Atualmente, a tendência que está se consolidando é a realização de eventos on-line.
Essa foi uma experiência adotada para tentar driblar as dificuldades que a pandemia de COVID-19 apresentou e que impediu a realização de eventos presenciais ao longo de 2020.
Dessa maneira, os eventos on-line passaram a ser a única alternativa de acesso a diversos tipos de celebrações, desde comemorações até shows e demais eventos corporativos e acadêmicos.
Esse modelo já costumava ser usado no mundo empresarial, para treinamentos e reuniões de pessoal, porém se tornou amplamente utilizado devido à necessidade de cumprir as determinações sanitárias para evitar um contágio maior entre as pessoas.
Com o passar do tempo, tornou-se uma realidade e adotado com naturalidade pela maioria das pessoas, e suas realizações deverão se manter em crescimento em 2021.
Neste artigo, vamos apresentar como oferecer evento on-line e que faça sucesso.
Uma nova realidade comportamental
A pandemia surgiu e, com ela, uma nova ordem social em termos de convivência e aproximação presencial.
Nesse sentido, as pessoas começaram a mudar seus interesses de contato e passaram a se relacionar e a participar de eventos on-line, o que parece ser mais que uma tendência, mas sim uma realidade, que afetará consideravelmente os eventos presenciais.
A divulgação do evento on-line
Photp by Chris Montgomery on Unsplash
Como oferecer evento on-line sem divulgação e ainda assim querer sucesso?
Impossível. Então, as empresas de organização de eventos devem usar as melhores formas de convidar os participantes, usando as redes sociais e outras formas de comunicação que possam ampliar o conhecimento da realização do evento e assim atrair maior quantidade de participantes.
A organização
A organização do evento é fundamental para ter como oferecer evento on-line de sucesso.
Sendo assim, dedique um tempo maior na organização dos detalhes e controles para a realização de um evento de sucesso.
Trabalhe com checklist das atividades e defina todos os passos a ser seguidos para evitar riscos de esquecimentos que possam comprometer seu evento.
Os cuidados com a infraestrutura
Para poder ter como oferecer evento on-line de qualidade, é fundamental investir numa boa infraestrutura com equipamentos e bem escolhidos que possam causar condições de filmagens com bastante diferencial de qualidade, além, é claro, de garantir a segurança das transmissões e dos expositores.
A infraestrutura é o grande diferencial de qualidade na transmissão de eventos on-line.
Explorando os recursos tecnológicos
Photo by John Schnobrich on Unsplash
Usar as inovações da tecnologia é uma boa maneira de ter como oferecer evento on-line.
Investir em recursos de realidade aumentada certamente será um grande aliado para o sucesso de seu evento on-line.
Estabelecendo facilidades nas inscrições
Como oferecer evento on-line que vise ao sucesso, se as pessoas não tiverem facilidade de realizar suas compras de ingressos ou mesmo a conseguir realizar de inscrições?
Esse é um aspecto importante para que as pessoas possam, de forma rápida e simples, fazer suas inscrições para participar, além de formas acessíveis de realização de pagamentos.
Definindo a programação com antecedência
Não há como oferecer evento on-line sem que ocorra a definição da programação e o que a diferenciará de outros eventos similares.
Essa é uma estratégia que certamente definirá um modelo bastante interessante para que os participantes estejam motivados para assistirem a seus eventos.
Devem ser destacados os temas e as atrações, assim como um resumo do que esperar.
De preferência, a divulgação da programação deve ser feita com uma adequada antecedência.
Seja pontual
Um aspecto diretamente ligado ao sucesso do evento é o relacionado ao fator tempo, dessa maneira, definir data e horário, além da duração do evento, é uma forma de manter o interesse do público e fazer com que ele se sinta respeitado.
Cumprir os horários é fundamental para atender participantes e expositores ou atrações artísticas.
Avalie as tendências de mercado
Em eventos on-line de sucesso é importante que os temas e/ou atrações sejam aqueles que despertem interesse dos participantes.
E isso deve ser perseguido com bastante atenção pelas empresas que organizam eventos, com o uso de ferramentas de inteligência artificial e avaliação do mercado consumidor.
Assim os eventos se baseiam em fatos obtidos do interesse no momento presente e com mais chances de sucesso.
Invista na interação com os participantes
Os eventos on-line têm grande oportunidade de interação entre os apresentadores, sejam atrações artísticas ou expositores, pois as transmissões normalmente são realizadas em tempo real, ou, se gravadas, permitem também que possam ser colhidas opiniões e participações importantes do público, o que ajuda na construção de autoridade.
Obtendo essas informações é possível tratá-las e retornar com esclarecimentos ou mesmo interagir em tempo real com os participantes.
Nesse aspecto, os eventos on-line permitem uma integração muito mais ampla com o público que em eventos presenciais.
Mantenha avaliações pós-evento
Importante estabelecer como rotina a obtenção das avaliações de seu evento, pois isso se torna importante ferramenta de aproximação maior com os participantes, além de ser uma excelente forma de efetuar uma pesquisa de pontos a ser melhorados e ajuste em processos.
Descubra como oferecer evento on-line de sucesso
Photo by Austin Distel on Unsplash
Ter organização e planejamento bem feitos são boas dicas de como oferecer evento on-line com sucesso.
Importante também contar com equipamentos de qualidade e aliados à melhor tecnologia disponível possa trazer qualidade ao evento.
Além disso, contar com uma assessoria na área é importante para ter ganhos de qualidade e de custos, aumentando as chances de sucesso.
E, por fim, ser criativo e interagir com seu público, atendendo às suas demandas por eventos que agreguem valor.
Todas as dicas são um resumo do que abordamos neste artigo. E então, gostou de nosso conteúdo? Aproveite e deixe sua opinião: quais suas ideias para fazer evento on-line de sucesso?