O designer de joias muitas vezes busca a sua inspiração para a próxima coleção em lugares bastante incomuns, em etnias diversas, nas ruas, nas artes em geral. E as peças confeccionadas com gemas preciosas e design requintado esculpidos em alianças, colares, braceletes, maxi anéis, brincos e presentes customizados, são a sensação do momento. Muitos criadores consideram que, além de criar joias, parte de seus trabalhos é a ajuda que as pessoas recebem ao realizarem os seus desejos, a inspirarem mudanças positivas nas suas vidas e, o mais importante, a fazer com que cada um desses clientes se sinta único.
Ser recebidas exclusivamente através de agendamento de data e horário, auxiliando assim, ao serviço personalizado e bom atendimento em um ambiente deslumbrante e com muito charme, é a exigência de algumas das consumidoras mais requintadas.
Alianças
Mas existe moda quando o assunto é aliança? Bem, na verdade o que vale é a personalização. Para isso o casal tem a opção de escolher um par polido ou não... com ou sem pedras, de ouro amarelo ou branco, e hoje ainda há o vermelho...São muitas as opções que fica difícil até escolher. No entanto, claro, sempre existem alianças que, em um determinado momento, agradam a um grande número de pessoas. Hoje, existe grande volume de saída dos muitos modelos de fio quadrado e alianças com diamantes, afirmam especialistas, pois, cada vez menos encontrarmos casais que procurem pelo modelo tradicional. A peça única e personalizada é a bola da vez! Para isso há mil e uma misturas diferentes. Vários tipos de ouro, texturas, pedras, etc.
A aliança da noiva costuma ter um ou até mais brilhantes, e até na aliança masculina, pode-se optar por este mimo. Mas o que os homens primam, de um modo geral, é o conforto. Aí entram as alianças anatômicas, que são muito mais confortáveis. Esse tipo de aliança tem seu diâmetro interno abaulado, ou seja, na parte interna ela – a aliança - é arredondada. Isso possibilita que a joia não aperte o dedo, assim, mais conforto.
E aí se pode dar uma dica. Para facilitar a escolha e para tornar o visual harmonioso, quem entende do assunto afirma que o casal tente optar pela proporcionalidade: mãos muito pequenas não costumam ficar bem com alianças muito pesadas. Já as mãos maiores, especialmente as masculinas, pedem alianças mais robustas.
Já os dedos finos e longos combinam com qualquer tipo de aliança, enquanto dedos curtos e mais grossos não ficam bem com alianças muito largas, pois podem fazer com que os dedos pareçam ainda menores.
Diferenças
Há inúmeras diferenças entre as alianças. No entanto são diferenças mais visuais mesmo. As joias polidas são mais brilhantes e as escovadas, mais opacas. Hoje em dia há mais escolha pelas alianças escovadas, pois fogem do tradicional modelo polido.
É interessante observar que esses dois tipos são confeccionados através de processos de acabamento, assim é perfeitamente possível que o casal modifique o modelo escolhido transformando alianças polidas em escovadas e vice-versa, tudo isso através de um simples e rápido polimento ou de um fosqueamento, garantem os joalheiros.
E a platina? Bem, a platina é também um metal nobre e tanto o ouro quanto a platina apresentam grande durabilidade. Entretanto as alianças de platina são realmente mais caras, pois, se trata de um metal mais denso do que o ouro, ficando a peça mais pesada.
Confecção
Como dissemos no início da matéria, as joias confeccionadas artesanalmente têm, sem dúvida nenhuma, um acabamento diferenciado. A cada peça feita, de maneira única, o designer, o joalheiro ou artesão atende ao gosto do casal que a escolheu que é único também. Isso admite que as minúcias possam ser adicionadas a fim de tornar o modelo exclusivo e ajustado ao orçamento do cliente, diferentemente das alianças industrializadas que não podem sofrer tais modificações. Tudo depende do gosto e do orçamento do casal.
Curiosidades
Você sabia que o ouro 18k possui 75% de ouro puro e 25% de ligas metálicas como a prata e o cobre? Sim, deste modo o metal fica com a resistência necessária para a confecção da joia. Já o ouro 14k apresenta menor pureza e o ouro 24k, apesar de ser o mais puro, é muito maleável e por isso não dá à peça a resistência necessária para a confecção.