginas e perfis corporativos, faça bom proveito desses dados.
Investindo em fotos e vídeos
Plataformas como Facebook, YouTube e Instagram são exemplos para promover evento via redes sociais por conta da capacidade de aliar a integração com a distribuição de vídeos e fotos.
Não importa qual é o seu público-alvo, provavelmente ele receberá com maior disposição a informação que você tem a transmitir caso você faça isso usando vídeos ou fotos. Procure dar atenção total às novidades e invista na produção de conteúdo. Outra dica é usar e abusar da sua criatividade para conseguir interagir com o seu público com sucesso ao divulgar um evento nas mídias sociais.
Ajuda de um especialista
A maioria dos organizadores de eventos tem conhecimento sobre a importância de promover evento via redes sociais como canal de marketing, mas nem todos são capazes de aproveitar ao máximo esse tipo de canal. Ainda que você foque totalmente em uma rede social, não quer dizer necessariamente que você esteja fazendo de forma correta. Isso é intensificado ainda mais quando pensamos em mídias sociais decorrentes, em fase de consolidar seu público.
Caso tenha recursos, é essencial buscar a ajuda de um especialista em redes sociais. Esse profissional pode lhe dar uma dimensão mais clara da importância de utilizar as redes sociais na divulgação de um evento. Pode ser um serviço terceirizado, consultoria ou contratar alguém que possa trabalhar internamente.
Mantenha o foco
Em algum momento talvez você se depare usando e administrando mais serviços do que é capaz de lidar. Para promover evento via redes sociais, é preciso manter o foco. Como profissional, procure entender que as mídias sociais e aplicações como ferramentas vão lhe servir para um objetivo: divulgar um evento nas mídias. Não se sinta obrigado a continuar usando algo por força do hábito. Em vez disso, procure priorizar a qualidade desse uso, sobretudo no que diz respeito às mídias sociais.
Gerenciar ao mesmo tempo contas no Facebook, Instagram, YouTube, Twitter, entre outras redes, pode fazer com que o uso se torne mecânico e certamente o seu público-alvo perceberá. Procure manter o toque pessoal e torne suas publicações mais autênticas e originais. Caso não seja possível fazer isso em várias mídias sociais ao mesmo tempo, será preciso deixar algumas delas de lado.
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