Todo evento de sucesso precisa de um bom planejamento e organização, e tudo isso é feito com ajuda de profissionais como o cerimonialista. O que é um cerimonialista e qual a sua importância em seu evento? Quais erros devem ser evitados por um cerimonialista? Neste artigo falaremos tudo sobre cerimonial e quais são as oito regras de etiqueta para cerimonialistas de sucesso.
O que é cerimonialista?
O cerimonial é um grupo de normas, incluindo procedimentos como ordem, respeito, disciplina, simplicidade e bom gosto. O cerimonialista é um profissional essencial para qualquer tipo de evento – casamentos, aniversários, entre outros. Este profissional traz maior conforto e tranquilidade a quem o contrata e consegue evitar muitos tipos de imprevisto. O cerimonialista auxilia em diversas etapas da organização de um evento, desde a decoração até a escolha de fornecedores, como buffet, iluminação e música (DJ, por exemplo).
O cerimonialista é responsável por conduzir o evento, com segurança, desde o início até o fim, elaborando a lista de participantes, orientar garçons e maîtres, composição das mesas e cadeiras e conduzir a cerimônia. É muito importante que o profissional tenha uma boa postura, discrição, dicção e que saiba improvisar.
A importância do cerimonialista em eventos
O cerimonial é indispensável em um evento, pois ele pode ajudar em diversas tarefas a ser cuidadas, garantindo o sucesso do evento. O cerimonial é capaz de auxiliar no estabelecimento de orçamento, evitando gastos desnecessários. É um profissional capaz de lidar também com urgências, assim como verificar a adequação do combinado com os fornecedores e resolver se caso algum deles falte.
A seguir, falaremos sobre as principais regras de etiqueta para cerimonialistas de sucesso.
8 regras de etiqueta para cerimonialistas: guia essencial
Abaixo, listamos as oito regras de etiqueta para cerimonialistas. Confira:
1. Organização
Uma das principais regras de etiqueta para cerimonialistas é ser um profissional organizado. É preciso marcar reuniões, atender fornecedores e prestadores de serviços, agendar encontro com o cliente, entre outras atividades. Sem organização não há futuro para quem deseja atuar nessa área.
2. Networking
Ter networking é uma das regras de etiqueta para cerimonialistas de sucesso. Esse profissional precisa ter uma agenda de contatos, contendo os mais variados fornecedores, pois são eles que fazem o evento ser um sucesso. Esses contatos ajudam o profissional em todo o processo de organização de um evento e são eles que oferecem o que há de melhor para tornar o desejo do cliente em realidade. Sem contar que ter vários contatos deixa o profissional mais tranquilo para prever situações.
3. Profissional ativo
Ser um profissional ativo é uma das essenciais regras de etiqueta para cerimonialistas. O cerimonialista precisa participar de palestras, eventos, entre outras atividades da área à procura de uma boa networking, informações e as maiores tendências para apresentar aos seus clientes. Na área cerimonial e assessoria de eventos, as coisas mudam constantemente e sempre há novidades que podem tornar um evento ainda mais inesquecível. E, para isso, o profissional precisa ser proativo e estar sempre se atualizando.
4. Simpatia
O cerimonialista não pode ser antipático com os seus clientes. Se o cliente está feliz e querendo comemorar alguma data importante, ele vai depositar no cerimonialista toda a confiança de que saia tudo de acordo com o que foi planejado.
Logo, ele busca um profissional que seja paciente, sensível e afetuoso, que saiba escutar tudo que ele tem a dizer e que seja capaz de indicar o que há de melhor, transmitindo conhecimento sobre o que está fazendo. O cliente busca um cerimonialista que saiba auxiliar em momentos difíceis e que saiba responder às suas dúvidas.
5. Capaz de realizar os desejos dos clientes
Ser capaz de realizar a vontade dos clientes é uma das regras de etiqueta para cerimonialistas. O cerimonialista tem que ser um profissional que não cometa o erro de impor a sua vontade e convencer o cliente de que ele acha bonito ou que deva ser feito. Este profissional é contratado para realizar os sonhos e desejos do cliente e cabe a ele sugerir ideias e fazer com que elas se tornem realidade.
Vale lembrar que não é errado que o profissional mostre ao cliente opções modernas e tendências, porém, a última palavra é sempre do cliente.
6. Orientar o celebrante e os assistentes sobre o início da cerimônia
Uma das regras de etiqueta para cerimonialistas é saber orientar o celebrante e os assistentes sobre o início da cerimônia. Essa dica é especialmente para eventos do tipo formatura ou casamento. Os celebrantes são importantes para o momento da cerimônia, logo é preciso verificar se eles estão preparados para a entrada de cortejo. Após confirmar que todos os profissionais essenciais para o início da cerimonia estão preparados, deve-se dar início à primeira musica e iniciar as entradas.
7. Saber improvisar
Uma das regras de etiqueta para cerimonialistas é saber improvisar! O profissional deve estar sempre preparado caso ocorra algum problema ou imprevisto, que saiba resolver antes de ser percebido por outros. Por exemplo, problemas como a falta de algum item na hora do evento.
8. Visitar o local antes de reservá-lo
O profissional é responsável pela visita do ambiente escolhido para ocorrer o evento antes de reservá-lo. É preciso verificar se o local comporta a quantidade de convidados do evento, se conta com área aberta e fechada caso chova e os convidados possam se abrigar e continuar aproveitando o evento, se há saídas de emergência, se tem uma boa estrutura, entre outros pontos.
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